Cpu bloqueado no mínimo

Gustavo.Almeida

Power Member
Boas

Venho pedir - vos ajuda para uma situação estranha.

O pc é um Asus TP300LA e tem 12 de RAM e um SSD crucial MX300 525GB. O Windows 10 está actualizado.

Ultimamente não o tenho utilizado e só hoje ao usar mais me apercebi da lentidão e verifiquei que o cpu está a funcionar na frequência mínima.

Tem um i3 4030u (1,9Ghz). Neste momento está bloqueado nos 0,8 GHz.

Já entrei em safe mode e lá efectivamente chega a 1,9.

Em modo normal não passa dos 0,8. Os power settings estão bem: o cpu está a 1,9, arrefecimento em modo activo, cpu pode ir até 100%, enfim, tudo no desempenho máximo. O portátil está a ser alimentado via AC.

Em termos de temperaturas em alguns minutos de uso foi aos 45 graus e na zona de saída nota-se que não está quente.

Portanto, em modo de segurança usa toda a amplitude de funcionamento mas no modo normal do Windows fica com a frequência sempre no mínimo.

Já experimentei abrir diversos programas e o gráfico de desempenho fica com uma linha constante nos 42%, nem baixa nem sobe. Se fechar programas e tarefas a % baixa, com tudo fechado a % raramente passa dos 10.

Estou desconfiado que isto possa ser algum bug do Windows 10.

Alguém tem alguma ideia do que possa ser?
 
Entretanto dei um pulo ao event viewer e encontrei vários erros semelhantes a este:

ESIF(8.4.11000.6436) TYPE: ERROR MODULE: DPTF TIME 462673 ms

DPTF Build Version: 8.4.11000.6436
DPTF Build Date: Apr 27 2018 16:54:10
Source File: ..\..\..\..\Sources\Policies\ConfigTdpPolicy\ConfigTdpPolicy.cpp @ line 206
Executing Function: ConfigTdpPolicy::onDomainPowerControlCapabilityChanged
Message:
DPTF Build Version: 8.4.11000.6436
DPTF Build Date: Apr 27 2018 16:54:10
Source File: ..\..\..\Sources\Manager\EsifServices.cpp @ line 539
Executing Function: EsifServices::primitiveExecuteSetAsTimeInMilliseconds
Message: Error returned from ESIF services interface function call
Participant: TCPU [0]
Domain: PKG [0]
ESIF Primitive: SET_RAPL_POWER_LIMIT_TIME_WINDOW [340]
ESIF Instance: 0
ESIF Return Code: ESIF_E_PRIMITIVE_NOT_FOUND_IN_DSP [2404]


Participant: TCPU [0]
Domain: PKG [0]
Policy: ConfigTDP Policy [0]
 
Entretanto nas opções de energia desapareceu a opção de escolher a frequència de cpu. Já usei a linhja de comandos para remover e adicionar e não aparece (usando o código relativo ao plano de nergia específico).

Por outro lado reparei que estou a ter vários erros no event viewer, talvez por ter remotivdo vários dispostivios relacionados com processador. Neste momento estou a correr o chkdsk, só para ver no que dá.

Acho que vou clonar a partição para outro disco e parte para um reset ao Windows. Se resultar sigo em frente, senão tenho a hipótese de reverter com a cópia.

O Windows 10 pode ter muita coisa boa mas quando nos sai a fava é uma sucata.
 
Entretanto já tenho novidades. Não resolvi o problemas mas já o isolei.

Fiz uma clonagem do SSD para um HDD e neste reinstalei o W10 de raiz. Mesmo assim o cpu está bloqueado no mínimo. Isso permite ver que o problema não é do Windows nem de drivers (outra suspeita minha).

Entretanto ao tentar procurar solução online sobre como resolver o problema percebi qual é o problema.

O controlador de carregamento do portátil avariou e deixou de receber a alimentação. Dado que a reparação completa obrigava a substituir a motherboard e estando eu já a pensar na compra de um portátil novo, optou-se por uma solução mais em conta, desactivar a bateria. Está agora a funcionar como fixo.

Segundo li, alguns portáteis reduzem a velocidade do cpu quando a carga está muito fraca, mesmo que com alimentação AC.

A bateria está fisicamente desligada e o Windows não a detecta. Penso que seja por isso que corre a 0,8 GHz. No modo de segurança do W10 já passa a correr a 1,9 GHz.

Alguém sabe como posso anular a instrução que bloqueia a velocidade no mínimo? :\
 
Back
Topo