Corrigir sectores num disco rigido!

unknown2

Power Member
Boas tardes! ando a procura de um software (de preferencia freeware mas se so conhecerem a pagar, be free to speak) que tenha como funcao corrigir ou reparar sectores danificados num disco. Se que existe algum software que o que faz é detectar estes sectores, agrupa-los e torna-los inacessiveis para que nao possamos escrever nada neles, e assim sendo nao tendo problemas com os mesmos. Se alguem sabe de algum software bacano que ja o tenha usado com sucesso, e que faca esta funcao em condicoes (e digo bem pk ja tive um que demorava mais de 48h seguidas pa corrigir os sectores, e no final os problemas persistiam), que digam ***** coisa. Desde ja, obrigado a todos!
 
podes nao conseguir fazer isso.

o maximo que podes tentar é fazer um "low-format", e de seguida se mantiver algum bad-sector, talvez fazer 2 partiçoes deixando a parte danificada entre essas partiçoes.
 
Não

srGSD.gif
 
Ora boas noites! Tive 3 dias a correr o SpinRite 6.0 e o ultimo dia teve parado nos 90.76% da verificacao. Encontrou-me efectivamente os badsectores, mas nao corrigiu ninhum deles :(
Comecei a testar o HDD Regenerator a uma hora atras e depois posto a evolucao disso. Se nao tiver sucesso vou testar o MHDD (como me indicou o nuno brito). Desde ja obrigado a todos os que teem ajudado.
Peço dsc pela demora a postar, pois tenho tido imensos problemas no computador =\ O proximo relatorio irá aparecer dentro de no maximo 2 dias :)
Cumps pa tds []
 
Tive a correr o HDD Regenerator, mas infelizmente mesmo apos aplicar o serial e a versao ficar registada, continua a funcionar como trial e por isso so repara um bad sector e depois para. Vou tentar agora o MHDD e depois posto o resultado. Se por acaso alguem tiver um link ou uma versao do HDD Regenerator em condicoes, que me mande mensagem ou que poste aqui o que puder. Cumps
 
Boas

Tive problemas no disco há pouco tempo e scanei com o hdd regenerator e ele ficou bom. Depois de scanar, executei um programa de controlo de temperaturas Speedfan que tem uma parte sobre o disco e ao carregar no botão de análise online todos os parâmetros estavam melhores e a fitness do disco subiu para o máximo e antes era apenas de pouco mais de meio.

Depreendo então que o hdd regenerator melhorou aspectos mecânicos do disco uma vez que melhorou. Ainda vou experimentar o mhdd para ver como funciona. Também já utilizei em tempos o spinrite mas é um programa demasiado abusivo se não tivermos atenção.

Cumprimentos
 
Estou a ver! eu tambem fiquei com boa impressao do HDD Regenerator, mas foi pena ele so me ter reparado um sector! Agora que ja fiz scans com o MHDD, irei postar aqui os resultados para discutor com o Utilizador que me aconcelhou a utiliza-la mas mais tarde irei correr o HDD Regenerator so por descargo de consciencia para ver se ele me faz o scan completo e nao encontra ninhum bad sector!



Em relacao aos scans que efectuei, os resultados foram os seguintes:
1º Scan ->
2º Scan ->

(Sei que o tamanho da imagem esta relativamente grande mas so postei desta maneira, para os numeros serem bastante perceptiveis quando aberta a imagem).

Podemos verificar que do primeiro para o segundo scan, que os blocos encontrados:
com <10ms quase duplicou,
com <50 multiplicou-se por 12,
com <150 podems dizer que se manteve
Com <500 aumentou em 18 blocos
Com >500 aumentou em 23 blocos.
Face a isto posso concluir que o disco foi lido com mais facilidade, e portanto esta a haver uma melhoria dos sectores do disco. Quanto a isto penso que estou correcto na avaliacao que faco mas como nunca usei este programa, corrigam-me se estiver errado.
Depois aparecem outros 2 parametros, que esses, ja nao sei efectuar a leitura correctamente pois nao ha ninhuma legenda no programa para explica-los. Sao eles o UNC e o IDNF. Pela logica pensei que fossem os sectores UNC - uncorrected, e IDNF - identificados. Acontece que do primeiro para o segundo scan o numero de UNC encontrados sao menores (houve uma reducao pela metade), mas o numero de IDNF aumentou (de cerca de 2500 para 3000). Isto leva-me a crer que a legenda que estou a atribuir ao IDNF que seria na minha opiniao Identificados, nao deve estar correcta, pois nao tem logica o programa "Identificar" mais sectores com problemas do que na primeira pesquisa.

Face a todas estas minhas conclusoes, entendo que algo nao bate certo e que nao estou a perceber o funcionamento do programa, portanto pedia ao Nuno Brito (ou a qualquer outro utilizador entendido no programa)que se pudessem me dessem uma explicacao do que se esta a acontecer pois tou um pouco confuso!
Cumprimentos, e desde ja um sincero obrigado aos que se dao ao trabalho de ler e ajudar-me neste problema! :)
 
Fiz agora o Terceiro Scan com o MHDD, havendo por isso informaçao a acrescentar. De notar que os 3 scans foram feitos tudo no mesmo dia, e de seguida! Os resultados sao os que se podem ver na imagem:



Agora estou ainda mais baralhado pois em relacao ao segundo scan, as informacoes sao as seguintes:
<10 menos 10mil blocos
<50 cerca do triplo de blocos
<150 mais 100 blocos
<500 manteve-se
>500 duplicou
UNC reduziu para metade
IDNF aumentou 300 blocos

Avaliando os 3 scans concluo que os parametros <150 , <500 , >500 , IDNF estao a aumentar devido a deminuicao do parametro <10. Ora se eu estou a corrigir o disco, nao deveriam estar a reduzir os parametros que aumentaram (<150 , <500 , >500 , IDNF) e aumentar as seccoes de disco que se conseguem ler mais rapidamente (<10) ?
Eu sei que o programa esta a melhorar a leitura do meu disco pois desde o primeiro scan duplicaram os blocos que sao lidos em <10ms , mas nao consigo entender o esquema de funcionamento!
Se alguem entendido em discos rigidos souber avaliar melhor que eu estes graficos, sinta-se a vontade para se exprimir!



Agora que ja tenho uma leitura do que faz o programa MHDD , pus o HDD Recovery a correr para ver a diferenca de diagnostico. Mais tarde posto aqui o resultado
Cumprimentos
 
Última edição:
Quando puderes posta os últimos resultados sobre a tua situação.

Só agora reparei que o disco é um Seagate a ver pelas imagens.

Porque não testas o "SeaTools for DOS"?

Dizem bem dele mas ainda não tive necessidade de o utilizar.
 
Última edição:
Vou ver a evolucao usando estes que ja tenho e depois pode ser que teste tambem esse. por agaora continuo a espera que o HDD Regenerator acabe (comecou ontem a hora do almoco).
 
Se o meu problema pudesse ser resolvido ou com a compra de material novo, ou enviando o disco pa garantia, eu n estaria a fazer posts aki. O meu problema esta especificado no inicio do meu topico, é por isso que nem se quer tenho respondido as mensagens que encorajam a comprar disco ou qualquer outra forma diferente de resolver esta situacao (que nao a forma que eu tenho utilizado ate agora)
Sem outro assunto
 
Em relacao ao problema em questao, tenho o HDD Regenerator a correr a 2 dias, e continua a corrigir sectores. Ja corrigiu cerca de 2000 sectores , mas ja deixou para tras cerca de 400 =\
Chego a conclusao que este disco estava mesmo nas lonas, mas ainda assim nao vou desistir. Vou esperar ate ao final do scan e interpretar os dados obtidos. De notar que ja tive que saltar algumas zonas do disco porque ai simplesmente o programa nao corrigia nada, so me ia informando o numero que ja tinha encontrado. Cumps
 
Back
Topo