Corrupção de Dados em RAID 0

samc

Power Member
Dados corruptos devido a hardware ou software Boas, o meu problema posso dizer que seja um bocado complexo e por isso peço a ajuda a users experientes.

O que se passa é que recentemente verifiquei que ao fazer downloads de ficheiros rar com mais de uma dezena de MB ao extraí-los, os ficheiros davam erro do CRC quando tentava extrair os ficheiros maiores dentro do RAR (os outros ficheiros pequenos eram extraídos sem problemas).
Também reparei que o emule Koizo muitas vezes colocava o ficheiro em pausa devido a um erro da escrita do disco (não me lembro de qual a mensagem exacta que o koizo apresentava).
Por fim alguns ficheiros RAR antigos que tinha também deram problemas de CRC a extrair os ficheiros maiores contidos no seu interior...
Outros aspectos que notei foram que ao copiar grupos grandes de fotografias JPG para outra pasta no mesmo disco, algumas fotos maiores abriam mas metade da imagem estava de outra cor (os tais erros que aparecem numa imagem corrupta), depois copia novamente o ficheiro e substituia-o e ficava tudo bem.

Para resolver isso fiz o seguinte:
  • Teste com no Norton WinDoctor que corrigiu muitos erros de registo
  • Teste completo à RAM com 2 programas no Hiren's Boot CD (um dos testes demorou mais de uma hora) que resultaram sem erros
  • Teste ao disco com o Norton Disk Doctor e a opção "Fix errors", os sistema reiniciou e foi testado durante horas e não retornou nenhum erro
Falta dizer qual é o meu sistema:
  • Pentium 4 @ 3.0 GHz (desactivei o overclocking para eliminar essa hipótese)
  • Fonte de 400 Watt Lexicom Power Visible
  • 2x1GB DDR II Kingston
  • XFX GeForce 8600 GT XXX
  • 2x160 GB Seagate SATA I em RAID 0 com stripe de 64 kb *
  • 320GB Maxtor IDE
  • Windows XP SP2 Pro Corp
  • etc.
* é neste disco que o problema ocorre porque experimentei fazer o download dos mesmos ficheiros e guardá-los no outro disco, e a extracção nesse disco não teve nenhum problema

Será que tenho de formatar o disco (é que vai ser complicado devido à quantidade de dados lá existentes por isso estou a evitar ao máximo essa opção) e recriar a array?
Se sim, qual o tamanho da stripe que recomendam?

Obrigado desde já por as respostas
 
Última edição pelo moderador:
porque nao passas os dados para o outro disco e formatas, estar a usar discos em raid 0
para fazer downloads diariamente, é suicidio.

cumpz.
 
Back
Topo