1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Costumas usar software em versão portable no sistema em vez de uma pen?

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por c3l5o, 21 de Fevereiro de 2009. (Respostas: 60; Visualizações: 8768)

?

Usas software portable a correr do teu disco rígido?

  1. Sim

    39,8%
  2. Não

    29,4%
  3. Nunca tinha pensado nisso e se vou começar a usar

    11,2%
  4. Não uso e não tenho interesse algum em fazê-lo

    19,7%
  1. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Boas noites pessoal, após uma recente conversa descobri que existem algumas pessoas a usar software portable no dia-a-dia dos seus sistemas operativos.

    Sempre encarei o software portable como algo para usar numa pen e nunca lhe reconheci benefícios para além do facto da portabilidade.

    Qual a vossa opinião sobre o assunto e quem usa, que tipo de problemas costuma ter?
     
  2. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Ao pessoal que costuma usar se possível já agora falem das aplicações que usam e as vantagens que vêm em usá-las desta forma sff.

    Penso que o tópico ficaria muito mais rico dessa forma.
     
  3. Favas

    Favas Power Member

    Eu uso sempre que possível, e como quase é sempre possível, o software que uso é quase tudo portable.

    Benefícios:
    • O software só corre quando é chamado, não há tretas de aplicações secundárias a correr em background. Quanto software não é instalado para a tray que vem agarrado a outro software e que não interessa a ninguém?
    • Não ter de sujar o sistema para usar photoshop, autocad, coreldraw, tudo software que raramente uso, não justifica uma instalação, mesmo o office 2007 que uso com regularidade é portable, pois é prático e não se perde nada com isso, é arrastar a pasta do office para a maquina que eu quiser e está a usar.
    • Sincronização total com outras máquinas, uma vez que é portable basta mover/sincronizar o Firefox para outra maquina/pen e ficas com os teus addons, passwords, etc. O meu computador podia deixar de funcionar amanhã, que eu não perderia nada, cada vez que chego a casa, ela sincroniza o thunderbird, my documents, office, corel, etcetc com o desktop, super prático.
    • A tua maquina tem os mesmos processos a correr depois de um reboot, seja depois de 1 mês, 2 meses ... 1 ano ... n. (basta não dizer sim à UAC) Não há desgaste de instalar e desinstalar software, basta apagar a pastinha.
    • Não tenho um único jogo instalado e sou jogador compulsivo. Exemplos: Assassins Creed, CoD4 e 5, Devil May Cry 4, L4D, Quakes, UTs, Grid, Serious Sam, Dooms, é raro o jogo que não se possa instalar numa VM e mover a pasta para o host e jogar.

    Problemas:
    • Software que não dá para ser portable. Java VM, OpenVPN, ffdshow, Hamachi, shell replacements, GTA4 <- ups já tinha dito shell replacements :P.
    • Actualizações/patch, uma vez que não há qualquer referencia se tens X ou Y software instalado, algumas actualizações/patch que vão lá por registo queixam-se que o software não está instalado, é necessário adicionar keys ao registo manualmente.
    • Ter o trabalho a converter aplicações instaláveis para portable recorrendo a uma VM, no entanto compensa pois fica para sempre.
    • Há software que mesmo sendo portable, não compensa a carga de trabalho. Antivirus, VirtualBox, Windows Media Player (sim gosto dele, e não consigo mudar).

    Basicamente são estes os pontos fracos e fortes de usar portable apps, para mim compensa, pois sou da área e gosto de perder tempo à frente do computador (ou ganhar), acredito que haja quem, simplesmente, não queira chatear-se com isso.

    Cumps
     
  4. petersaints

    petersaints Power Member

    Eu uso por vezes o Firefox. Quer dizer pego no Firefox Portable e meto-lhe manualmente uma build de testes (nightlies :P)! Assim não estraga o meu profile default. Funciona como uma espécie de sandbox.

    Faço normalmente com o Firefox mas já fiz com outros programas ;)
     
  5. koKaZz

    koKaZz Power Member

    uso na escola lol, raramente no pc de casa
     
  6. Desumano

    Desumano Power Member

    Eu já utilizei bastante software portable no OS, sem ser numa pen, e devo dizer que gostei bastante. Deixei de utilizar, pois os programas mais comuns (MSN, Firefox e Opera (naquela altura, agora uso o Chrome), Office e mais um ou dois davam-me muito jeito estando mesmo embutidos no SO, assim tinha mais opções e era mais fácil. Contudo, o Office, Photoshop e outras suites de produtividade da Adobe, alguns jogos e outros aplicativos eram .exe muito grandes e frequentemente crashavam por esse motivo. O meu Office 2007 Portable tinha imensos bugs. O post abaixo está muito bom:

    Acrescentava apenas que as aplicações portable são difíceis de produzir caseiramente (pelo menos para foi), como tal, as versões que utilizei eram sempre descarregadas da internet
    Também há a desvantagem de serem quase todas pirateadas, pois software proprietário em versão portable não carece de qualquer tipo de activação ou limitação. É mover a pasta e está a usar. Se aprender mais algumas tácticas para fazer software portable eu mesmo, pode ser que volte à prática de os utilizar. :)

    Muito bom post, o teu. ;)
     
  7. DyoGo

    DyoGo [email protected] Member

    Nunca usei mas pelas vossas opiniões parece que compensa.
     
  8. nelsondac

    nelsondac Power Member

    photoshops e assim também uso portable... um que uso muito é o everest... mas regra geral instalo as coisas. só instalo mesmo o que preciso e de 2 em 2 meses format C: e o SO mantem-se limpo (pudera... ) fkb
     
  9. Favas

    Favas Power Member

    Queria acrescentar, que não faço milagres e que nem todas as aplicações são por si só portables, o software costumo utilizar para fazer portable apps é o Thinapp da vmware. Software grande como o office 2007 fica assim, sem qualquer bugs. Há mais software de virtualização de registo, mas o thinapp é o meu preferido. Existem outras soluções, mas esta da vmware é um must have, mas não free.

    Cumps
     
  10. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Estava a tentar usar o firefox portable como predefinido no sistema mas ele predefine-me o firefox.exe e não o FirefoxPortable.exe

    Cada vez que o lanço a partir de um link qualquer no msn ou no word, ele inicia o perfil errado porque o firefox.exe usa sempre o perfil do %appdata%.

    Como é que posso definir no Vista o FirefoxPortable.exe como o executável do browser predefinido do sistema?
     
  11. Favas

    Favas Power Member

    Vista
    http://www.winhelponline.com/blog/register-firefox-portable-with-default-programs-in-vista/
    XP
    http://www.winhelponline.com/blog/how-to-set-firefox-portable-as-the-default-browser-in-windows-xp/
     
  12. Rudzer

    Rudzer Power Member

    Desde que comecei a usar o FFp (ja lá vai algum tempo) não quis outra coisa.

    Se quiseres faz um cliff notes da minha opinião, senão eu faço depois :p
     
  13. tonebiclas

    tonebiclas Power Member

    uso o firefox portable porque assim tenho as minhas senhas/marcadores todo num ficheiro executável que estou sempre a copiar
     
  14. Favas

    Favas Power Member

  15. zendragon

    zendragon Power Member

    Eu tb costumo usar portables. Só não esperava que mais gente fizesse isso para correr jogos também.

    Razões já foram mencionadas, e por mim todo o software ou quase devia de ser assim.
     
  16. c3l5o

    c3l5o I'm cool cuz I Fold

    Bem abri isto, mas passei o dia todo a instalar software em vários computadores, não tive tempo de partilhar as minhas experiências.

    Já utilizo software em versão portátil há algum tempo. Começou tudo com o thunderbird e ultimamente evoluiu para outras aplicações, nomeadamente:

    - Keepass (Programa de gestão de passwords) - Uso pela portabilidade entre computadores que uso.
    - uTorrent (Programa de partilha) - Utilizo desde uma fase de constantes formatações.

    Mais recentemente:

    - Firefox (Novamente por uma questão de portabilidade)
    - DarkRoom (Programa focado na escrita, portátil por defeito. Ideal para quem se distrai com tudo e nada.)
     
  17. PanterA

    PanterA Power Member

    Software portable nos meus pc's não tenho nada. Mas costumo usar muito é para levar software para a escola. Como as nossas contas tem algumas coisas retristas os portables funcionam bem.
     
  18. metabolic

    metabolic Power Member

    Uma dúvida para quem usa uTorrent portable:
    É possivel ter o uTorrent e os ficheiros temporários num disco externo sem determinar a drive (de forma a funcionar em qualquer computador independentemente da letra que é associada (D:, E: ...)? Desta forma a qualquer computador que me ligue tenho lá a tralha toda e posso adiantar downloads.
     
  19. pers0wnage

    pers0wnage Power Member

    Uso. Dão algum jeito, principalmente quando as posso usar onde é suposto não ter acesso a nada...
     

Partilhar esta Página