1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Corrupção gráfica em jogos OpenGL?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por xeno, 6 de Março de 2004. (Respostas: 23; Visualizações: 1615)

1. xeno

xeno Guest

Boas!

Tenho uma ASUS ATi Radeon 9600XT e de repente passei a ter corrupção gráfica, ou artefactos, em jogos. Parece-me que tal só acontece em jogos OpenGL. É possivel tal acontecer? Existe algum utilitário que me permita testar a placa de forma a saber que há algum problema com ela?

Obrigado.

2. Subis-te os clocks da gráfica ? Que versão dos drivers tens ?

3. NeoToPower

NeoToPower 1st Folding then Sex

Os artefactos ñ serão umas linhas na parte de baixo do ecran?

4. xeno

xeno Guest

Tenho os clocks em default. Tenho os mesmos drivers que usava antes, e não tinha problemas - Catalyst 4.2.

A corrupção gráfica a que me refiro são tipo texturas aos saltos, sempre que há movimento num jogo OpenGL. Também acontece nos menus se mover o cursor do rato.

Corri o 3dMark 2001, e tudo fino. 0 problemas e obtive 13000 marks - o normal para uma 9600XT com clocks em default e P4 2.6C.

5. VoRtAn_MaDgE

VoRtAn_MaDgE A.S.Team performed

Já experimentas-te alterar as defenições k estão pré-defenidas para jogos opengl????
    E outros drivers ?
    Cumps
    Vortan

6. xeno

xeno Guest

Sim, já alterei as definições para OpenGL. Outros drivers não porque, como já disse, isto começou a acontecer de um momento para o outro.

Não existe nenhum programa de diagnóstico para a gráfica?

7. VoRtAn_MaDgE

O Ati Tool acusa defeitos graficamente em default????

8. xeno

xeno Guest

ATi Tool não acusa nada... jogo, por exemplo, Colin 4, e não tenho absolutamente falhas nenhumas. Jogo quake3, MOHAA, America's Army e as texturas parece que andam a saltar dum lado para o outro. Já mexi nas definições do OpenGL, liguei AA e desliguei, v-sync, tudo. Só há falhas mesmo em jogos que usem OpenGL.

9. Axo k estou com o mesmo problema!
    Tenho uma ati [email protected] e de um momento para outro começaram a aparecer artefactos mas só em alguns jogos(medal, battlefield e army embora diferentes!)!
    Depois de dar voltas á grafika, inclusivé desmontá-la e limpá-la toda cheguei á conclusao k eram as memorias!As mems antes davam cerca de 360mhz na boa e agora qq coisa acima de 290mhz aparecem-me os tais artefactos nesses jogos!
    A minha conclusao é k uma das mems deve ter dado o berro!
    Experimenta tirar velocidade das memorias mesmo abaixo do default e vce se o problema se mantem!

10. xeno

xeno Guest

Nop, não é disso.

11. VoRtAn_MaDgE

Posso estar enganado...mas axo k vi no guru3d há 1s tempos atrás 1a ferramenta para as ati para kem tinha problemas a jogar jogos em opengl...n custa tentar:rolleyes: ...
    Mas se antes dava e agora não...no minimo estranho..parece msm ser hardware!
    Cumps
    Vortan

12. xeno

xeno Guest

Problema resolvido com um reset à BIOS...
    Obrigado aos que ajudaram!

13. Eu tb acabei de descobrir a soluçao para o meu!!
    Bastou-me mudar a refresh rate do monitor para 85hzs e o problema fikou resolvido , pelo menos no medal!Agora nao percebo isto, o k é k tem o refresh a ver com corrupçao de imagem?!?!?A k proposito é k quando baixava os clocks da memoria isto fikava bom?!Cada vez entendo menos disto!!!
    Se alguem me souber dar uma explicaçao está á vontade!
    Lembrei-me agora k o medal nao foi instalado mas sim passado de outro pc já instalado, nao sei se tera alguma coisa a haver!

14. gonx_me

gonx_me Power Member

Se não me engano a Asus lançou (ontem ou ante-ontem) uma bios nova para a 9800XT e 9600XT. Dá uma olhadela no www.warp2search.net ou no site da asus.

15. gonx_me

gonx_me Power Member

Eu estava a citar o Xeno...

16. Baía

Baía Power Member

só uma nota... America's Army não usa OpenGL... é DirectX a não ser que uses Linux...

17. kanguru

kanguru [email protected] Member

eu tb tenho corrupçao na imagem... em opengl, tanto em windows como linux... em linux é menos frequente mas apos algumas horas a jogar aparece... ninguem sabe onde arranjar bios para as his excalibur 9500 np ?

18. Brave

Brave Power Member

Poix...eu por acaso ultimamente tenho tido um problema tmb com a minha ATI 9800 Pro.... no Action Quake2...ke usa OpenGL...ainda nao testei outros jogos ke usem tmb OpenGL visto k tenho pouco tempo para jogar...e o pouco k tenho vou jogar Action Quake2.

O que acontece é o seguinte...entro no AQ2 e tudo na boa...uso 1024 no jogo...e 1280 no windows. Se faço ALT+TAB ...boa viagem...os graficos ficam todos mamados e o computador bloqueia passado 2 segundos. Penso ke seja por causa da resolução no windows estar diferente...mas só ultimamente é ke me tem acontecido isto.

Já testei tudo o ke é settings na bios da board, fiz underclock á gráfica, e nada !! Faz sempre isso

Agora ultimamente consigo jogar fazendo o seguinte....desliguei o FastWrite, e sempre ke vou jogar, ponho o windows a 1024, e assim já posso fazer tudo o ke kiser. Penso ke seja da resolução estar diferente no windows e no jogo...agora se alguem tiver alguma dica em relação a isto avise sff :)

Um Abraço :)

Partilhar esta Página