Correr base de dados em pc cliente

Xikinho90

Power Member
Boas, basicamente o que eu pretendo é correr uma base de dados, mas não quero ter que instalar um servidor em todos os pcs que a vou correr.

Alguma ideia de como fazer isto? o objectivo da bd é ligar a uma aplicação em VB.
 
pk é um desperdicio de tempo e recursos..


se ele quer ter um programita a correr em meia duzia de pcs e com BD, o access chega..
se quiser fazer coisas mais complicadas, entao um servidor era o indicado, ou entao tem uma
unica BD acedida por endereço remoto (\\ip_do_pc\nome_da_pasta\ficheiro.mdb)
 
Até que ponto é que o access e o sqlite podem lidar com multiplos uitlizadores a aceder à bd ao mesmo tempo?

Qual é o problema? Se for concorrência, os mecanismos de controlo de concorrência são "universais" e funcionam em todos os motores: transacções (locks pessimistas) ou versionamento (locks optimistas). Mais info.

Se o problema for a carga, o melhor é usar o SQL Server.
 
Boas, basicamente o que eu pretendo é correr uma base de dados, mas não quero ter que instalar um servidor em todos os pcs que a vou correr.

Alguma ideia de como fazer isto? o objectivo da bd é ligar a uma aplicação em VB.

e porque não instalar apenas um servidor num pc, e os restantes acedem directamente ao servidor?
Sempre poupas tempo de instalação e configuração.
 
Mas se isto é para ser utilizador em dois computadores porque que vou obrigar os utilizadores a terem que instalar o SQL Server que lhes consome recursos?
 
Boas,

vamos ver uma coisa, queres que os dados dessa aplicação sejam acedidos pelos vários computadores/utilizadores?

Se assim for faz mais sentido em termos de performance e centralização dos dados usando uma base de dados em SQLExpress, mesmo para fazer backups a esses dados. Podes ter um script que faz o backup da base de dados para uma determinada localização.

Só tens de instalar o motor da base de dados em um dos pc's e os outros acedem pela rede á mesma.

Na minha opinião esta é a forma mais simples de fazer a coisa, sem complicar.

Cumps
 
Qual é o problema? Se for concorrência, os mecanismos de controlo de concorrência são "universais" e funcionam em todos os motores: transacções (locks pessimistas) ou versionamento (locks optimistas). Mais info.

Se o problema for a carga, o melhor é usar o SQL Server.

Pois, mas eu não sabia que eram universais, assim sendo, tanto o sqlite como o access servem perfeitamente.
 
Back
Topo