Correr aplicações .NET em Linux

Mr.Ice

Power Member
Boas...

Recorra à ajuda de especialistas, porque andei a procura na net e não encontrei, ou não procurei bem..:p

É o seguinte: eu desenvolvo aplicações em VB.NET 2005 e gostaria de tentar pelo menos, correr essas aplicações em Linux, estou a experimentar Ubuntu..

Já instalei a plataforma MONO, mas não consigo com fazer correr o ficheiro exe..

Pensei no WINE, mas penso que não dê visto, que bibliotecas do .NET Framework estão no MONO.

Alguém me consegue ajudar?
Muito obrigado desde já...
 
Tens de compilar as tuas aplicações .NET contra as bibliotecas do MONO, ou então usas o Wine + MONO (instalas a versão Windows do MONO através do Wine, e ficas com suporte .NET no ambiente do Wine).
 
Qual das duas é a mais adequada? um link de instruções ajudava, porque sou novo neste mundo linux

Se o teu objectivo é fazer versões dos teus programas que corram em Linux a 1ª é melhor. A segunda serve para fazeres correr código já compilado para Windows.

Quanto a links, a tua melhor opção é o site do Mono, principalmente esta parte.
 
Se o teu objectivo é fazer versões dos teus programas que corram em Linux a 1ª é melhor.

não é por nada mas para criar aplicações multiplataforma não seria melhor criá-las através de uma linguagem FLOSS e multiplataforma como o python ou ruby?

é que sinceramente esperar que a microsoft alguma vez deixe correr tudo o que se faz com o .not em GNU/Linux ou BSDé viver na wonderland!!!
é como html que não é html, veja-se os casos do passado, não compreendo porque não aprendem, arrrrrreeeeeeeeeeeeee

cumps,
 
Era, mas não foi isso que ele perguntou pois não?

de certa forma até foi...mas ok!!

a minha resposta foi só no sentido de alertar para o erro que é usar ferramentas "lock in" diga a m$ o que quiser, aquela treta não é nem nunca será software aberto.

grite o fan boy da m$ miguel de icaza o que quiser.... aliás os próprios developers de GNOME tentam ao máximo afastar-se do MONO e companhia!

cumps,
 
aquela treta não é nem nunca será software aberto.
aquela treta parece que vai passar a ser software aberto, assim como foi o JAVA até há pouco tempo.

Desenvolver software multiplataforma com base em frameworks é uma noia. Pior ainda é quando essas frameworks são proprietárias. É uma luta eterna para assegurar - e manter - o funcionamento em diferentes plataformas.
 
aquela treta parece que vai passar a ser software aberto, assim como foi o JAVA até há pouco tempo.

acreditas mesmo nisso?

a licença que eles propuseram ao OSI já foi negada ou está prestes a sê-lo, depois o sr ballmer tem destas tiradas "Microsoft's Ballmer Reportedly Threatens Red Hat - Updated 2Xs Monday, October 08 2007 @ 08:51 PM EDT"

como tal é um ERRO enormissimo estar a usar o que quer que seja da m$, não se metam nisso, a não ser que sejam obrigados, mas pelo menos tentem demonstrar que é um erro.

cumps,
 
Ora nao podia concordar mais com o rikhard.fsoss
Se se quer uma aplicação multiplataforma usa-se uma linguagem que seja multiplataforma por natureza, tais como python ou ruby ou outras... Eu aconselho estas porque alem de outras são as que mais prazer me dao e mais flexibilidade.
No entanto tambem existem toolkits que permitem a multiplataforma em linguagens que nao o sao, o caso do QT em C++ ou o wxWidgets, e o GTK/Glib para C :D

Quanto as licensas do java e do .not... Quanto ao java, ainda nao esta todo opensource, e mesmo que venha a estar continua a ser controlado pela SUN, o que impede desenvolvimentos da comunidade...
Quando ao .Not.... acho que nem vale a pena comentar...
 
Back
Topo