1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Correr base de dados em pc cliente

Discussão em 'Programação' iniciada por Xikinho90, 12 de Julho de 2009. (Respostas: 10; Visualizações: 976)

1. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Boas, basicamente o que eu pretendo é correr uma base de dados, mas não quero ter que instalar um servidor em todos os pcs que a vou correr.

Alguma ideia de como fazer isto? o objectivo da bd é ligar a uma aplicação em VB.

2. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Se usares um motor de BD que não precise de instalação, tens isso resolvido.

Tenta com SQLite :), ou então com o Access :005:...

3. CrazyBomber

CrazyBomber Power Member

Mas porque não instalar o SQL Server (por exemplo) num dos PC's, ficando esse a funcionar como servidor?

4. ceptrus

ceptrus Power Member

pk é um desperdicio de tempo e recursos..

se ele quer ter um programita a correr em meia duzia de pcs e com BD, o access chega..
    se quiser fazer coisas mais complicadas, entao um servidor era o indicado, ou entao tem uma
    unica BD acedida por endereço remoto (\\ip_do_pc\nome_da_pasta\ficheiro.mdb)

5. K0mA

K0mA Power Member

Até que ponto é que o access e o sqlite podem lidar com multiplos uitlizadores a aceder à bd ao mesmo tempo?

6. The_True_Eue

The_True_Eue Power Member

Qual é o problema? Se for concorrência, os mecanismos de controlo de concorrência são "universais" e funcionam em todos os motores: transacções (locks pessimistas) ou versionamento (locks optimistas). Mais info.

Se o problema for a carga, o melhor é usar o SQL Server.

7. cheires

cheires Power Member

e porque não instalar apenas um servidor num pc, e os restantes acedem directamente ao servidor?
    Sempre poupas tempo de instalação e configuração.

8. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Mas se isto é para ser utilizador em dois computadores porque que vou obrigar os utilizadores a terem que instalar o SQL Server que lhes consome recursos?

9. SFSS

SFSS Power Member

Boas,

vamos ver uma coisa, queres que os dados dessa aplicação sejam acedidos pelos vários computadores/utilizadores?

Se assim for faz mais sentido em termos de performance e centralização dos dados usando uma base de dados em SQLExpress, mesmo para fazer backups a esses dados. Podes ter um script que faz o backup da base de dados para uma determinada localização.

Só tens de instalar o motor da base de dados em um dos pc's e os outros acedem pela rede á mesma.

Na minha opinião esta é a forma mais simples de fazer a coisa, sem complicar.

Cumps

10. Xikinho90

Xikinho90 Power Member

Eu já me decidi pelo Sqlite, alguém recomenda um GUI? não gosto da linha de comandos...

11. K0mA

K0mA Power Member

Pois, mas eu não sabia que eram universais, assim sendo, tanto o sqlite como o access servem perfeitamente.

Partilhar esta Página