1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

    Remover anúncio

Correr jogos no linux pelo wine, na ps3

Discussão em 'PlayStation' iniciada por Kasatka, 19 de Maio de 2008. (Respostas: 16; Visualizações: 2111)

  1. Kasatka

    Kasatka Power Member

    Acham que é boa ideia? para jogar exclusivos pc, ou assim, acham que vale a pena?

    desculpem se isto já tinha sido debatido..

    cumps
     
  2. theforbidden1

    theforbidden1 Banido

    Se forem jogos exclusivos do PC de há uns 3 ou 4 anos atrás...
     
  3. timber

    timber Zwame Advisor

    Provavelmente muito mais atrás.

    A PS3 em Linux não tem acesso à placa gráfica. E a PS3 já é um sistema relativamente banal em relação a um PC de jogos médio (recente). Além disso tem equilíbrios fracos para o que um PC costumo precisar (tem pouquíssima RAM por exemplo, tem fraca performance single ou dual thread, etc...)

    Para correr clássicos deve funcionar bem.
     
  4. Cesarcsrf

    Cesarcsrf Power Member


    relativamente banal pois sim..... nem vou comentar...

    o Linux so têm acesso a 2 processadores e não têm ali como o timber assim mencionou acesso a chip gráficos.. se bem que através so Stream Me Game podes jogar qualquer jogo fazendo stream do teu pc ou de outro pc no mundo .


    http://www.streammygame.com/smg/index.php
     
  5. Psyke89

    Psyke89 Power Member

    PPC =/= X86

    O Wine não tem versão PPC. E sim é banal, 256MB de RAM.....
     
  6. Master_Link

    Master_Link Power Member

    É mesmo melhor não :rolleyes:
     
  7. thendless

    thendless Power Member

    Actualmente consegues instalar o Windows98 usando o qemu e correr alguns jogos a partir dele: Starcraft, Diablo e afins. Deixo-te um guia para YDL se estiveres curioso.

    Se vale a pena? Na minha opinião, se vais instalar o linux apenas com a pretensão de correr jogos eu diria que não, embora, no que respeita aos jogos 2D as coisas estejam mais avançadas, sendo possível correr emuladores de genesis, snes e uma versão do MAME.

    Sobre a banalidade ou não da PS3 enquanto computador, as limitações que a Sony impôs são bastante restritivas e não permitem altos vôos. No entanto, isso não me tem impedido de a usar como home desktop nestes últimos dois meses, sobtetudo para navegar na net (embora a falta de suporte flash seja algo que faz muita falta), chatting, p2p e a ocasional edição de texto.

    Para trabalhos que puxem mais pelo computador cá está o portátil. ;)
     
    Última edição: 21 de Maio de 2008
  8. Cesarcsrf

    Cesarcsrf Power Member

    :D xD põe me o GT5 a correr com a mesma fluencia num pc que corra jogos recentes.. põe me jogos com 50 GB num pc...

    e para mais a pirataria vai acabar com o Pc gaming Cryteck coff coff
     
  9. thendless

    thendless Power Member

    Não vamos entrar na discussão "PC versus Consola" outra vez, por favor.
     
  10. vortal

    vortal Power Member

    Tanto quanto sei, o Linux tem acesso a 6 SPEs:

    http://www.scimag.com/ShowPR.aspx?P...PR&PRODCODE=00000000&PRODLETT=B&CommonCount=0

    (já agora, é um excelente artigo introdutório sobre as capacidades de processamento científico do Cell).

    Em relação à ausência de acesso à placa gráfica, isso não será grande impedimento, porque já se estão a desenvolver bibliotecas gráficas que correm exclusivamente no Cell. Aliás, não vejo qualquer razão para não se pegar no código-fonte das que já existem (SDL, por exemplo) e recompilar para o Cell.
     
    Última edição: 21 de Maio de 2008
  11. Master_Link

    Master_Link Power Member

    GT5 não dá porque não saiu para Pc. Os 50 gigas são absurdos porque não há nenhum jogo no PC que precise desse espaço. Quem faz jogos para PC, normalmente, sabe comprimir.
     
  12. Cesarcsrf

    Cesarcsrf Power Member

    pois exacto ai está a palavra chave comprimir se tomares por exemplo agora o MGS4 os ficheiros audio não estão comprimidos estão puros o que leva a ter uma qualidade de som nunca antes vista assim o BD ganha vantagem ao "idoso" DVD dando oportunidade aos produtores de criar mundos agora com o MGS4 e com os jogos no final deste ano vamos começar a ver muito mais disso
     
  13. JFoX

    JFoX Power Member

    Pronto Fizeste um optimo negocio
    Agora cala-te.
     
  14. J-Man

    J-Man What is folding?

    Sublinho

    -------------------------------------------------------------------------------------------

    Não compensa instalar jogos no linux da ps3, não consegues jogar grande coisa
     
  15. The Joker

    The Joker Power Member

    Talvez jogues Sims a 2 Fps com tudo no mínimo, é uma questão de tentar.;)

    É de recordar que a Ps3 não muita Ram e a gráfica não é nenhuma 4870X2 para se pensar que se corre tudo la, acho que nem da gama 8xxx na Nvidia é por isso fica te pelos jogos Ps3, se for jogos PC só MUITO antigos e MUITO leves...
     
  16. blueomega

    blueomega Power Member

    [​IMG]

    uns respondem e outros não sabem o que é compressão lossless
     
  17. xiixaz

    xiixaz Power Member

    Pelo que tenho lido, a PS3 tem uma gráfica parecida (com barramento capado) com a GeForce 7800 GTX com 256 MB de memória e um processador que usa 6 núcleos (+1 para o SO e outro que deverá estar desabilitado ou defeituoso pelo que não contam com ele) para processar o que quer que lhe peçam/programem nos jogos e uma quantidade de memória RAM de 256MB 400MHz Rambus.

    Uma Geforce 7900 GTX (pouco superior à da PS3) tem uma performance um pouco inferior à recém lançada Radeon HD 4670 (HD 3850, 9600GSO, por aí... dependendo do jogo).

    Numa computação paralela bem aproveitada, um Cell levará a melhor sobre qualquer dual ou quad-core do mercado mas isso apenas se for tudo bem aproveitado. E uma das mais ouvidas queixas em relação à PS3 é a da dificuldade de programação, não só para aproveitar os núcleos do Cell mas devido a toda a complexidade da PS3 e também das suas limitações.

    O Linux é um sistema dependente da cooperação dos seus membros e utilizadores. Já o Wine é um programa pago mas que nada mais faz do que emular os jogos das suas plataformas originais para que possam correr em Linux. Tudo isto numa arquitectura normal de computadores, onde muito basicamente, os jogos são computados pela gráfica e o processador só dá uma ajuda pequena e em quase nenhum jogo se programa para mais de 2 núcleos. Já para não falar que se tem em conta que normalmente existem mais de 2 GB de RAM à disposição.

    Ora, tendo em conta que até quem ganha directamente dinheiro com o desenvolvimento de jogos para a PS3 se queixa da complexidade da tarefa, tendo em conta que em Linux quase nada funciona a 100% principalmete quando o assunto é emular software programado para computadores normais mas diferentes SO, tendo em conta a pouca capacidade da PS3 de funcionar como PC normal, parece-me óbvio que não vais ter sorte naquilo que pretendes: correr jogos no linux pelo wine na PS3.

    Repara que é uma máquina optimizada para jogos e com uma arquitectura especial que vai estar a correr um sistema feito pela comunidade optimizado para computadores de arquitectura normal e propósito geral, que vai estar a gerir um hardware específico para jogos PS3 e não para computação geral, hardware esse ao qual os programadores do Linux e o próprio (como é óbvio) não têm acesso pleno, que vai estar a correr um programa de terceiros que emula jogos programados para o DirectX dos sistemas windows, que depois o vai por a correr num sistema que usa o OpenGL, tudo isto numa máquina de arquitectura diferente e propósito específico. E a palavra chave aqui é emula. Porque se o jogo está feito para aproveitar dois núcleos não vão ser os senhores do Wine que o vão re-programar para aproveitar os 6 do Cell (até porque nem podem fazê-lo, estamos a falar de software proprietário).

    Tu até podes tentar mas não vais ficar satisfeito! Talvez para jogos de 2004 para trás e a palavra chave aqui é talvez, mas um talvez bem grande! De qualquer maneira não há nada como experimentares e depois deixares aqui nesta discussão um link para um vídeo de tal proeza. Seria um bom tira-teimas...
     

Partilhar esta Página