CPU Bloqueado a 0.79GHz Com Bateria

Rethew

Power Member
Boas,

O meu Legion Y540 com um i5 9300H fica bloqueado a 0.79GHz quando o ligo com a bateria. Se ligar o cabo de alimentação volta imediatamente ao normal.

Através do Throttlestop consigo verificar que quando isto acontece o "BD PROCHOT" está ativo tanto no CPU como GPU. Pelo que li este sinal é enviado por algum sensor que não o CPU para o mesmo baixar a frequência devido a temperaturas elevadas, mas este não é o caso.

Se fechar o monitor, deixar hibernar, e voltar a abrir, volta ao normal. Já fiz reset à BIOS uma carrada de vezes, não mexi em nenhum driver nem atualização.

Já contactei o suporte da Lenovo e disseram-me que tinha que ir para reparação. Será que isto precisa de uma motherboard nova?

Cumprimentos.
 
Isso tem haver com o Intel SpeedStep e o TurboBoost, verifica se tens ativos na BIOS.

Desativar BD Prochot poderá ajudar.
 
Última edição:
Isso tem haver com o Intel SpeedStep e o TurboBoost, verifica se tens ativos na BIOS.

Desativar BD Prochot poderá ajudar.
Sim, está tudo default como estava desde que o comprei há 6 meses sem problemas. Desativar o BD Prochot resolve mas não queria esses workarounds, preferia resolver o problema pela raiz.
 
Ele aguenta na boa quando não liga com os pés de fora. Em princípio precisa mesmo de levar uma board nova, deve ser algum sensor marado que por alguma razão só se queixa com a bateria.

Já criei o ticket de reparo para virem cá a casa.
 
Bem, por alguma razão passado 2 semanas parece que voltou ao normal sem ser feita qualquer reparação.

Em relação à voltagem da bateria, não me parece que seja isso visto que quando acontecia bastava pôr o PC a hibernar e voltar a ligar para ficar normal. Ligar e desligar o cabo de alimentação também funcionava.

Muito estranho... Só sei que ficava com o sinal de BD PROCHOT a vermelho no Throttlestop quando acontecia.
 
Última edição:
Back
Topo