Costumas usar software em versão portable no sistema em vez de uma pen?

Usas software portable a correr do teu disco rígido?


  • Total voters
    269
Uma dúvida para quem usa uTorrent portable:
É possivel ter o uTorrent e os ficheiros temporários num disco externo sem determinar a drive (de forma a funcionar em qualquer computador independentemente da letra que é associada (D:, E: ...)? Desta forma a qualquer computador que me ligue tenho lá a tralha toda e posso adiantar downloads.

Li algures uma forma de como mudar as directorias dos downloads dentro do uTorrent para ele continuar a sacar ou a partilhar, no entanto não consigo encontrar esse artigo agora. Mas para o utorrent continuar os downloads penso que o fullpath terá de ser constante portanto terias de seguir os passos do artigo cada vez que mudasses a letra de caminho dos ficheiros.

Se calhar uma forma de dar a volta a questão seria forçar esse disco externo a usar uma drive letter fixa por exemplo a Z: dessa forma terias sempre o mesmo path.
 
neste momento uso apenas o avant portable. Tinha o avant instalado, mas dava um erro qualquer, então decidi experimentar o portable, e dá sem problemas..
 
Não uso no meu computador porque uso Linux.
Uso em algumas empresas para as quais trabalho para contornar momentaneamente "problemas" de segurança ! :D
Aquele Command prompt portable faz milagres ! :D
 
Custumo usar N softwares assim no trabalho. Não é numa pen, mas sim através de um repositório (servidor), para não ter que os instalar na máquina dos utilizadores. Mesmo na minha uso, em certos casos é mais prático :P
 
Uso por vezes algumas apps que penso que só irei usar uma vez na vida. Mas também poderei ponderar um dia usar um so só com portable Apps. Não criam chaves de registo, e são apagadas quando queremos sem problemas de deixar rastos :)

Cumps ;)
 
Uso, quando é daquele software que sei que só vou usar/testar uma ou duas vezes, e de seguida desinstalar. De resto uso as versões "normais", até porque ter, por exemplo, um Visual Studio 2008 em versão portable é um pouco difícil, dado o tamanho dele, e a quantidade de coisas que ele instala nos mais variados sítios.
 
ja usei e deixei de usar :P

agora vou começar a usar outra vez, principalmente porque ando sempre a trocar do portatil para o fixo :D

uma questao, alguem tem um tuto que explique como tornar um programa num portable? :D
 
Eu uso sempre que possível, e como quase é sempre possível, o software que uso é quase tudo portable.

Benefícios:
  • O software só corre quando é chamado, não há tretas de aplicações secundárias a correr em background. Quanto software não é instalado para a tray que vem agarrado a outro software e que não interessa a ninguém?
  • Não ter de sujar o sistema para usar photoshop, autocad, coreldraw, tudo software que raramente uso, não justifica uma instalação, mesmo o office 2007 que uso com regularidade é portable, pois é prático e não se perde nada com isso, é arrastar a pasta do office para a maquina que eu quiser e está a usar.
  • Sincronização total com outras máquinas, uma vez que é portable basta mover/sincronizar o Firefox para outra maquina/pen e ficas com os teus addons, passwords, etc. O meu computador podia deixar de funcionar amanhã, que eu não perderia nada, cada vez que chego a casa, ela sincroniza o thunderbird, my documents, office, corel, etcetc com o desktop, super prático.
  • A tua maquina tem os mesmos processos a correr depois de um reboot, seja depois de 1 mês, 2 meses ... 1 ano ... n. (basta não dizer sim à UAC) Não há desgaste de instalar e desinstalar software, basta apagar a pastinha.
  • Não tenho um único jogo instalado e sou jogador compulsivo. Exemplos: Assassins Creed, CoD4 e 5, Devil May Cry 4, L4D, Quakes, UTs, Grid, Serious Sam, Dooms, é raro o jogo que não se possa instalar numa VM e mover a pasta para o host e jogar.

Problemas:
  • Software que não dá para ser portable. Java VM, OpenVPN, ffdshow, Hamachi, shell replacements, GTA4 <- ups já tinha dito shell replacements :P.
  • Actualizações/patch, uma vez que não há qualquer referencia se tens X ou Y software instalado, algumas actualizações/patch que vão lá por registo queixam-se que o software não está instalado, é necessário adicionar keys ao registo manualmente.
  • Ter o trabalho a converter aplicações instaláveis para portable recorrendo a uma VM, no entanto compensa pois fica para sempre.
  • Há software que mesmo sendo portable, não compensa a carga de trabalho. Antivirus, VirtualBox, Windows Media Player (sim gosto dele, e não consigo mudar).

Basicamente são estes os pontos fracos e fortes de usar portable apps, para mim compensa, pois sou da área e gosto de perder tempo à frente do computador (ou ganhar), acredito que haja quem, simplesmente, não queira chatear-se com isso.

Cumps


nunca me dediquei muito a investigar este tema, sei da existência de algumas apps, mas nunca me lembrei de ter quase tudo como portable. O que me chamou muito a atenção foi principalmente jogos. Ainda há dois dias fui dar pela falta de 20Gb no C:....uns minutos até me ocorrer a limpeza do disco. Razão: temporary files de instalações de jogos. Sem falar no atrofio para o windows andar a instalar e desinstalar jogos enormes.

Pela qualidade do post que colocaste lanço um desafio (quem sou eu para isso, mas que se lixe): criares um tópico com uma explicação mais detalhada, de como tornar as apps portable, como criar as chaves de registo manualmente, etc.

PS:fazes ideia se o matlab poderia correr como portable, é que aquilo é um 31 para instalar desinstalar, e os milhares (ou milhões lol) de ficheiros daquilo não devem fazer muito bem à saúde do win.
Thanks

Cumps
 
não só uso como faço os meus próprios portables que acho convenientes se bem que agora deixei de usar pois portátil vai para todo o lado mas na altura que nao tinha portátil e precisava de msn, firefox, uTorrent, winrar,... "blablabla wiscas saquetas :D:D:D" era sempre na minha pen de 4gigas que me foi bastante util no meu estágio de secundário...agora na universidade portátil anda sempre atraz de mim

acho que é muito bom os programas portables embora alguns não fiquem a funcionar 100%

é uma excelente alternativa para pessoas que por exemplo na escola precisem de alguns programas como por exemplo o firefox pois andam com a carroça do IE6 e IE7 em alguns casos como no meu secundário acontecia isso e eu com a minha pen meus favoritos e todo personalizado tinha tudo como queria...

modesta opiniao em relação ao browser atenção :D:D

cumps
 
x2 !! uso no portatil...para facilitar :) ate' o autocad ja' existe em portable :) pena...muitos dos softwares que estao disponiveis, nao darem para estas primeiras versoes do 7...ou vice versa.. :)
 
O problema de um tutorial é que o melhor programa de software sandboxing é o VMware Thinapp, ele torna portable quase tudo o que é software. É muito fácil de usar, mas reparem no preço... não é para quem quer, é para quem pode..
Não quero estar aqui com moralidades, mas se este software fosse ao menos "acessível", não exitaria num tutorial, agora assim..
 
Eu uso o PS CS3 ... assim evito de instalar nos computadores da escola ou dos outros se precisar, pois adoro passar tempo a criar cenas por vezes desnecessárias xDDD também o VLC. De resto nunca experimentei mais nada.
 
Costumo usar para Photoshop e etc's principalmente para utilizar nos computadores da faculdade, onde não é permitido instalar muitas coisas.

Em casa, instalo praticamente tudo.
 
Tenho uma dúvida que em parte tem a ver com as Portable Apps.

Quais as grandes diferenças entre o PS CS4 Portable e o PS CS4 normal?

Agradecia resposta. :001:
 
em casa tenho tudo instalado...
mas tenho vários programas versão portable para a escola...pois lá não tenho permissões para instalar nada.
 
Back
Topo