1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Correr Máquinas virtuais de *NIX. Fácil e gratuitamente

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Metro, 6 de Fevereiro de 2006. (Respostas: 31; Visualizações: 4786)

1. Metro

Metro Benevolent Dictator For Life
    Staff Member

Com a disponibilidade do VMware Player gratuitamente à uns tempos atrás não há nada no caminho para que não corram vários Sistemas Operativos no Windows XP ou em Linux.

O VMPlayer tem uma limitação que é de não conseguirem criar máquinas virtuais mas isso não é problema porque no site do VMware têm várias Maquinas Virtuais prontas a funcionar.
    O problema é apenas que o download é internacional pelo que quem não tem Happy Hours não vai poder fazer o download. Para os restantes é muito facil.

Mais uma vez lembro que o VMware usa recursos, nomeadamente RAM. Devem ter 1GB de RAM para poderem brincar á vontade. 512MB é o minimo aceitável.
    Pensem nas maquinas vistuais como uma pasta no vosso disco. Apagando a pasta desaparece o SO. Não estragam a vossa intslação nativa quer seja o Windows XP ou Linux.

O que precisam:

VMware Player: http://www.vmware.com/products/player/
    Têm que se registar no site mas de resto é totalmente gratuito.
    Download: http://www.vmware.com/download/player/

Máquinas virtuais tb gratuitas que podem usar livremente:

http://www.vmware.com/vmtn/vm/
    http://www.vmware.com/vmtn/vm/community.html

Este último link não para de crescer o que é um excelente sinal.

Agora não há desculpas para não experimentarem vários sabores de Unix e quem sabe um dia destes deixarem de usar o Windows. Esta é uma forma muito simples de começar e de poderem começar sempre de novo se fizerem asneira sem perder tempo com reinstals e afins.

Hoje foi disoponibilizado o VMware Server:
    http://www.vmware.com/products/server/
    Nunca usei mas permite muitas coisas. Comecem primeiro pelo VMware Player e depois deixem feedback.

Se alguem quiser actualizar este post avise que podemos reformular isto e fica alguém encarregue de dar continuidade à thread :)

Eu não uso o VMware Player por isso se alguem quiser fazer um tutorial de utilização, de como se correm Máquinas Virtuais e afins força.

Edit:
    Dependendo do feedback coloca-se esta thread em sticky. Decidam:)

2. hellaxe

hellaxe Power Member

Isto é porreiro.
    No forum do Ubuntu há lá um how-to para por isto a funcionar mas assim é porreiro já que a papinha está já meia feita.
    Eu também posso partilhar a minha VM do Slack 10.
    Esta posso pôr no P2P. Se quiserem.

3. falco

falco Power Member

Em GNU/Linux há soluções melhores e que são Software Livre, como por exemplo o Xen e o User Mode Linux.

4. Metro

Staff Member

A vantagem que vejo é que a papa está toda feita com o VMware player. A partir do XP que é o que quase toda a gente do forum usa.

5. blastarr

blastarr Power Member

Sim, mas o VMware Player tb está disponível para Linux, quem usa esse SO como host também poupa algum tempo :).

6. shello

shello Moderador
    Staff Member

Realmente o VMWare é um must!
    Assim foldo e mexo o que posso no linux :P

Mas é mesmo um grande passo para quem quer tentar user linux pegar no VMPlayer e sacar uma VM do site. Tem tudo e é só brincar :)

Cumps!

7. Metro

Staff Member

Claro. Era só para responder ao falco. Parece-me ser a solução mais simples o VMwarePlayer.

8. blastarr

blastarr Power Member

Eu já testei a Browser Appliance que está no site deles, e espantou-me pela rapidez no VMware Player (isto depois de a transformar numa versão mais composta a nível de apps :D), acho que nem no VMware 5 Workstation as VM's de Ubuntu me correm tão rápido.

Nunca experimentei o VMware GSX, pois não tenho a licença, mas como fica um degrau acima em termos de funcionalidade em relação ao VM que eu tenho, estou ansioso que saia essa versão gratuita, para brincar mais um bocado :D

Quer em Linux, quer em Windows, este software está bastante acima do nível do MS Virtual PC.

9. El_UnO

El_UnO 1st Folding then Sex

Excelente thread Metro ;)

De facto o VMWare da bastante jeito para akeles que tem mais receio de estragar alguma coisa, e com as maquinas virtuais no site nao e preciso instalar nada...

Cheguei a usar bastante o VMWare para experimentar distros mas ja nao pego no programa ha uns tempos (agora estou confortavelmente instalado no Gentoo :p )

10. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O site do vmware server beta está broken.

Link directo -> http://download3.vmware.com/software/vmserver/VMware-server-installer-e.x.p-20925.exe

Depois é só arranjar uma key (que é free).

http://www.vmware.com/products/server_comp.html

Olhando para os specs, parece-me um excelente produto. Suporte para 16 cpu, 64 GB, web based administration, etc.
    Isto vem depois do sucesso do vmplayer e da "pressão" do Xen.
    Vamos lá ver quando é que a Microsoft oferece um dos seus produtos. Acredito que deve estar para perto.

11. LionGreen

LionGreen 1st Folding then Sex

Eu ainda estou a usar o VMware Workstation e realmente é uma delicia :) corre na boinha e sem espinhas....ando a ver se instalo defenitivamente linux na minha máquina :p

12. Metro

Staff Member

Pegando no post do grande Nemesis11 o server penso que para nós não faz muito sentido. A menos que tenhamos grandees máquinas entenda-se com muita RAM podemos andar a correr muitas VMs e mesmo a aplicabilidade disso para nós comuns mortais não é grande. Digo eu com os nervos:D
    Mas penso que faz todo o sentido pensando nos principiantes usar o VMware Player.
    Fui rever o que está no Browser Appliance que o blastarr referiu e parece interessante. Qd tiver tempo já saco só para ver.

Se acham que a thread faz sentido coloca-se em sticky. Eu não vou ter tempo para actualizar por isso quem quiser e puder muda-se o 1º post para essa pessoa.

13. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Ainda não experimentei o este "server", mas talvez seja bom para pequenas empresas quando deixar de ser beta.
    Talvez para uns labs em empresas grandes. Penso que este é o principal objectivo deste server. Deixar cair o Gsx, para as atrair com este produto para o Esx.
    Talvez para powerusers que tenham um comp só para VMs.

O que eu gostava de ver:
    - Uma versão free do Virtual Server da MS e/ou oferecer o Virtual PC.
    - Uma distro de linux com o minimo possivel, com Xen + Enomalism (quando estiver em beta/final), "out of the box". Basicamente a mesma filosofia do Esx.

Sorry pelo meio OT.

14. blastarr

blastarr Power Member

Quando a experimentei fiquei surpreendido.
    Aquilo é básicamente uma conta de acesso limitado costumizada pela VMware, extremamente fácil de usar até por newbies completos, e bastante rápida (até nem tem command shell por default :wow: ), virada para navegar em segurança e com rapidez pela Web.

A password de admin é "vmware" (sem as aspas), a partir daí é possível transformar aquilo em poucos minutos num Ubuntu completíssimo.

Bom, o que constava aqui há uns tempos era que a MS ía incluir um Hypervisor ou mesmo uma versão completa e totalmente integrada do Virtual Server no futuro Windows "Longhorn" Server, mas não sei o que tem acontecido desde então.
    Agora oferecer no desktop, em versões consumer... humm, não me cheira, a MS nunca foi de freebies sem um motivo por detrá$.

Última edição: 7 de Fevereiro de 2006
  15. sapropel

sapropel Power Member

thx pela thread Metro
    ja andava para experimentar o Syllable há algum tempo, só mm por curiosidade, e assim com a papinha toda feita já nem tenho desculpa :)

btw, corre bastante bem em ubuntu, o OS em si não é nada de especial, mas tb não é nada mau (e bem levezinho).

16. hellaxe

hellaxe Power Member

Eu proponho que possamos fazer uma data base de VM.
    Já me disponibilizei a fornecer o Slack10. Já sei que é antigo mas aparte do CM10beta é o único que ainda tenho.
    Assim podíamos partilhar mais distros.

Só mais uma coisa: uma VM criada em Vmware Linux funciona no mesmo programa em XP? Eu creio que sim mas não tenho a certeza. Podem clarificar-me.

17. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Depois de mudar alguns settings na VM (localização da drive de diskettes, etc etc), em principio sim.

18. falco

falco Power Member

Falsa vantagem quando até há live-cds preparados para Xen...

19. HecKel

HecKel The WORM

Para quem não conhece...., vejam isto: qemu

abraços, HecKel

20. kingdom

kingdom 1st Folding then Sex

Excelente!

De salientar isto:

Um emulador de hardware...interessante. A primeira questão que me surgiu foi: e em relação ao hardware de um MAC?:)

Partilhar esta Página