1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria Corsair TX650 V2 com linha de 3.3v meio queimada

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por ART_CORE, 15 de Novembro de 2012. (Respostas: 23; Visualizações: 2240)

1. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Boas

O meu pc começou a ficar meio maluco a umas duas semanas, dois monitores começaram a deixar de trabalhar quando fazia varios clicks seguidos... antes de mais a maquina com o problema é:

Asus P6T Deluxe V2
    I7 920
    Gskill 3x2gb 1600
    Evga GTX560 Ti SC
    Corsair TX650 V2
    HDD 1TB
    Bomba WC Laing MCP35x 12VDC 18x
    7 Ventoinhas

O CPU sempre esteve com OC a 4.0Mhz mas na altura do verão por causa do calor retirei o OC e juntei mais uma gráfica MSI HD5450 para poder ligar 4 monitores, no fim de Setembro voltei a por o OC normal. O PC funcionou bem até ao inicio deste mês. Os primeiros sintomas em que reparei foi os monitores que estavam ligados na HD5450 por vezes perdiam a imagem por uns segundos e depois voltava, primeiro pensei que fosse problemas de drives das gráficas porque sabia que tinha feito um update recente, desintalei as drives nvidia e ati e instalei as versões que funciovam bem mas o problema manteve-se, entretanto tambem descobri que os monitores só perdiam a imagem quando tinha de fazer vários clicks seguidos.

O próximo passo foi fazer um reset a bios e quando estava a configurar a bios e entrei no hardware monitor reparei que a linha 3.3v apresentava uma voltagem muito baixa e a vermelho (2.928v) ao contrario das outras linhas que estavam todas a azul como é normal, andei a fazer umas pesquisas e descobri que o valor aparecia a vermelho porque a voltagem não estava dentro do valor minimo que precisa para trabalhar.

Então comecei a desligar ventoinhas e desmontei a gráfica HD5450, fui novamente a bios ver o hardware monitor e a linha 3.3v continuava a vermelho com um valor de 2.944v mas tinha uns picos onde ficava a azul com 2.978, mas agora estava sem o OC com que trabalhou sem problemas durante uns 8 meses, voltei a por a configuração normal de OC e a linha 3.3v ficou a vermelhor com 2.928v, ainda pensei que pudesse ser a nova HD5450 que estava esgotar a linha 3.3v mas nesse caso depois de a desmontar e voltar a configuração original o problema devia ter ficado resolvido.

O PC continua a funcionar, agora sem OC e sem a HD5450 e o hardware monitor vai alternando entre vermelho e azul por isso digo que a linha 3.3v só esta meio queimada, poderá ser a fonte fraca demais para o meu sistema? A fonte tem pouco mais que um ano e esta na garantia, mas se a mandar para a garantia e a testarem ela vai funcionar e secalhar mandam a de volta com o mesmo problema...

Que poderei fazer? Tenho mesmo a fonte estragada ou a fonte agora de repente deixou de ser fraca para o sistema em que funcionou 8 meses sem problemas?! Amanha vou conseguir um multimetro e tentar fazer mais umas medições...

Última edição: 15 de Novembro de 2012
  2. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Pode ser que tenhas alguma fuga de corrente. Alguma coisa a fazer contato que não devia.
    Se tocares na caixa ou outra parte metálica com um busca-polos, este acende? Já tentaste desmontar e montar tudo de novo, verificando que fica tudo bem ligado e que a fixação da MB à caixa está isolada?

3. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Parece que tens razão... a luz do busca-polos acende em contacto com o metal da caixa e passado uns minutos de desligar a corrente da fonte deixa de acender.

Ainda não desmontei nada porque é o meu PC de trabalho e a caixa foi toda alterada, alguns sitios são quase impossiveis de chegar sem vazar o circuito wc e desmontar o pc todo, algo que queria evitar por causa do trabalho mas parece que não tenho alternativa.

É muito estranho, o PC trabalhou sem problemas durante um ano e agora de repente fica com maus contactos mas até posso me dar por contente por não ter entrado em curto circuito. Vou tentar encontrar a "fuga" de corrente a ver se resolve o problema.

Obrigado e cumprimentos

4. V1r7u4L

V1r7u4L Power Member

Atencao que o facto de um mero busca polos acender nao quer dizer nada...pode indicar por vezes e uma ma ligacao a terra , muitos aparelhos acendem um busca polos como por exemplo maquinas de roupa, loica, arcas,etc...alias ate o meu pc acende e nao tem qualquer problema, o unico problema que tem e uma ma ligacao a terra mas isso ja e do meu conhecimento.

5. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Tens razão, já tenho todos os fios da fonte de alimentação desligados e o busca-polos continua a acender, fui testar na máquina de lavar roupa e também acende. Com a fonte já desmontada e fora do pc o busca-polos em contacto com a fonte continua a acender. A minha casa já é bem antiga e desconfio que não tenho ligação à terra.

Ao que parece é mesmo a fonte que tem a linha de 3.3v meio queimada, ou será a fonte fraca de mais para o meu sistema?

6. Horus-Anhur

Deves ter a fonte estragada. Eu tenho uma fonte igual no meu PC, com OC no CPU e ás vezes também na gráfica e aguenta perfeitamente.

7. V1r7u4L

V1r7u4L Power Member

Axo que la em cima disseste que desligaste alguns componentes e essa linha ficou fraca na mesma, penso que deve estar danificada a fonte, nao te sei dizer se essa fonte xega para o teu sistema nao estou dentro disso...

8. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Também acho que a fonte é mais que suficiente para o sistema, na altura que montei o sistema com esta fonte andei uns dias a abusar do OC para ver qual era o máximo que conseguia no CPU e GPU para correr uns benchs. Aguentou bem esses testes e desde ai que o GPU nunca mais levou OC, o CPU tem estado a 4.0 com 1,24v e a bomba wc nunca mais trabalhou na velocidade máxima, a unica alteração foi levar a HD5450 que pouco deve consumir e ainda funcinou assim cerca de 2 meses.

Quando ligo o PC ele ainda funciona bem com os 4 monitores durante duas horas só depois os monitores começam a perder a imagem quando faço vários clicks seguidos.

9. Horus-Anhur

Há quantos anos tens essa fonte? Com o tempo há algum desgaste e perda de eficiência.

10. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Tem cerca de um ano...

11. V1r7u4L

V1r7u4L Power Member

Estranho o sintoma ser nos monitores... :-/

12. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Ya foi o que pensei mas pelo o que andei a ler como a HD5450 não tem alimentação exterior é alimentada pela linha de 3.3v, é por isso que os monitores ficam sem imagem, a HD5450 não tem corrente suficiente.

Vão-me trazer agora um sistema fraquito para correr mais uns testes, este sistema tem uma fonte Nox Urano 550w e o meu sistema já funcinou durante umas semanas com esta fonte. O problema é que a minha fonte mesmo assim deve ter power suficiente para esse sistema, é um 775 com celeron 2.0MHz.

13. ART_CORE

ART_CORE Power Member

14. iwolf

iwolf Power Member

Eu quase que tenha a certeza de que com o multimetro vai estar boa...

a dias também num outro setup, que por coincidencia tem uma Tx650 M montada, a board dava uma leitura de 2.6v nos 3.3v, o PC funcionava mal, etc, muito instavel... montei a fonte noutro setup e a linha dos 3.3 está boa....

Peguei, montei a fonte outravez no mesmo setup e lá caiu a linha dos 3.3v, montei a HX850 para experimentar e aconteceu-me exactamente o mesmo... 3.3 em baixo....

Fiz o teste a fonte fora do PC, e os 3.3V estão normais....

Troquei o setup do meu velho por um novo, e a resolveu o problema.... logo, problema na board....

15. V1r7u4L

V1r7u4L Power Member

Depois diz alguma coisa.
    Cumpz

16. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Acabei agora de montar a Nox Urano 600w no sistema e pus o OC que normalmente uso e já estou a postar com a máquina e esta tudo impec, as leituras da linha 3.3v já estão dentro do que é normal.

Já estava a ficar um pouco assustado depois de ler o teu post iwolf, se fosse a MB avariada a despesa ia ser grande porque já não esta na garantia. Montei a TX650 no sistema de onde tirei a Nox e as leituras estão normais mas já esperava disso, o outro sistema é um 775 com celeron 2.0MHz, como não puxa pela fonte as leituras estão normais, é quase a mesma coisa que testar com o multimetro com a fonte fora do PC. Pelo o que percebi no forum da corsair tens de testar a fonte com o multimetro enquanto ela esta a funcionar no sistema em que tens problemas, o multimetro é só para confirmar se as leituras da bios estão correctas.

Chegaste a fazer um reset a bios depois de montares a HX850? Pelo o que explicas o problema é exactamente o mesmo e a corsair já o conhece...

Cumps

17. iwolf

iwolf Power Member

cheguei a fazer todos os testes e mais alguns...

Até em bancada, o meu velho tem uma mesa para testar fontes de alimentação, principalmente a nivel industrial, mas dá para testar fontes destas....

A fonte está a 100%, tirando naquela board... o engraçado é que acontecia o mesmo com a HX-850... e a TX 650 M funciona perfeitamente noutros setups, até mais exigentes... abaou-se por trocar o setup, visto que era um Athlon 64 3200+, agora passou a estar num Pentium G860... :D até agora impecavel...

Mas sim, pode haver aí "gato" nessa fonte, mas continuo com um pé atrás, testa bem, tudo a fundo...

18. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Já esta tudo mais que testado e não tenho duvidas que é mesmo a fonte que esta marada, a minha melhor prova é a fonte mais odiada do mercado (Nox Urano 600w lol) aguentar bem com o sistema e a TX650w não aguentar. As medições com o multimetro foram o que esperava, com a TX650 desmontada ou montada no 775 com celeron 2.0MHz o resultado deu os 3,3v, com a TX650 montada no 1366 dá-me 2,9v sem OC e 2,8v com OC, ou seja, o problema da fonte só é identificado em sistemas que puxem lixeiramente pela fonte.

Infelizmente não consigo arranjar um sistema identico ao meu para testar a fonte mas acredito que o resultado seria o mesmo. A pouco disseram-me que se testa-se a TX650 desmontada ela podia me dar os 3,3v mas de certeza que não ia dar os 30 amperes que a linha deve dar e que devia também medir os amperes das outras 4 linhas e se a fonte estiver mesmo avariada os amperes vão estar mais baixos do que de origem, amanha antes de a levar para a garantia ainda vou levar a fonte para medir os amperes.

O sistema esta com a Nox a trabalhar desde as 15h e esta com o OC normal e com os 4 monitores ligados, tenho o PC Probe da Asus no ambiente de trabalho com as voltagens de todas as linhas e até agora não baixou dos 3,3v por mais que tenha puxado pelo sistema, esta a 100% :001:

19. V1r7u4L

V1r7u4L Power Member

Gosto da corsair e a proxima fonte a comprar seria da corsair...mas volta e meia aqui no forum aparece pessoal com elas avariadas...

20. ART_CORE

ART_CORE Power Member

Também gosto da marca mas esta fonte foi uma desilusão desde o primeiro dia, num sistema com 7 ventoinhas e bomba wc a unica coisa que ouvia do pc era o barulho da fan da fonte, comprei-a porque aqui no forum todos me diziam que a Nox Urano 600w não ia aguentar com o meu sistema agora ao fim de um ano a Corsair esta marada e a Nox aguenta com o sistema lol

Partilhar esta Página