CPU e RAM divisores/frequencias?

Blue_Ray

Power Member
boas people

a minha config:

P4 northwood skt478 2,66ghz(FSB533)@3,2ghz(FSB640) (zalman 7000b-cu cooler)
board P4P800 deluxe
RAM 1gb (2x512mb) DDR s3+ pc3200 cl2.5 @ 2.5-4-4-8
grafica GF 6800GS 256MB AGP
HDD maxtor ide 160GB e seagate ide 80GB

tou com agumas duvidas , tive a pesquisar um pouco e reparei que ha varias recomendaçoes: que o FSB:RAM seja 1:1, que o overclock a ram nao seja maior que o do fsb. Neste momento tenho 4:5,com isto a ram ta a funcionar a 400mhz, so que para ter 1:1 a ram fica a funcionar a 320mhz pois tenho de baixar a frequencia das memorias.

A minha duvida é qual é melhor em termos de performance/estabilidade ter a memorias a funcionar ao maximo(400) ou ter a config a 1:1?
É que tambem ja li que nao adianta ter as memorias mais rapidas que o fsb(133x4).

cumps
 
RAM 1gb (2x512mb) DDR s3+ pc3200 cl2.5 @ 2.5-4-4-8

Essas memórias não fazem 2.5-3-3-6/7?

tou com agumas duvidas , tive a pesquisar um pouco e reparei que ha varias recomendaçoes: que o FSB:RAM seja 1:1, que o overclock a ram nao seja maior que o do fsb. Neste momento tenho 4:5,com isto a ram ta a funcionar a 400mhz, so que para ter 1:1 a ram fica a funcionar a 320mhz pois tenho de baixar a frequencia das memorias.

A minha duvida é qual é melhor em termos de performance/estabilidade ter a memorias a funcionar ao maximo(400) ou ter a config a 1:1?
É que tambem ja li que nao adianta ter as memorias mais rapidas que o fsb(133x4).

"Overclock da RAM não seja maior que o do FSB"

Aqui não interessa falar de overclock, apenas de frequências ;)

O que não é bom (em termos de desempenho) é ter as memórias mais lentas que o FSB
. Isto porque usando 5:4 a frequência equivalente do CPU a 1:1 será menor que a real (p. ex. quando tinha este a 240x15=3.6GHz e as memórias a 192MHz, usando o mesmo divisor, o desempenho era semelhante a um 3.5GHz 1:1).

Mas pronto, se as memórias limitam, paciência, usa o divisor.

Caso contrário, até é bom terem maior frequência que o CPU (diminui os ciclos de latência no processamento de dados pelo cpu, uma vez que a memória é mais frequente :))

Estabilidade dos divisores - claro que são estáveis, o que pode ficar instável são as memórias e/ou o cpu com as frequências dadas pelo divisor. O divisor não tem culpa disso :p
 
Back
Topo