1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Avaria CPU a 25% e led aceso na board

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Power-Hungry, 15 de Maio de 2018. (Respostas: 7; Visualizações: 293)

  1. Power-Hungry

    Power-Hungry Power Member

    Boa noite,
    Estava a jogar e os fps começaram a descer, abri o gestor de tarefas e o cpu não passava dos 25% (clock 0,80 GHz) e comecei a olhar para a board e tinha um led acesso. Desliguei o pc e voltei a ligar e na bios aparecia o clock do CPU 0,80 GHZ em vez dos habituais 3,2 GHz. Liguei o pc e, passado um pouco, o led na board apagou e o processador voltou ao normal. Agora, quando uso o pc, reparo que o led acende e o cpu fica com o clock 0,80Ghz e de vez em quando esse led pisca e o clock oscila ligeiramente (passa os 0,80GHz) e quando o led se apaga o clock fica normal.

    [​IMG]


    De notar que não é qualquer problema com temperaturas, já fiz um stresstest de 10 min e o clock do cpu não desceu (manteve-se nos 3.3GHz o tempo todo e o cpu nem chegou aos 65ºC)...
    Também há qualquer descida do clock da gráfica (mesmo quando o clock do cpu desce).
    Penso que será a board a ir à vida ou talvez a fonte.
    À cerca de um mês adicionei + 2x4GB de Ram e 1 SSD, mas só ontem notei este problema (não sei se está relacionado).

    [​IMG]


    Alguém me pode ajudar a resolver esta situação?
    i5 6500
    Seasonic M12II 620W
    msi h170 gaming m3
    gtx 980ti
    O resto da configuração está na assinatura.
     
    Última edição: 16 de Maio de 2018
  2. Power-Hungry

    Power-Hungry Power Member

    Será que o problema é das rams?
    Em vez de estarem com clocks de 2133Mhz (max da board) estão a 1066... Já ativei o XMP e selecionei manualmente o perfil mas elas não passam desse valor...
    [​IMG]
    As HyperX são de 2666Mhz enquanto que as TeamGroup são 2400Mhz.
     
  3. Tecno Nerd

    Tecno Nerd Power Member

    Se elas são 2133mhz, o standard DDR, significa Double Data Rate (taxa de transmissão de dados dobrada), portanto será 1066 x 2 = ~2133. O valor apresentado está correcto.
     
  4. hug0b0ss

    hug0b0ss Power Member

    Pois como tens dois tipos de ram e velocidades o ideal era na bios forçares tudo a 2400 ou 2666 se aguentar com timings fixos das mais lentas, o ideal para começar é meter em todas as voltagens, timings e velocidade das mais lentas, normalmente a bios faz isto automaticamente mas o ideal é meteres á mão para excluir isso como o problema.
     
  5. SideWalker

    SideWalker Colaborador
    Staff Member

    Mas o CPU fica sempre nos 800MHz?
    Que ele desça até aos 800MHz quando não está a fazer nada é normal. Só tens um problema se ele não subir a frequência quando puxas por ele.
     
  6. Tecno Nerd

    Tecno Nerd Power Member

    Se tem duas marcas de ram, mesmo que tudo arranque e funcione aparentemente bem, arrisca-se a ter blue screens aleatórios mesmo que ocasionais.

    Sempre que possível convém usar rams de marca, modelo e capacidade iguais para a haver sincronia nos ciclos, e o cpu não tenha que fazer um delay à espera de dados.

    O resto é como foi dito, em ambiente windows, o cpu ou tem cores desactivos e / ou clocks mais baixos para poupar energia. Mas ao detectar cargas de trabalho, ele activa os recursos que dispõem conforme o necessário.

    Pode sempre forçar a ter os cores todos activos, só vai gastar mais luz (acho eu...)
     
  7. SideWalker

    SideWalker Colaborador
    Staff Member

    Isso não funciona assim, não vamos agora espalhar o terror! :D
    Ram igual à partida será mais compatível entre si, e mais fácil de puxar em simultâneo a velocidades mais elevadas. Mas não quer dizer que módulos diferentes tornem sempre o sistema instável, bem pelo contrário.
    Hoje em dia é quase certo que qualquer par de módulos funcione em conjunto, às frequências base. Em perfeita sincronia, sem delays e sem blue screens.
    A questão mais parecida com o que dizes são distribuições assimétricas de quantidade de memória pelos canais, que podem fazer com que parte seja acedida em dual-channel e parte em single, com a consequente (provavelmente imperceptível) quebra de performance.
     
  8. Tecno Nerd

    Tecno Nerd Power Member

    x2

    Não quis ser alarmista, e no último paragrafo escreveste exactamente o que eu quis dizer.

    Quando tive um i5 760, cheguei a ter umas gskill eco (2x2), mais tarde (vários anos depois), comprei umas crucial balistix (4x2) porque não havia mais gskill eco.

    Meti todos os pentes a 1600 cl8 @ 1.35v (apesar de terem timings ligeiramente diferentes, de origem). Arrancou, tudo normal e entrava no ambiente de trabalho etc...

    Mas de vez em quando, tinha o bso "NOT LESS OR EQUAL".

    Mais tarde, comprei um Ryzen. E quando puxo as memórias (4x4) a partir de 3133, dá o mesmo erro.

    Resumindo, pode ser coincidência, mas para mim esse bso está relacionado com a ram.
     
    Última edição: 16 de Maio de 2018

Partilhar esta Página