Cpu do portátil

Jorge Candeias

Power Member
Olá ppl.

Este é o meu 1º post e gostava que me tirassem a seguinte duvida:

Tenho um p4 no portátil 3.06 skt 478 e gostava de saber se ele dá na board (asus p4s8x-x) do desktop sem problemas.

O cpu tem lá:

3.06GHz/512kB/533
SL726 MALAY

Ele tem multiplicador 23 e 12
E já agora esclareçam-me se tem HT ou não, ja que o portátil não diz essa informação, parcendo-me que não suporta o HT.


Desde já um obrigado,
Cumprimentos
 
sim dá na board do teu desktop sem problemas.
creio que não tem HT uma vez que é a 533 MHz de fsb, mas... acho que os 3,06 GHz a 533 MHz foram os primeiros a ter Hyperthreading sendo o teu PC um pouco antigo a mobo pode não suportar, mas o cpu ter essa opção, só testanto numa board com hyper threading, de qq maneira... e pelo que vi, acho que não
 
Obrigado pela resposta I Eat All

E comé que é a situação do multiplicador?
será que o cpu na fica "entalado" por ser mobile e mudar de multiplicador quando lhe aptece?


ps: a board suporta o HT

Cumprimentos
 
Jorge Candeias disse:
Obrigado pela resposta I Eat All

E comé que é a situação do multiplicador?
será que o cpu na fica "entalado" por ser mobile e mudar de multiplicador quando lhe aptece?


ps: a board suporta o HT

Cumprimentos

Esse CPU não é mobile. É um CPU desktop normal (porque achas que o teu portátil aquecia tanto? :D )
 
em principio isso vai trabalhar bem.
quanto ao HT, é assim, é suposto esse CPU suportar HT,acho que não sairam 3.06 sem HT(se sairam não devem ter sido muitos).
agora o que podia acontecer no teu portatil, era a board não suportar o ht... mas isso sou eu a especular, n sei de que portatil se tratava, nem qual é a board onde o vais montar.
 
kazuza disse:
Esse CPU não é mobile. É um CPU desktop normal (porque achas que o teu portátil aquecia tanto? :D )

pode ser mobile... existem Pentium 4 M

o facto de não serem efectivos energéticamente não faz com que não o sejam, mas também pode ser um daqueles primeiros P4's portateis que eram mesmo, os do desktop... e ficavam mais baratos por isso. mas eu lembro-me de os ver quando 2.4 GHz era a bomba

também existem amd 2500+ mobile e amd 3000+ e não são propriamente "amigos" da bateria e também aqueçem bastante, mas isso não faz com que não sejam para portátil.

EDIT:
Jorge Candeias disse:
(...)E comé que é a situação do multiplicador?
será que o cpu na fica "entalado" por ser mobile e mudar de multiplicador quando lhe aptece?
Cumprimentos

o multiplicador é sempre bloqueado nos intel não tens problemas com isso, mas o que se passa nos portateis intel é o "speedstep" mas não sei... se o speedstep é permitido pelos chipsets da motherboard ou pelo cpu em si, mas mesmo que desse numa board de secretária desde que não instales o software dessa função ela fica desligada.
 
Última edição:
O multiplicador do cpu muda mesmo de 12 para 23, comprovado pelo CpuZ,
agora este cpu tb é suposto alternar a vcore de 1.2V para 1.55V mas isso nao consigo ver de maneira nenhuma :( . Já fiz 30 por uma linha só para a conseguir medir, só falta mesmo com o multímetro...

Realmente o Kazuza deve ter um dedo que adivinha, este cpu quando tem uma "loadzita" é logo um bafozinho a sair da parte de trás.

Mas em idle a história é outra... o silencio é total :cool:

A board do desktop tenho a certeza de que suporta o HT, agora a do portaatil acho que não.


Cumprimentos.
 
Por partes:

O cpu é efectivamente um mobile , mas não é um P4-M .
A designação da Intel para o SL726 é " Mobile Intel Pentium 4". É quase identico à versão desktop, só que este suporta multi-vcore e 2 multiplicadores. Vai de 1.55v em modo performance a 1.20v em battery mode.
O multiplicador é 23x e 12x. Este cpu não suporta HT.

Ao colocares esse cpu numa board desktop, penso que vai acontecer o mesmo que acontece aos Intel P4-M ... vai ser detectado com o multiplicador mais baixo (12x), só não sei se ficará em FSB 400 ou 533, mas presumo que seja 533, dado que nas specs diz suportar os 1.60ghz ( 12x133).

Se isto acontecer, só resta aumentar o FSB para subir um bocado a frequencia do cpu, mas nunca mais chegas aos 3.06ghz.

Processor type Intel Mobile Pentium 4
Part number RK80532GE083512
Package type 478-pin FC-mPGA4
Processor speed (GHz) 3.06/1.60
Bus speed (MHz) 533
L2 cache size (KB) 512
Manufacturing technology (micron) 0.13
Core voltage (V) 1.550/1.200
Case temperature (°C) 100
Core stepping D1CPUID 0F29h
 
Back
Topo