Cooling Corsair H50

Não estou a perceber a tua pergunta... 'este tipo de ventoínhas'?

Tanto este H50 (que usa uma ventoínha de 120mm normal no radiador) como os coolers a ar high-end (que também usam ventoínhas normais no heatsink) usam ventoínhas, portanto não percebo a tua pergunta.

Não há outras soluções.

Dúvida desfeita por outro elemento :) Não me expliquei bem provavelmente..
 
Só 4º C? São 4º C de diferença a arrefecer um i7 @ 3.8GHz com 1.36v de vcore.

Nessas condições as diferenças deviam ser maiores. É como se costuma observar em comparações entre aircooling e kits de watercooling mais apetrechados, onde quando os watts dissipados do CPU sobem, as diferenças entre as duas soluções acabam por se alargar.

Estes kits de watercooling compactos de início do full load vão-se safando, mas depois não conseguem dissipar o calor que está na água.
 
Estive agora a ver a review que o RSC mostrou e, se isto for verdade, podemos dizer que temos um bom cooler a água aqui. Mas será que isto destrona uma caixa com um grande airflow?
Há alguma maneira de podermos aumentar a qualidade deste H50 de modo a torna-lo melhor? (por ex. colocar um maior radiador, ou algo assim do género)
 
Estive agora a ver a review que o RSC mostrou e, se isto for verdade, podemos dizer que temos um bom cooler a água aqui. Mas será que isto destrona uma caixa com um grande airflow?
Há alguma maneira de podermos aumentar a qualidade deste H50 de modo a torna-lo melhor? (por ex. colocar um maior radiador, ou algo assim do género)

Eu acho que não.

Como já escrevi lá mais atrás no tópico, o H50 é uma óptima solução para quem tem uma caixa pequena e com airflow medíocre ou para quem tem um HTPC e não quer deixar de poder fazer um OCzinho ao CPU. Ou para quem tem muitas ventoínhas pequenas a fazer muito barulho e pretende algum descanso (podem depois trocar a fan stock do H50 por uma silenciosa).

Para todas as outras situações, acho desnecessário, ou seja: quem não quer fazer OC ou quem tem uma boa caixa com muitas e boas ventoínhas, fica melhor servido (e poupa mais) comprando um cooler a ar topo de gama.

É tão simples quanto isso.

Claro, ainda há uns quantos indivíduos que se estão a borrifar para o dinheiro e vão na mesma comprar isto só para - como alguém também já disse neste tópico - poderem dizer 'ah e tal, eu também tenho watercooling. não sou mesmo fixe?'. Para esses a resposta é óbvia: que façam o que bem entenderem ao dinheiro, mas não estão a ser racionais.
 
Última edição:
Houve uma altura, antes dos coolers com heatpipes e ventoinhas de grandes dimensões, em que a única forma de ter um computador de elevada performance (principalmente através de overclocking) e pouco ruído era recorrendo a sistemas de arrefecimento a água.

Contudo, o elevadíssimo custo, enorme volume ocupado no interior da caixa, dificuldade na colocação eficaz do radiador, limitada escalabilidade de desempenho e as óbvias dúvidas quanto à fiabilidade impediram, creio eu com toda a razão, que o watercooling tenha passado duma curiosidade para entusiastas endinheirados e com muito tempo livre.

Apesar disso, quando não há considerações prácticas “normais” (como usar uma caixa, por exemplo), não há dissipadores normais que possam competir com a capacidade térmica de um sistema a água com muito fluxo, blocos muito eficientes, um radiador muito eficiente e MUITO grande, com MUITO ar a passar.

Mas não é nada disso que vamos falar. Desde os primordios que os fabricantes especializados em sistemas de arrefecimento a água tentam tornar as coisas mais fáceis e chegar até uma clientela menos temerária. Isto foi sempre tentado com kits de watercooling simplificados, normalmente constituidos por um radiador de 120x120mm, uma ventoinha das mesmas dimensões e um bloco para o CPU, com a bomba e reservatório algures. O preço sempre foi, contudo, demasiado alto e o desempenho demasiado baixo.

Este conceito, aperfeiçoado pela experiente Asetek, e feito chegar até nós pela conceituada Corsair, atingiu hoje um elevado grau de sofisticação no kit de que falamos aqui, o Hydro H50.


Corsair Hydro H50/Asetek LCLC


Teria sido mesmo dificil este kit ter uma caixa menos interessante!

Este produto não é novo, como podemos verificar pela data do artigo no seguinte link: http://www.fudzilla.com/content/view/4373/40/

Podemos ver que esta versão do kit vinha acompanhada também de uma solução de arrefecimento para placa gráfica, mas como infelizmente é de esperar esta é específica para um modelo de placa e uma solução menos polivalente. E falando em idade, não é de forma alguma uma desvantagem para um kit de watercooling, com o Asetek LCLC a ter sido já integrado em várias máquinas dos grandes fabricantes, como a Dell, HP, Acer e Packard Bell. Conservadoras e cautelosas como as grandes marcas costumam ser, é de valor para a Asetek, e para a fiabilidade do LCLC, este apreciável portfolio.

No artigo no seguinte link, encontramos já uma revisão mais próxima do nosso produto: http://vr-zone.com/articles/asetek-lclc ... l?doc=6208

O produto final do qual estamos a falar é também acompanhado de uma ventoinha de 12cm PWM, e possui um conector de ventoinha para a bomba, em vez do menos estético Molex de 4 pinos.


Quem sai aos seus...

Vamos conhecer melhor este kit com o próprio video produzido pela Corsair: http://www.youtube.com/watch?v=qZ3Cak9B ... r_embedded

Este video mostra todo o conteudo da caixa e demonstra relativamente bem o processo de montagem, que está mais pormenorizado nos pequenos guias de montagem rápida multilingues contidos na caixa.

Tiro contudo as seguintes notas:

- seria preferível a identificação tanto dos backplates como dos retentores do bloco quanto ao socket ao qual se destinam, mas uma simples experiência com os buracos da motherboard também serve

- a indicação no guia de montagem de colocar a ventoinha do radiador a soprar para dentro da caixa pode levantar dúvidas quanto à eficiencia, duvidas essas que têm sempre acompanhado a colocação dos radiadores e respectivas ventoinhas dentro das caixas, já que o desempenho relativo entre introdução e extracção depende sempre do layout de cada caixa e ventoinhas que a mesma possua

- umas anilhas em borracha para a fixação do radiador e ventoinha teriam sido bem vindas

- a fixação do bloco ao retentor é, na minha opinião, menos que ideal, ainda que aparentemente sólida

- os tubos são robustos e flexiveis quanto baste para ficarem “quietinhos” no seu sítio depois da montagem do kit

Como consideração final, perfeito perfeito seriam conectores auto-estanques para os tubos, de forma a permitir a montagem do radiador no exterior da caixa, solução possivel em inumeras caixas de gama mais alta contemporâneas.


O Teste

Executámos o teste com o seguinte hardware:

- ASUS P6T, BIOS 603
- Intel Core i7 920 D0
- G. Skill Kit Pi 6GB 1600MHz
- XFX GTX275 XXX
- Corsair HX-850

A BIOS foi configurada com valores base para todas as voltagens, Turbo e Hyper Threading activos e Q-Fan em modo Optimal.

Como software:

- Windows Vista Ultimate 64 SP2, actualizado até 25 de Junho de 2009
- Últimos drivers Intel e nVidia
- OCCT 3.1.0
- Coretemp 0.99.4

Pequena maravilha para o geek, o OCCT não só integra muito bem o Linpack (ferramenta interna da Intel para Benchmarking e teste de estabilidade, altamente optimizada), como testes para GPU em CUDA ou OpenGL, uma rotina mista de CPU e GPU para verificação da estabilidade da fonte de alimentação, e partes do motor do CPU-Z e HWmonitor da CPU-ID para monitorização. Como cereja em cima do bolo oferece-nos gráficos com os dados obtidos. Fantático!

Para confirmação da leitura de temperatura, usámos também o excelente Coretemp, na última versão, com o qual confirmámos que as temperaturas dos cores obtidas pelo OCCT eram as mesmas.

Testámos, em bancada e com uma temperatura ambiente controlada de 26º, as seguintes soluções de arrefecimento:

- o cooler de origem com a pasta térmica pré-aplicada de origem

- uma Noctua NH-U12P SE1366 com as ventoinhas ligadas por Y ao conector CPU da motherboard (Q-Fan em Optimal) e a pasta térmica Noctua NT-H1 fornecida

- o Corsair H50, com a ventoinha ligada ao conector CPU da motherboard (Q-Fan em Optimal), o motor ligado ao conector “PWR Fan” (nenhuma redução de velocidade) e a pasta térmica pré-aplicada de origem

A intenção destes parametros foi aproximar tanto quanto possível o teste da utilização real do equipamento, excepto a montagem numa caixa: a escolha duma ou doutra caixa alteraria os resultados duma forma que não considerei aceitável tendo em vista o objectivo deste teste, que é verificar a eficiência, nas mesmas circunstancias, deste kit e de soluções a ar perfeitamente conhecidas. O cooler Noctua, apesar de certamente não ser a solução de melhor desempenho do momento, foi um dos primeiros coolers de alto desempenho para Core i7 e como tal muito dos nossos clientes conhecem-no.

As temperaturas máximas obtidas para o teste Linpack (HT e 64bits, uma hora) foram as seguintes:



Antes de tirar conclusões sobre os resultados, há que referir a outra face da moeda, o ruído.

O cooler de origem da Intel para o Core i7 920 possui um núcleo em cobre, alhetas radiais trifurcadas e uma ventoinha aberta de 9cm, que atingiu, em bancada aberta e com o resultado acima, 2000rpm. A esta velocidade o ruído produzido é perfeitamente discernível, e apenas será agravado quando colocado o material dentro duma caixa.

O Noctua SE1366 possui duas das excelentes NF-P12, conhecidas pelo elevado fluxo e pressão geradas em função da rotação. Contudo, a sua velocidade é de 1300rpm, e por muito desempenho que produzam, produzem também ruído. Com o desempenho representado no gráfico acima, o ruído produzido foi apenas ligeiramente abaixo do cooler de origem, às 1300rpm, apesar de que dentro de uma caixa este cooler será capaz de manter temperaturas bastante aceitáveis.

O sistema Corsair, no que toca a ruído, produz uma vibração nítida apenas a curta distancia vinda do bloco/bomba/reservatorio, e uma ventoinha (de origem não identificada) com 1700rpm e controlo PWM. A 1700rpm a ventoinha faz barulho, mas aproximadamente tanto quanto a Noctua, e com um desempenho bem superior.

De que forma o desempenho do kit Corsair irá depender da sua colocação dentro da caixa e da caixa proporiamente dita não sabemos, mas certamente que a vantagem na bancada não deixa margem para dúvidas: funciona muito bem! O quanto irá variar de caso para caso, tal como um cooler normal, apenas com diferenças provavelmente maiores.


Conclusões

Neste kit Corsair estão eliminados, à primeira vista, alguns dos mais graves problemas do arrefecimento a água, nomeadamente o custo, fiabilidade/manutenção e a complexidade de montagem.

O desempenho está onde deveria estar (equivalente ou melhor a uma solução a ar ao mesmo preço), e a montagem está ao alcance de todos. Resta apenas esperar que a Asetek/Corsair nos ofereça o mesmo produto também para placas gráficas!


Fonte : http://forum.*****.pt/viewtopic.php?f=5&t=38
 
Sim, de facto, está muito bom. Mas o que acontece é que quando vejo pessoas a falar em ruido até corro. Este cooler seria tomado em consideração caso o seu ruido não excedesse os 23db pois é o que o meu actual cooler faz e consigo viver bastante bem com ele. Não ha ninguem aqui do forum que já se tenha chegado à frente e comprado este cooler?
 
Sim, de facto, está muito bom. Mas o que acontece é que quando vejo pessoas a falar em ruido até corro. Este cooler seria tomado em consideração caso o seu ruido não excedesse os 23db pois é o que o meu actual cooler faz e consigo viver bastante bem com ele. Não ha ninguem aqui do forum que já se tenha chegado à frente e comprado este cooler?

Está tudo à espera de mais reviews:D
 
Não é por nada mas poupa-se bem mais metendo um Noctua + Mx-3
do que metendo esse kit zito....
E sempre dá menos trabalho...
 
Fui hoje buscar um aqui para a máquina... o meu Xigmatek já está a ficar velhote :D

A hipótese eram: ou comprar já o H50 ou esperar pelos novos da Noctua com fans de 140mm... mas... como esses devem ir lá para 70 euros na boa, optei por meter o H50 já.

Este fim de semana monto o sacaninha, depois duma boa limpeza à caixa... se me der na telha, deixo aqui umas fotozitas.
 
Fui hoje buscar um aqui para a máquina... o meu Xigmatek já está a ficar velhote :D

A hipótese eram: ou comprar já o H50 ou esperar pelos novos da Noctua com fans de 140mm... mas... como esses devem ir lá para 70 euros na boa, optei por meter o H50 já.

Este fim de semana monto o sacaninha, depois duma boa limpeza à caixa... se me der na telha, deixo aqui umas fotozitas.

O que é que te leva a pensar isso? Dúvido muito que venham a mais de 60€, se queres saber.
 
Mais duas reviews:

@ Madshrimps

Corsair-H50-Liquid-all-in-one-set-leeghoofd-27578.png



@ Informaticaeasy

graf8.png
 
Já montei o meu e as temperaturas baixaram cerca de 8C em full load (30m OCCT AUTO) em relação ao Xigmatek. As temperaturas da MB também baixaram uns 3C em média, provavelmente devido a haver mais espaço para o ar circular.

De notar que estou a usar a mesma fan que usava no Xigma (NB Multiframe M12-P) em outtake (instalada entre a caixa e o radiador).

O kit ocupa muito pouco espaço dentro da caixa, foi super-fácil de instalar e é extremamente silencioso. Os tubos podiam ser um pouco mais compridos e flexíveis, mas tudo bem. Sem dúvida uma boa solução para quem está um bocado farto de fazer manutenção a coolers a ar...
 
Alguém com este cooler já tentou ligar as fans ao contrário? isto é, em vez de ir buscar o ar fora da caixa, expelir o ar da caixa para fora? De forma a evitar a manutenção de calor na caixa?
Só para saber se a diferença de temperaturas é muito.
 
Alguém com este cooler já tentou ligar as fans ao contrário? isto é, em vez de ir buscar o ar fora da caixa, expelir o ar da caixa para fora? De forma a evitar a manutenção de calor na caixa?
Só para saber se a diferença de temperaturas é muito.

Não leste o que acabei de escrever, pois não?

De notar que estou a usar a mesma fan que usava no Xigma (NB Multiframe M12-P) em outtake (instalada entre a caixa e o radiador).

A fan está a puxar ar de dentro da caixa para fora, através do radiador.
 
Última edição:
Ops não li lol sorry.
E as temperaturas quanto estão em full? acho que vou fazer o mesmo... nem que lhe meta com 2 ventoinhas no radiador.

Mais baixas do que tinha com o Xigmatek, o que acho muito bom. O Xigmatek ainda é um excelente cooler. Em idle andam ela por ela, talvez o H50 ganhe 1 ou 2C mas não mais do que isso.

Sim, podes meter as fans em push-pull à volta do radiador, mas certifica-te que a que fica mais próxima do exterior puxa mais ar que a outra, senão não ganhas nada com isso.
 
Mais baixas do que tinha com o Xigmatek, o que acho muito bom. O Xigmatek ainda é um excelente cooler. Em idle andam ela por ela, talvez o H50 ganhe 1 ou 2C mas não mais do que isso.

Sim, podes meter as fans em push-pull à volta do radiador, mas certifica-te que a que fica mais próxima do exterior puxa mais ar que a outra, senão não ganhas nada com isso.
Thanks :)
1º Testo só com 1... se aguentar fixe, não vale a pena meter mais fans ao barulho.
Agora é esperar que tenha a encomenda pronta... meh
 
Back
Topo