1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Corpo para Canon EF 24-70/2.8 L USM + Canon EF 70-200/2.8 L USM

Discussão em 'Fotografia e Vídeo' iniciada por fergar, 9 de Novembro de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 2131)

1. Olá a todos!
    Sou um ex utilizador de SLRs totalmente manuais (há muitos, muitos anos) que quer passar para digitais.
    Gosto de fotografar paisagens, acontecimentos sociais e, por vezes, temas que requerem uma pequena tele.
    Depois de ler muito, julgo que estas duas lentes serão boas apostas, embora não propriamente baratas...mas não há milagres. Ou haverá?
    Agora, como o orçamento não é infinito, gostava de conselhos para a melhor dSLR preço/qualidade que aproveite estas lentes.
    Desde já o meu muito obrigado por toda a colaboração.

PS: Conselhos de outras lentes também são benvindos.
    Ab

2. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

A 24-70, pelo seu ângulo de visão, casa melhor com um corpo full-frame como a 5D ou superior. Mas há quem goste dela mesmo num corpo com crop. A 70-200 para o que é funciona muito bem quer em full-frame quer em crop (onde se comporta como uma 112-320, o que normalmente é uma vantagem).

Em qualquer caso, acho que qualquer uma dessas lentes merece um corpo não inferior à 40D (que neste momento até nem tem um preço do outro mundo).

3. SideWalker

SideWalker Colaborador
    Staff Member

A 24-70, pelo menos, pede uma "full-frame", até porque fotografar paisagens é um dos objectivos.
    E aí, o ideal seria a 5D mk2, embora a 5D original também deva ser uma opção a considerar, já que é uma máquina capaz de grande qualidade de imagem e está a cerca de metade do preço da mk2.

4. speedofthesea

speedofthesea Power Member

Acho que sem duvida ff pois como é para paisagens n vais aproveitar nd com um corpo crop
    se quiseres um corpo mais em conta exprimenta ver umas 1ds ou assim em 2ª mão.

Cumps

5. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

A minha 450D fica mesmo bem aí. Manda as lentes e eu não me importo de ficar com elas, mesmo que a minha máquina faça crop. :D

Mas concordo com os restantes colegas, uma Full-Frame ficaria fantástico, e já que queres fotografar paisagens, é aconselhável que aproveites pelo menos os 24mm.

6. FF...pois é! Mas, de momento estão a um preço que, para mim, amador, juntamento com o preço das lentes, já fica um bocado demais. Estava mais a pensar em investir em boas lentes (que, penso eu, já ficariampara futuro) + um corpo apenas suficiente para elas, até as ff baixarem de preço. Será que estou a pensar bem?
    Ab

7. Quanto aos 24mm e às paisagens, eu não aprecio por aí além paisagens com focais muito baixas, pelo que 24x1,6=38,4 não está fora das minhas preferências.

8. Joao Tiago

Joao Tiago I quit My Job for Folding

Sendo assim, que dizes de uma 40D? Penso que para isso, é o mínimo. Ou diz até quanto estás disposto a dar e vê-se qual o melhor corpo dentro desse preço. :)

9. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Na gama da Canon, para essas lentes, abaixo da 5D só há a 50D e 40D. Entre uma e outra é uma questão de preferências ou necessidades, mas não compraria a 50D pela mesma razão que não comprei a Nikon D300: As vantagens não justificam o investimento. E se justificassem, a minha preferência continuava a ir para a D300.

Em relação às lentes, se é a pensar numa futura FF, não vale a pena baixar disso. No entanto pondera bem se precisas de 2.8 na 70-200, porque a versão 70-200 F4L IS USM é a mais nítida das quatro.

10. Obrigado pela chamada de atenção, Rui.
    Resumindo: era trocar o 2,8 pelo IS e usar velocidades mais baixas, ou ISOs mais altos, ou ambos, se a luz fosse a mesma, não? Não sei o que pensar. Não será previsível usar muito a 70-200 indoor. Ajudem-me a pensar, sff.
    Ab

11. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Sim, no fundo perdes 1 stop, que terás que compensar com velocidades mais baixas ou ISOs mais altos. Mas daí eu ter dito para ponderares se precisas dos 2.8 ou não.

Atendendo ao tipo de lente que é (isto é a minha opinião pessoal) os 2.8 só compensam se precisares de velocidades bastante altas na rua (para desportos motorizados, por exemplo).
    Em interiores acho que o IS acaba por ser sempre mais vantajoso. Isto porque supostamente o IS é melhor para fotografar coisas paradas e a abertura coisas que se movam, no entanto, quando teoricamente precisas de pelo menos 1/320s para tirares uma foto sem tremer (a 200mm), o 2.8 só te dá uma vantagem de 1 stop, enquanto o IS dá mais 1 ou 2. E a velocidade, em ambos os casos, se for suficiente para estabilizar uma lente dessas, também deverá ser suficiente para fotografar pessoas.

Em último caso, o que recomendo para interiores é um Metz 58 AF (ou Metz 48 e Canon 430EX que são mais baratos). Basta teres um tecto que já fazem um milagre muito maior que qualquer lente (num raio de X metros, claro). E ao contrário do que muitos pensam, não tem NADA a ver com os flashes das máquinas, não há chapões de luz nem nada disso. É luz boa e em quantidade suficiente para se andar a fotografar a 1/250 (ou mais) dentro de casa.

Última edição: 10 de Novembro de 2008
  12. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Tirando uma full-frame de equação, alterando as opções de lentes e pensando só na aplicação, a minha recomendação iria para algo do género:

- Corpo: Canon 40D - possivelmente o corpo DSLR com melhor relação preço/performance do mercado em qualquer marca

- Uma UGA: Canon 10-22 - paisagens sem uma ultra grande angular não me parece. Há outras opções, cada qual com o seu compromisso.

- Um zoom médio: em princípio uma Tamron 17-50/2.8. Se o orçamento permitir, a Canon 17-55/2.8 tem mais funcionalidade (USM + IS) embora em qualidade de imagem seja muito próxima da Tamron.

- Um zoom tele: Canon 70-200 f/4 L IS - se nada obriga a usar f/2.8 (interiores), então nada obriga a gastar mais dinheiro e carregar mais peso

- Um flash: para aquelas situações dentro de paredes. Não conheço muito bem as opções, por isso assino por baixo das propostas pelo Rui Marto

Note-se que as UGA e o Zoom médio são lentes específicas para formato APS-C (a 10-22 e a 17-55 nem sequerm encaixa num corpo full-frame). Pelo que provavelmente terão de ser vendidas no ebay quando chegar a altura de fazer o upgrade para full-frame.

13. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Já agora, só um acrescento a essa lista de recomendações:

UGA - Tokina AF 11-16mm 2.8 AT-x Pro DX

Foi considerada por algumas reviews como a melhor UGA para corpos APS-C da Canon e sempre são menos 150€ que a Canon 10-22.

14. Obrigado pelos conselhos.
    Quando falo em paisagens não quero dizer com grande campo de visão. Expliquei-me mal. Gosto de fotografar apenas partes das paisagens, pelo que não estou a pensar em UGAs.
    Quanto às lentes, preferia que fossem já para poderem serem usadas numa futura ff.
    Já agora, uma vez que gosto de andar na rua a caçar imagens que nem sempre dão para mudar de lente, que me dizem da EF 24-105mm/4 L IS USM em vez da 24-70mm/2.8 L USM como all-around, ficando a outra no saco?
    Ab

15. Rui Marto

Rui Marto Power Member

É uma boa opção. Troca um pouco de abertura por um pouco de alcance. Diria que ficas a perder na grande angular, visto que numa 40D isso fica uma 39-168mm, mas se fores como eu, em que a grande angular só está lá para enfeitar, então como lente all-round é muito boa aposta (e também não era com a 24-70 que irias ter mais grande angular, por isso...). Só é pena não ser 2.8 como a outra.

16. strobe

strobe Moderador
    Staff Member

Nesse caso, sempre poupas ai mais de 500 euros.

A questão é se estas disposto a sacrificar o wide angle. Como vens de filme, deves saber bem quais as distancias focais que gostas de usar. Depois é só aplicar o factor de crop 1.6x. 24mm em APS-C equivale a 38mm em full-frame. Será que isso chega?

Mais uma vez, não esquecer que, com o factor de crop, a 24-70 funciona como uma 38-112. À parte disso, não conheço nenhuma das lentes.

17. Uma vez mais, obrigado.
    Perante as vossas opiniões, e depois de tudo o mais que tenho lido, estou a começar a decidir-me pela 40D + EF 24-105/4 L IS USM, e depois, assim que não me chatearem muito em casa, atiro-me à EF 70-200/4 L IS USM.
    Se não fôr abuso da minha parte, agradecia sugestões de lojas físicas para o negócio, de modo a poder encolher a despesa no possível.
    PS: Tenho receio de comprar on line, talvez por não ter experiência.

18. Rui Marto

Rui Marto Power Member

Bom, compreendo o teu receio, muita gente o tem e ainda ontem deram notícias sobre o aumento de burlas on-line. No entanto não posso deixar de referir que tens lojas on-line conhecidas em todo o mundo e com um feedback excelente. Posso-te dizer por experiência própria que a Digital Wonder World é uma referência nesse aspecto, sendo talvez das on-line mais conhecidas por cá (mesmo o dono disse-me que Portugal e França são os países para onde vende mais).

Dou-te o meu exemplo, que encomendei a minha máquina numa altura muito complicada (final do Canon Cashback e greve dos camionistas), e ainda se atrasou uns dias porque uma das coisas que estava encomendada esgotou.
    Entrei em contacto com eles, trocaram-me o material que estava esgotado por equivalente, recomendaram-me a TNT porque até a FedEx estava a ter problemas devido à greve (e ainda saiu 10€ mais barato), ofereceram-me um filtro polarizador de 70€ para compensar a demora e o facto dos cartões terem esgotado. E ainda enviaram no próprio dia, por isso saiu de lá às 17h de 5ª e 6ª de manhã já eu tinha cá tudo.

PS: Paguei quase 50€ de portes, mas também a diferença de preços deles é tão grande que valeu bem a pena. E para quem não se importar de esperar, eles têm a GLS cujo serviço não é tão bom nem tão rápido, mas faz a coisa por metade do preço.

Em relação a lojas físicas, se queres mesmo ir à loja, só sabendo de onde és. :) Mas posso-te dizer que de todas as vezes que verifiquei, a Fnac tinha as 40D super inflaccionadas (e as outras também, mas pronto). Se fores de Lisboa ou Porto tens a Colorfoto e em Lisboa tens uma loja física da *****.

19. -m3ta-

-m3ta- Power Member

Sublinho e subscrevo! www.digiwowo.com merece toda a confiança como se loja fisíca em PT se trata-se.
    Recebi 40D + 17-50 Tamron + algumas coisas em 5 dias apos transf bancaria. Tudo muito bem embalado.
    De resto, já deram opinioes suficientes para ajuda na compra da maquina. Força e muitos clicks :P

Partilhar esta Página