Análise Corsair Obsidian 800D

Slider

Colaborador
Staff
Autores: Ivo Silva (SLiDeR)
Produto: Corsair Obsidian 800D
Data : 24-01-2010

ZWAME Análise


CORSAIR OBSIDIAN SERIE 800D

corsair_800d_1_small.jpg


Introdução à Corsair

A Corsair está connosco desde 1994, oferecendo desde então aqueles que são reconhecidos como os melhores módulos de memória no mercado pela generalidade dos entusiastas. Para atingir este lugar a Corsair apostou desde sempre na qualidade, na capacidade de overclock, no suporte, na inovação e no aspecto dos seus produtos. Sendo o aspecto algo visto por alguns como supérfluo tendo em conta que é irrelevante para a performance do produto, mas que ajuda sem dúvida a vender, portanto é algo que os clientes da Corsair procuram.

Embora em tempos conhecida somente como uma marca de módulos de memória e produtos associados, a Corsair hoje em dia é reconhecida como a referencia em outras categorias de produtos, nomeadamente, na área das fontes de alimentação. Já não podemos falar de fontes de alimentação de qualidade sem mencionar a Corsair. A Corsair oferece um leque compreensivo de fontes de alimentação para todos os gostos, bolsos e exigências, todas elas, independentemente do custo, com níveis de qualidade garantidos.

Recentemente a Corsair lançou-se no mercado da refrigeração de CPU’s, com o lançamento do Corsair Cooling™ Hydro Series H50, um sistema de arrefecimentos a água, fechado (não necessita de manutenção) e de fácil instalação que iguala a performance dos melhores sistemas de refrigeração a AR. Ainda na área de refrigeração a água a Corsair oferece módulos de refrigeração a água especialmente desenhados para as suas memorias da serie Dominator GT.

Tendo em conta todas as áreas onde a Corsair está presente no mercado PC, a procura pela caixa ideal para os colocar começava a ser uma procura árdua. A Corsair cedo chegou à conclusão que nenhuma das caixas presentes no mercado estava ao nível do que eles querem para os seus clientes, então, em vez de esperar por uma, puseram as mãos à obra e o resultado é, a primeira caixa PC da Corsair, a Corsair Obsidian 800D. Mais um paço histórico na vida da Corsair.

Especificações

  • Nome: Corsair Obsidian Serie 800D
  • Tipo: Full-tower
  • Dimensões (L x A x P): 229mm x 609mm x 609mm
  • Peso: 10,2kg
  • Cores disponíveis: Preto
  • Baias 5,25: 5
  • Baias 3,5 Externas: 4 (Hot-Swap, suporta discos 3,5/2,5)
  • Baias 3,5 Internas: 2
  • Slots de expansão: 8 (7+1)
  • Material: Alumínio
  • Painel frontal I/O: Áudio / 4 x USB 2.0 / 1x FireWire
  • Ventoinhas:
  • 1 x 140mm (Zona 1)
  • 1 x 140mm (Zona 2)
  • 1 x 140mm (Zona 3)
  • 4 x 120mm (opcionais, 1x Baia 2.5 interna, 3x topo/radiador)
  • Motherboards suportadas: mATX / ATX / eATX
  • Manutenção: Filtro de poeira
  • Preço: € 260 +/-

A Obsidian 800D

A Corsair Obsidian Series 800D foi desenhada com os entusiastas em mente. Com funcionalidades avançadas, um estilo elegante e um sistema de refrigeração flexível e potente. A Corsair Obsidian Series 800D é a plataforma de eleição para jogadores e entusiastas do overclock à procura de construírem o seu novo sistema, seja ele refrigerado a ar ou a água.


Funcionalidades Chave

  • Refrigeração avançada
    Separação por áreas de refrigeração, para a área de armazenamento, fonte de alimentação e motherboard garantindo refrigeração eficiente.

  • Gestão de cabos avançada
    Cortes no tabuleiro da motherboard garantem uma gestão flexível dos cabos de dados e alimentação. Os ilhós de borracha garantem um aspecto profissional e cuidado.

  • Baia Hot-swap SATA
    4 x baias hot-swap SATA para instalação / remoção rápida de unidades de armazenamento principal. O suporte para unidades SSD configurações imbatíveis de armazenamento, por defeito.

  • Suporte para sistemas de refrigeração a água avançados
    As perfurações 3 x 120mm no topo da caixa garantem a fácil instalação de um radiador triplo. Cortes na traseira da caixa permitem a fácil passagem de tubos de refrigeração a água.

As funcionalidades chave em detalhe

Refrigeração avançada

A Corsair Obsidian Series 800D inclui 3 zonas de refrigeração separadas de forma a garantir uma refrigeração eficaz de todos os componentes chave. A Zona de Refrigeração 1 inclui o compartimento da motherboard, a Zona de Refrigeração 2 está destinada à fonte de alimentação e a Zona de Refrigeração 3 é onde estão localizados os componentes de armazenamento.

Utilizando três zonas de refrigeração separadas para os componentes principais, armazenamento e fonte de alimentação, o calor produzido nestas áreas fica isolado por área reduzindo o impacto que as áreas podem ter umas com as outras. Por exemplo, o calor produzido pela fonte de alimentação não entra na zona de componentes principais ou na zona de armazenamento, por sua vez o calor produzido por estas áreas não entra na zona da fonte de alimentação. Outra vantagem deste sistema é este poder tirar partido de entradas de ar fresco exclusivas para cada zona aumentando a eficiência do sistema.

O sistema de circulação de ar da Obsidian 800D

corsair_800d_2_med.jpg


As zonas de refrigeração em detalhe

A zona de refrigeração 1 absorve ar fresco vindo directamente de baixo da caixa expelindo o mesmo ar pela traseira e pelo topo da caixa. Os pés da caixa garantem que esta não assenta directamente no chão ou mesa portanto que a entrada de ar não fica obstruída. Um filtro removível e lavável situado por baixo da caixa garante que o ar entra para a caixa livre de poeiras.

Esta zona fornece também ar fresco à motherbord, placa (s) gráfica (s), CPU etc. A entrada de ar e a ventoinha situada nesta zona têm 140mm, garantindo uma boa movimentação de ar sem ser necessária uma ventoinha com rotações altas, a ventoinha está montada em conjunto com um caixilho em borracha para reduzir vibrações portanto ruído no sistema. A ventoinha é uma ventoinha normalizada de 3 pinos.

A zona de refrigeração 2 permite à fonte de alimentação absorver ar à temperatura ambiente e imediatamente expelir o mesmo pela traseira da caixa, sem que este ar agora quente afecte o resto do sistema. Manter a fonte de alimentação fresca é importante para a sua performance e longevidade, isto é especialmente importante em fontes de alimentação de grande potência típicas em sistemas de alta performance. Fontes de alimentação que absorverem ar pela traseira beneficiam pelo menos de uma temperatura ambiente baixa nesta zona.

A zona de refrigeração 3 foi desenhada para manter os componentes de armazenamento frescos. Embora os discos SSD permaneçam relativamente frescos durante a sua utilização, isto não acontece nos discos mecânicos, que produzem bastante calor. Numa caixa convencional o calor produzido pelos discos mecânicos é expelido para o compartimento principal onde se situa a motherboard e os componentes principais, aumentando a temperatura ambiente com o qual as placas gráficas, CPUs e chipsets vão ter que trabalhar. No caso da Obsidian 800D os discos montados nas baias Hot-Swap são refrigerados por uma ventoinha de 140mm localizada directamente ao seu lado, sendo o ar quente expelido para a câmara situada por de trás da motherboard e componentes principais, acabando por ser expelido pela traseira da caixa, sem qualquer interferência com o resto do sistema.

Discos montados na secção por baixo das baias Hot-swap podem ser refrigerados por uma ventoinha 120mm (não disponibilizada), sendo o calor produzido por estes, expelido da mesma forma como acontece nas baias Hot-Swap. Embora a Obsidian 800D não venha acompanhada desta ventoinha de 120mm, esta inclui um kit de instalação para essa mesma ventoinha, com os devidos parafusos para aperto e caixilho de borracha anti-ruído/vibração.

A circulação de ar e posicionamento das ventoinhas numa Obsidian 800D


A baia SATA Hot-Swap

A baia SATA Hot-Swap foi desenhada para a fácil instalação de discos e futuras actualizações. O sistema é composto por 4 baias para discos 3.5, tendo todas elas a capacidade para discos 2.5 também, inclusive, SSD’s. As baias ao serem encaixadas na sua ranhura vão alinhar o disco com as ligações SATA (energia e dados) disponíveis na traseira da baia Hot-Swap, as ligações de dados e energia para os discos são possíveis devido à existência de uma placa de circuitos localizada na traseira da baia Hot-Swap. Já no interior da Obsidian 800D, uma pequena cobertura em plástico esconde a traseira destas placas de circuitos, que contem todos os ligadores de energia e dados onde vão ser ligados cabos de energia e dados, que por sua vez vão ter a sua outra ponta ligada à fonte de alimentação e motherboard/controladora respectivamente.


Gestão de cabos

A Corsair Obsidian Series 800D tem aquele que nos parece ser o sistema de gestão de cabos mais compreensivo e bem executado presente numa caixa PC até hoje. A caixa foi desenhada para que todos os cabos de dados e energia passem por de trás do tabuleiro da motherboard, passando por ilhós revestidos de borracha até chegar ao seu ligador final, sem terem que passar pelo compartimento principal. Este sistema de gestão de cabos criado pela Corsair garante um aspecto profissional e cuidado, sem grande esforço, assim como um caminho sem impedimentos para o ar circular.

Acreditem, com este sistema até o maior “nabo” na construção de PCs consegue um aspecto limpo e profissional nesta caixa, vamos demonstrar isso durante a instalação do nosso sistema Zwame na Obsidian 800D.

As possibilidades de gestão de cabos na Obsidian 800D


CPU Backplate

O CPU Backplate é um corte no tabuleiro da motherboard situado na área do CPU, este corte é feito para possibilitar a troca e instalação de dissipadores que requerem acesso à parte de trás da motherboard para instalar o apoio do dissipador. No caso da Obsidian 800D, este corte tem um tampo em plástico removível a esconder este corte. Julgamos que este tampo não seja só uma questão estética mas também uma forma de manter o isolamento entre a câmara localizada por de trás do tabuleiro e a Zona de refrigeração 1, garantindo que o calor gerado pelos discos não passa para esta.

 
Última edição:
Primeiras impressões


“A caixa da caixa”



Para uma caixa monstruosa, uma monstruosa caixa. A caixa onde vem a Obsidian 800D é assustadora, tem qualquer coisa como 710mm x 730mm x 330mm (Altura / Profundidade / Largura). Em todos os lados da caixa menos no topo e no fundo existe informação relativamente a especificações e particularidades sobre a Obsidian 800D.

“A caixa fora da caixa”



Na primeira foto vemos a lateral que tem janela, o acrílico vem protegido com uma película plástica, tanto por fora como por dentro. Vê-se também uma caixa branca que contem os acessórios da Obsidian 800D (Em maior detalhe em baixo).

Na segunda foto vemos a frente da caixa, também toda ela vem protegida por uma película plástica, para a remover completamente a frente deverá ser removida, uma vez que a película se estende até a parte interior da frente. A frente é portanto, removível.

Na terceira foto podemos ver a baia I/O, que disponibiliza quatro ligações USB, Mic In, Headphone out e uma porta Firewire. Também podemos visualizar o botão Power, e o HDD led.



Na primeira foto vemos topo da caixa onde podemos claramente ver as aberturas para as ventoinhas 120mm ou um radiador triplo.

Na segunda vemos a outra lateral da caixa, uma simples folha de aço pintado, nada a anotar.



Na traseira da caixa podemos ver várias ranhuras e perfurações para dissipação de calor. Podemos também dois ilhós revestidos de borracha para tubagens Wattercooling. No topo, em ambos os cantos, podemos ver dois botões de pressão que servem para remover qualquer uma das laterais, basta pressionar o botão e puxar a tampa lateral. A ventoinha visível é de 140mm, mas, o local onde está instalada tem perfurações para ventoinhas de 120mm, como aquelas utilizadas no radiador do Corsair Cooling™ Hydro Series H50.

Por dentro da Obsidian 800D


“Funcionalidades”



“Por dentro da Obsidian 800D”


Agora já dentro da Obsidian 800D podemos ver a quão espaçosa é, mas, esta imagem engana, a verdadeira dimensão só vai ser perceptível quando tivermos um sistema instalado. Algo que vamos começar agora!

Instalação



Agora que vamos começar a instalação, começamos por abrir a caixa de acessórios da Obsidian 800D. Nesta caixa de acessórios encontramos:
  • Suportes extra para a motherboard (A caixa vem com vários pré-instalados)
  • Parafusos variados, para as ventoinhas, para as drives, motherboard, etc.
  • Caixilho de borracha 120mm para ventoinha
  • Rails para a baia de discos inferior
  • Cabos SATA Dados/Energia
  • Cabo de extensão para cabo da fonte de alimentação 4/8pin



A colocação da motherboard é simples, a Obsidian 800D vem com os suportes para a motherboard pré-instalados, portanto para a maioria dos casos não é necessário adicionar um ou mais dos suportes extra fornecidos. No caso do setup da Zwame, tivemos que adicionar um extra, não era completamente necessário, mas para garantir a total estabilidade da motherboard foi instalado. A motherboard utilizada foi uma Asus Rampage II GENE, microATX.


Como vamos utilizar o sistema de arrefecimento Corsair Cooling™ Hydro Series H50 fizemos questão de utilizar o CPU Backplate para o efeito, removido o tampo e exposta a motherboard, foi feita a devida instalação sem qualquer problema.


O Corsair Cooling™ Hydro Series H50 depois de instalado o suporte foi facilmente instalado, existe mais do que espaço suficiente, tanto para a unidade principal como para o seu radiador.

A placa gráfica que utilizamos foi uma AMD HD3870, não é uma placa gráfica propriamente grande nos dias de hoje, mas também não é pequena. Seja como for, esta caixa tem dimensão suficiente para a maior placa gráfica disponível no mercado neste momento, a AMD HD5970, e ainda fica a sobrar MUITO espaço, caso as placas gráficas decidam continuar a crescer.


Retiramos uma das baias Hot-Swap para instalar o nosso disco principal do sistema, um OCZ Vertex 120GB. Tudo alinhou completamente, bastaram dois parafusos para fixar o Vertex à baia, o Vertex é um disco 2,5.


Instalamos também um disco 3,5 para armazenamento, um Samsung 1TB F3. Foram utilizados 4 parafusos para o fixar a uma das baias Hot-Swap, novamente tudo alinhou sem qualquer problema.



Para instalar um dispositivo 5,25 primeiro temos que remover a frente da caixa, para isso basta puxar por baixo e segurar na frente, é necessária alguma força. Depois de removida a frente da caixa podemos então retirar uma das tampas das baias 5,25 para podermos instalar o nosso leitor/gravador de dvd’s, um Lite-On iHAS-524. Basta inserir o dispositivo e bloquear o mesmo utilizando o sistema Corsair.

A frente da caixa ao contrário do resto da caixa não é feita em aço, mas em alumínio tratado, dedadas tendem a ficar marcadas.


Instalada a fonte, uma Corsair HX-750W. Notem que a fonte não assenta directamente no fundo da caixa, fica ligeiramente levantada para poder sugar ar e se refrigerar. Posicionado por baixo da fonte está um filtro removível e lavável. A fonte foi fixada com 4 parafusos.

Começa agora fase de instalação dos cabos de energia e dados, agora que temos a fonte e os dispositivos todos instalados!


Passamos os cabos SATA de dados e energia por de trás do tabuleiro da motherboard através por um corte especialmente feito para estes cabos. Estes cabos são especialmente feitos para a Obsidian 800D, em especial o de energia uma vez que tem que ser feito à medida. Finda a instalação dos cabos nos dispositivos Hot-Swap, colocamos o tampo e puff, é como se os cabos tivessem desaparecido. Perfeito!



“Pela traseira”, o caos, é cabos de energia, é cabos de dados, tudo entrelaçado, sem ordem aparente!

“Pela frente”, uma instalação profissional, simples, funcional, limpa… SEM ESFORÇO!


Manutenção


O único grande ponto de manutenção na Obsidian 800D é a limpeza do filtro, é importante limpar o filtro para manter a sua eficácia, sob pena deste em vez de filtrar passar a bloquear a passagem de ar, condicionando a performance do sistema uma vez que deixa de entrar ar à temperatura ambiente por baixo da caixa.

Como ponto negativo quanto ao filtro gostava de apontar que se colocarem a caixa com a traseira encostada a uma parede ou a algo, a remoção deste vai exigir que a caixa seja movimentada, não vai existir espaço suficiente para remover o filtro pela traseira. Uma possível solução seria o filtro também poder sair pelas laterais.

Fotos do sistema finalizado



Conclusão

A primeira caixa da Corsair, e que caixa! A Obsidian 800D deixa-nos impressionados, muito impressionados, pela positiva. Não tivemos problemas durante a instalação, não faltou absolutamente nada, foi um verdadeiro prazer construir um sistema baseado nesta caixa. Posso dizer que foi a caixa fácil de trabalhar que encontrei até hoje, de algumas dezenas de sistemas que construí.

Encontrei um ou outro ponto negativo, mas nada muito significativo, nomeadamente:

  • A questão da remoção do filtro quando temos a caixa com a traseira encostada.
  • Não existe muito ar fresco a entrar no sistema, por defeito apenas entra ar por baixo da caixa. Quando montamos um sistema 800D + H50 isto é colmatado pelo Corsair H50 que quando instalado segundo as instruções da Corsair, suga ar fresco para dentro da caixa, na Obsidian 800D isto é importante, especialmente em sistemas refrigerados a ar.
  • A falta de uma ligação e-sata na baia I/O
  • Algum isolamento acústico seria interessante, para sistemas especialmente barulhentos.

É realmente uma grande caixa, e não só nas suas dimensões. É uma caixa que supera 99,9% da concorrência, e é “apenas” a primeira caixa da Corsair.

A Obsidian 800D fica portanto recomendada a todos os entusiastas do overclock seja para sistemas a ar ou a água, sendo que a caixa tem espaço para “tudo” isso, ou àqueles que querem uma caixa grande (HD 5970.. etc.), simples, bonita e cheia de detalhes.

A qualidade de construção é absoluta, sem qualquer questão.

Mal podemos esperar pelo que a Corsair nos vai trazer futuramente nesta área, a sua maior concorrência será interna, não vai ser fácil superar a Obsidian 800D. Mas uma Obsidian mid-tower não era mal pensado…. Hummm, Corsair?


recomendado_zwame.png

Agradecimento

A ZWAME agradece à Corsair pela disponibilidade da Caixa.

Gostou desta análise?
Pode ver mais aqui.

Copyright © Zwame, Lda. 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia.​
 
Última edição:
Eu tenho uma fui eu ate que a pedi na loja onde comprei pa ver se tentavam arranjar e quando veio a minha vieram mais nao sei quantas todo o pessoal queria, e vai-se ai a forums internacionais e so se ve projectos com ela, e uma caixa magnifica, o pessoal da loja ate ficou impressionado pelas coisas e pelos features que ela trazia, epa custou alguns 270 euros mas foram bem gastos, pois tenho espaço (de sobra numca e) mas e muito mesmo... Ate podem ver o que fiz com ela na secçao de Modding na galeria

Aconcelh a nao trocar as fans de posiçao pois estraga o airflow a caixa como podem ver ja tem o airflow mais que bem pensado, e se mudarem ja nao fica tao bom(e acreditem aquela fan de 140mm a fazer intake da-lhe bem embora nao fosse demais outra)

Aconselho a comprar, mas Pff nao a cortem...(como eu ja vi):'(:'(:'(:'(

E ta ai uma Boa review... parabens!!
 
Última edição:
Realmente excelente review/caixa é pena o preço, não é que não valha o preço mas para mim é um bocadito elevado, acho que é a melhor caixa e mais bem pensada do mercado e além disso é linda,
Aconselho a comprar, mas Pff nao a cortem...(como eu ja vi)
Sim realmente é um crime cortar esta caixa ela já é perfeita assim de origem, corta-la seria como fazer um xuning a um Ferrari.

Mais uma vez parabéns pela review.
 
Mas que caixa espectacular. Seguramente melhor que a minha HAF-932, pelo menos em airflow, dado que a parte estética é subjectiva (embora eu goste do seu design). Review 5* e muito completa/detalhada. Parabéns pelo excelente trabalho :)
Um abraço
 
A ti parece te e eu posso dizer que tenho a certeza:002:

e uma caixa pa vida (e em aco la esta dura e dura e dura)

Ser de aço nao é novidade , ja as da Chieftec eram como a minha e muito antes tmb etç , e é uma desvantagem pois torna-as mais pesadas , em aluminio até para o modding é mais facil , e nao é assim tao cara a case , é bem barata para o que ofereçe..

Quanto a review as fotos nao mostram a beleza dela e podiam ser melhores , mas ta uma boa review.
 
Sim... Excelente trabalho Slider... Uma review muito boa :)

Essa caixa tem andado nos meus sonhos ha 2 meses :D Pode ser que um dia perca a cabeça e compre essa "Besta".
 
Boa review a uma excelente caixa...

Para mim a caixa só peca em dois pontos:
- Não ter a motherboard tray removível..
Fiquei 'mal habituado' com a minha caixa actual e acho esta funcionalidade muito util. É certo que a minha não tem abertura para o cpu backplate, e esta tendo o acesso ao backplate facilita um pouco a coisa, mas também retirar a tray da motherboard, emparafusar a board e voltar a colocar a tray com a board colocada é muito util...

- O airflow em termos teóricos é bem pensado, mas peca por ter apenas uma fan de 140 a fazer intake..
Mais uma vez utilizando como termo de comparação a minha caixa [a única 'decente' com que tenho/tive contacto], apesar de ela ser mid-tower [e ter bastanteeee menos espaço] parece-me que será bem mais eficiente para aircooling do que esta caixa da corsair, visto que apesar de ser pequena, 3 fan's frontais a fazer intake dá sempre um volume de ar enorme a caminho do cooler do cpu...


Outra questão seria ter um regulador das ventoinhas, para ajustar mais airflow/ruido, ou menos airflow/mais silencio.. Mas pronto, não se pode ter tudo.. Mas isto também depende das ventoinhas que inclui...
Não há especificações das ventoinhas que a caixa trás [airflow em m3/Db]???

Parece-me que nisto das ventoinhas, colocar umas noctua de 14cm dá uma bela ajuda ao airflow e também ao ruído...



Tirando estes pontos, que são 'ultrapassáveis', é uma bela caixa... Muito bons pormenores..
Há uns tempos andava a pensar ir para watercooling e uma full tower e para isto esta caixa seria muitissimo interessante, entretanto desisti da ideia do watercooling [NH-D14, sem 'manuntenção', FTW], mas ainda continuo na ideia de dentro de uns tempos ir para uma full tower e esta é sem dúvida uma boa hipotese, o único ponto negativo na 'avaliação' da caixa é o desempenho do airflow com aircooling no cpu, mas posso estar enganado e principalmente com o cooler orientado de baixo para cima talvez funcione bem...


Por ultimo, noob question... O sistema hot-swap será compatível com o sata 3 / 6 gbps certo?
 
Claro aquilo sao apenas ligaçoes nao tem nada a ver com controladores...:p


Eu sei que são apenas ligações, mas sei lá, as ligações para o novo standard podem mudar e o cabo sata em si pelo que percebi dá para trocar, mas o de alimentação não, era nisto que tinha duvidas [visto que não sei se com o novo standard as ligações mudam ou não]..
Como disse, noobice..
 
Tenho uma caixa destas., foi cara mas n me arrependo nada.

Bonita , espaçosa robusta e imponente.

Aconselho é meter 3 fans boas no topo a tirar o ar.

N aconselho esta caixa a quem quer levar para lans.

Mesmo vazia e mt pesada
 
Back
Topo