CPU demasiado quente com WC, o que acham?

RYZON

Power Member
Boas malta tenho um custom loop de WC, com o seguinte material (vou meter apenas o essencial para nao tornar isto uma seca)

Fonte: Corsair CX750
Board: MSI z87 MPOWER
Processador: Core i5 4670K
Memoria: G.Skill tridentX 16GB 2400Mhz
Grafica: Sapphire R9 290 4GB TRI-X OC

O loop é composto pelo seguinte:

1 RAD Mayhems Havoc 360MM
1 RAD phobya g changer 120mm
1 universal gpu block (ebay)
1 universal CPU block (ebay)
1 bomba SC600 DC 12v
1 reservatório

foto a demonstrar como esta:



o bloco:



a questão agora é esta, eu com o bloco universal desses baratos do ebay no gpu 5* a grafica nao passa dos 45º em OC, foi uma descida de quase 50º, agora no que toca a CPU as coisas estão feias a 4.00Ghz a 1.168V tenho temps de mais de 80º no linx o que não é nada normal já testei com delid sem delid com mx-4 e com gryzzly conduct e as diferenças são insignificantes, eu a ar com um h70 tinha ligeiramente menos que isto, eu tive a oportunidade de testar com outro bloco mas tambem era chines desses baratos de 20 e tal $, e os resultados foram os mesmos, o que vos parece? será mesmo destes blocos? o meu medo é estar a investir 60 ou 80€ num bloco bom e continuar tudo na mesma :/

Fiz o teste com a bios default sem oc's nada e a temperatura baixa uma coisa mínima estamos a fazer de menos 5º o que não é nada normal, usando linx
 
Última edição:
Esse bloco é um pouco esquisito, por outro lado devias ter o circuito de circulação da água bomba/cpu/gráfica/radiadores.
Ou em alternativa bomba/cpu/rad120 colocado atrás na caixa/gráfica/rad grande
 
Esse bloco é um pouco esquisito, por outro lado devias ter o circuito de circulação da água bomba/cpu/gráfica/radiadores.
Ou em alternativa bomba/cpu/rad120 colocado atrás na caixa/gráfica/rad grande

o bloco é este:
https://www.ebay.com/itm/PC-CPU-Wat...608258?hash=item362fa57bc2:g:pUIAAOSwM1Jays1N

acredito que não seja grande coisa, mas como o da grafica funcionou tao bem estou naquela, até ja fiz o teste de ligar o loop sem a grafica mas as temps nem mudam, por isso acredito que essa questão do loop não ser o mais adequado desta forma também não se coloca porque não muda nada não tendo a grafica ligada.

a ideia de ter ligado o loop dessa forma é como estas graficas aquecem bem, passar pelo pequeno rad e arrefecer um pouco antes de ir para o cpu
 
Qual é a conductibilidade térmica desse bloco? Provavelmente é uma liga metálica chinesa e não faz o devido efeito :wscared:

Essa bomba é de 500 l/h, certo? Qual é o líquido que estás a usar?
Experimenta inverter o circuito e ver as temperaturas de cpu e gráfica em load.

Infelizmente no que toca ao watercooling tem que se investir, e material no eBay é sempre um risco.
 
Qual é a conductibilidade térmica desse bloco? Provavelmente é uma liga metálica chinesa e não faz o devido efeito :wscared:

Essa bomba é de 500 l/h, certo? Qual é o líquido que estás a usar?
Experimenta inverter o circuito e ver as temperaturas de cpu e gráfica em load.

Infelizmente no que toca ao watercooling tem que se investir, e material no eBay é sempre um risco.

Sinceramente condutibilidade nao faço ideia nao encontro nada a falar disso.
Em relação a bomba tambem não sei mas esta bomba estava ligada a um loop com 2 rads de 360 e a funcionar top.
Em relação ao circuito cheguei a inverter no inicio e com grafica off e tudo igual.

parece tudo bater para ser o bloco... mas como o do gpu funcionou tao bem eu ainda andei a ver se apanhava algum bloco de qualidade no olx nem que fosse para testar e ter a certeza mas nao ha nada decente, tenho medo de investir mais 100€ e ficar igual, senao antes prefiro vender os rads que ainda tem algum valor e comprar um bom sistema a ar e nao me chateio mais
 
o problema deve ser mesmo o bloco não valer um chavelho em condutividade de calor, dai as temperaturas altas, um bom bloco para CPU em cobre é caro, o meu á uns anos ficou em cento e tal euros, mas é outra loiça que não tem nada haver com esse baratos do ebay...
 
Arranja um bloco decente, pode ser esse ou outro como um WATERCOOL Heatkiller (tenho um em cobre/acrilico) e coloca o loop como te disse.
As fans do rad 360 tambem aconselho a colocares entre a caixa e o rad a puxar ar do exterior/frente..
 
Arranja um bloco decente, pode ser esse ou outro como um WATERCOOL Heatkiller (tenho um em cobre/acrilico) e coloca o loop como te disse.
As fans do rad 360 tambem aconselho a colocares entre a caixa e o rad a puxar ar do exterior/frente..

Vou fazer isso vou comprar um bloco decente e alterar o loop como disseste, para testar
em relação as fans as 6 fans do rad de 360 estao a puxar ar de fora para dentro.

Estava agora a ver blocos conheces este bloco? vale alguma coisa? esta com um desconto muito bom numa loja .es

EKWB EK-Supremacy EVO Acetal - https://www.ekwb.com/shop/ek-supremacy-evo-acetal

depois tem este mas custa cerca de 20€ a mais:

https://www.ekwb.com/shop/ek-supremacy-evo
 
A EK costuma ter bom material, pessoalmente da ek só tenho um rad 360, nunca usei blocos deles.
Quanto às fans deixa estar não mexas, na foto só vejo as 3 interiores e pensei que só tinhas essas.;)
 
Sim, não tenho queixa, ele faz o que pode para manter o meu 7820X dentro de temps razoáveis, coisa que não é fácil, ainda não lhe fiz delid.
 
Eu vou ver estes proximos dias qual bloco comprar e depois posto aqui resultados, acabei por descobrir tambem um bloco que falam muito bem a menos de 50€
Alphacool NexXxoS XP³ Light Acetal
 
1 sabes que linx é um teste de cpu, mete o pc a correr furmark que ves as temperaturas do gpu a subir...
2 a ordem do loop não importa, desde que tenhas a entradas nas portas correctas (portas in/out), e convem ter o res sempre antes da bomba por questões de ao encher o loop não correr a bomba seca.
3 esse bloco pode ser de menor qualidade e nunca vai bater um marca conhecida mas acho estranho estar com essas temps na medida que vi este video
aos 8:53 tens lá o teu bloco emparelhado com material raneiro e obteve 65º (em comparação o ek fez 60º 5960x 4ghz), certo que não sabemos a temp ambiente, mas mesmo assim acho que 80º para essa tensão está muito alto mesmo com esse bloco (o bloco é em cobre e com canais). Por isso verifica se tens isso bem montado, se está a fazer bom contacto com o heat spreader e se isso tem portas in/out especificas e tens bem montado.
5 o delid foi feito como deve de ser, é que se for mal feito podes ficar com pior performance do que com tim normal...
 
Última edição:
1 sabes que linx é um teste de cpu, mete o pc a correr furmark que ves as temperaturas do gpu a subir...
2 a ordem do loop não importa, desde que tenhas a entradas nas portas correctas (portas in/out), e convem ter o res sempre antes da bomba por questões de ao encher o loop não correr a bomba seca.
3 esse bloco pode ser de menor qualidade e nunca vai bater um marca conhecida mas acho estranho estar com essas temps na medida que vi este video
aos 8:53 tens lá o teu bloco emparelhado com material raneiro e obteve 65º (em comparação o ek fez 60º 5960x 4ghz), certo que não sabemos a temp ambiente, mas mesmo assim acho que 80º para essa tensão está muito alto mesmo com esse bloco (o bloco é em cobre e com canais). Por isso verifica se tens isso bem montado, se está a fazer bom contacto com o heat spreader e se isso tem portas in/out especificas e tens bem montado.
5 o delid foi feito como deve de ser, é que se for mal feito podes ficar com pior performance do que com tim normal...


1- sim as temps que falei de GPU foi usando o furmark obvio, as entradas in out tambem estao correctas, realmente é estranho estas temps ja confirmei montes de vezes se estava a fazer contacto ate usei 2 pastas termicas diferentes, com ihs e sem ihs, o delid nao tem influencia porque sempre usei o cpu em delid mesmo quando tinha o h70 ha mais de 4 anos, vou tentar descobrir alguem que tenha algum bloco parada para poder testar, ja agora se alguem tiver a ler isto e tenha algum bloco que me diga
 
Estava agora a ver blocos conheces este bloco? vale alguma coisa? esta com um desconto muito bom numa loja .es

EKWB EK-Supremacy EVO Acetal - https://www.ekwb.com/shop/ek-supremacy-evo-acetal

depois tem este mas custa cerca de 20€ a mais:

https://www.ekwb.com/shop/ek-supremacy-evo

Eu tenho o Supremacy (o de 2013, esse Evo é a evolução) e acho-lo bastante competente. As temps rondam a casa dos trinta e muitos, mas tenho o circuito a ir primeiro à gráfica. Podes sempre tentar arranjar algum EK em segunda mão, fica mais em conta (alguém que tenha trocado de socket ou assim).
 
um pequeno update, andei aqui em testes, com este bloco chines, coloquei a grizzly conductonaut direto no cpu/cooler sem IHS e surpresa as temps baixaram drasticamente cerca de 30º, estou em testes a tentar perceber ate que voltagem posso ir, para já coloquei a 1.42v o que se calhar é demasiado mas diga-me alguma coisa as temps nao passaram de 78º mas passado umas horas o prime95 em smallfft vai abaixo mas o pc continua a trabalhar coloquei o cpu a 4.5 nao sei será que necessita ainad de mais voltagem? ja começa a ser demais nao?

Talvez o ideal será nao passar dos 1.3V para manter isto seguro e estavel e tentar procurar o maximo que posso ir dentro dos 1.3v certo?
 
Última edição:
Back
Topo