Correr OS através de USB

Ricasete

Power Member
Boas.

Como o título indica estou à procura do melhor OS para correr a partir de uma pen.

Tenho aqui um portátil modesto (Celeron N450 com 4gb) cujo emmc ardeu. Logo está um pisa papeis... Não é possível colocar um ssd porque não tem o conector sata.

Comprei uma pen usb 3.2 e está ligada na porta usb 3.0 do portátil e instalei o Linux Lite.

Está tudo funcional (touch, wi-fi, bluetooth, etc) mas está lento como tudo.

Lento ao ponto de nem o browser funcionar em condições. Leva vários minutos para abrir o youtube, por exemplo.

Ou seja, assim não serve. Pelas pesquisas que fiz, pelo menos deveria ser minimamente funcional. Mas não é. Longe disso.

Há alguma alternativa ou é melhor esquecer isto?
 
Depois deixa o feedback, poderá ser útil para futuras situações idênticas. Também recomendo o Puppy, talvez seja a melhor opção para o que pretendes.

A usar em live usb está super rápido. Da água para o vinho quando comparado com o linux lite.

Tudo a funcionar bem excepto as teclas fn. Como o pc não vai ser utilizado por mim vou agora instalar o OS na pen para correr de forma "normal".

Depois deixo feedback.
 
Que pen.compraste? Mesmo sendo USB 3.2 há outras specs críticas para teres bons iops. Podes usar um disco externo tb

Foi esta: https://personal.kioxia.com/pt-pt/usb-flash-drive/transmemory-u365.html

Update: não consigo fazer do usb um SO "permanente". Fica sempre em "live". No linux lite o processo correu como uma brisa, mas com o puppy linux não consigo.

Talvez não seja noob e sim nabo mesmo, mas andei à volta disto todo o fim de semana e com distros diferentes (fossapup, xenial e slacko) e não consegui.

Uma vez que com o fossapup consigo guardar a sessão, vai mesmo ficar assim. Pelo menos não é necessário estar sempre a configurar zona, teclado, rede, etc) sempre que ligamos o pc.

Como vai servir apenas para mail e alguma navegação web chega e sobra porque é mesmo rápido. As teclas FN não consegui solução mas também vai ficar assim. Desisto. Cheguei à conclusão que é muita areia para o meu camião.

Pelo menos saio com a satisfação que o pc não vai servir apenas para pisa-papeis. Ainda fica com alguma utilidade.

Obrigado a todos.
 
Talvez não esteja a reconhecer o USB como drive, vê na BIOS se podes modificar algo.

Por acaso não sei se é o caso do Puppy, mas algumas dessas distro não permitem instalar em disco, mas penso que podes modificar diretamente os ficheiros de definições para teres o teclado, etc pré configurado ao iniciar.

Tenta o google...
 
Mas o objectivo é ter uma
live session sempre ou instalar o OS numa pen? No macOS sei que é possível instalar o SO num SD card, não se pode é esperar milagres na velocidade.

Não é possível fazer isso nesse portátil?
 
Mas o objectivo é ter uma
live session sempre ou instalar o OS numa pen? No macOS sei que é possível instalar o SO num SD card, não se pode é esperar milagres na velocidade.

Não é possível fazer isso nesse portátil?

É possível. Com o Linux lite deu. O problema por isso não está na bios nem com o portátil em si.

Com o Puppy não consegui. Vai ficar assim e não fica mal. O facto de permitir guardar a sessão faz toda a diferença.
 
Mas isso suporta drives a USB 3.0?
Na minha opinião, Linux Lite só no nome xD
Vê as sugeridas, umas mais "simplistas" que outras:
Antix linux
Puppy linux
Lubuntu
SLAX
LXLE Linux
Tiny Core Linux (mais simples nao há xD)
 
Back
Topo