Cores no terminal [Fedora]

mpLopes

Power Member
Boas..

Curtia modificar um pouco o meu terminal, já tou a ficar farto de o ver como sempre esteve..

Alguem me da uma dica para colocar cores no terminal?do genero: as pastas de uma cor, os links simbolicos de outra, etc etc..

Obrigado..
 
a ideia nao é ter cores no ls..!acho que isso qualquer um sabe..
a opção do botao do lado direto, também me parece, ou gozo, ou passatempo.

Nesse caso, podem encerrar o topico..pelo que me tenho apercebido, este forum é muito muito bom, mas não em questões de linux..

Obrigado de qualquer forma..
 
pah percebi mal, pensava que querias mudar background e foreground.. por isso é que disse a opção de butão direito.
se não é isso que queres e se não é "ls -C" então o que é que queres?

EDIT: sorry em linux é -C e não -G como em freebsd
 
Última edição:
Quer a mesma coisa que existe no gentoo ... eu ja na tenho gentoo, senão ia ver as configs disso ... mas deve haver um comandozito ***** para meter no ficheiro de config do ambiente de trabalho.
 
Segundo sei há um ficheiro qq que podes alterar, que te permite mudar as cores por exemplo do prompt..em vez de teres o background branco e as letras tudo a preto, tens o prompt de outra cor, e podes dar as cores que quizeres aos varios tipos especificos de files que existem..

Espero ter-me feito entender melhor desta vez..

Agradeço qualquer ajuda..:)
 
tb uso fedora em portatil e n gosto mto das letras mais pequenas, parece q ficam baças e le-se mal, contudo parece q depende da posiçao no ecran, tipo linha sim, linha nao, n sei se me faço entender.

tenho as confs assim:

Section "Monitor"
Identifier "Monitor0"
VendorName "Monitor Vendor"
ModelName "LCD Panel 1280x1024"
HorizSync 31.5 - 67.0
VertRefresh 50.0 - 75.0
Option "dpms"
EndSection

tb noto mto brilho e deixa-se de notar certas cenas, mesmo baixando o brilho nas teclas do portatil continua-se sem notar. alguem tem alguma sugestao?

ja agora onde posso arranjar o kate text editor ?
edit: ja o tenho mas ta a dar erro: checking for kde-config... not found
configure: error: The important program kde-config was not found!
Please check whether you installed KDE correctly.
o q e suposto fazer com isto?
 
Última edição:
isso de se ler mal e ficar meio baço, penso que seja normal..pelo menos nas "n" distribuições de linux k ja tive no PC, tem-me acontecido sp o mesmo..e muita gente que conheço tb costuma ter o mesmo problema..

Talvez seja mesmo do linux, o tipo de letra ou qualquer cena, os alguns monitores..nao sei..
 
Tens as dependências todas (bem) instaladas? Precisas do core do kde (no gentoo o pacote chama-se kdebase) para correr o kate.

Quanto às cores, podes alterar isso no ficheiro ~/.bashrc ou ~/.Xdefaults . Lê o manual do terminal que usas (man <rxvt / eterm / aterm / xterm / whatever>). :)
 
PrOdG disse:
Tens as dependências todas (bem) instaladas? Precisas do core do kde (no gentoo o pacote chama-se kdebase) para correr o kate.

Quanto às cores, podes alterar isso no ficheiro ~/.bashrc ou ~/.Xdefaults . Lê o manual do terminal que usas (man <rxvt / eterm / aterm / xterm / whatever>). :)

uso o fedora core, sabes o nome do pacote pa fedora?
 
Back
Topo