Problema CPU Fan inicia, pára e recomeça.

Dav1dante

Power Member
É um problema estranho que acontece desde que montei este computador. Não é que me faça grande confusão, mas preferia que não acontecesse.
Basicamente quando inicio o PC, o cooler começa, meio segundo depois pára, e recomeça, fazendo um grande barulho. Para além disso, noto que o PC faz, na minha perspectiva, mais barulho do que devia quando jogo jogos pesados (Far Cry 3, Planetside 2 etc.). Alguma ideia do que se trata e de como arranjar?

Motherboard: ASRock Z77 Pro3
CPU: Intel 3570k com Stock Cooler
Fonte: XFX550W
8GB Ram

Video do problema (peço desculpa não ter grande qualidade, é o que se arranja...)
 
o meu pc da assinatura também faz isso, carrego no botão power, começam param, e depois o pc inicia de verdade normalmente.
Penso que seja normal
 
Boas...

Amigo... é natural acontecer isso sobretudo se estiver a jogar... Quando joga um jogo 3D não é só a gráfica que trabalha... o cpu também é muito usado para esse tipo de tarefas e logo se o sistema está em carga o CPU aquece até um determinado valor (estipulado pela bios se não fez alterações de valores) em que a fan entra em rotação máxima (progressiva ou logo a 100%) para baixar a temperatura do mesmo...
a minha abit faz o mesmo e penso que seja um "boot de teste inicial" antes de arrancar. e quanto á fan iniciar logo a 100% e reduzir 1 seg depois é perfeitamente natural esta descansado.
 
Boas, vou aproveitar o tópico para colocar aqui a questão.

O stock cooler do cpu, dá-me umas informações estranhas, tanto no HWMonitor como no speedfan, que é o seguinte; apesar de estar sempre a trabalhar, tanto num, como noutro programa ora aparece como tendo 1400 rpm como aparece tendo 0 rpm (no gráfico do speedfan aparece informação em formato W, não sei se estão a compreender).

Isto apesar de estar sempre a trabalhar. Faz esta variação de informação a cada 15/20 segundos

Qual será o problema?

A board é a que está na assinatura
 
Isso à partida são erros de leitura. Pode ser devido à motherboard ser recente e o HWMonitor ainda não conhecer o sensor/saber interpretar a informação deste.

Também pode ser porque selecionaste na BIOS um perfil silencioso para a ventoinha do CPU, e a própria motherboard não consegue ler abaixo de um determinado limiar, e por isso reporta o valor 0.
 
No speedfan dá a mesma leitura.

Tenho que ver na BIOS (a ver se acho o sítio) essa cena dos perfis. Já li algures que a rpm máxima deste cooler é 2040, agora a rpm mínima não sei.

É normal dar info incorrecta, abaixo de uma certa rpm?
 
Lembro-me disso por vezes me acontecer com uma motherboard P4P800-E Deluxe (socket 478), mas acho que era só em situações muito particulares (overclock, temperatura acima do recomendado, algo deste género).

No teu caso, será normal se for a questão da motherboard não conseguir medir/reportar abaixo de certo valor, de resto será sensor avariado ou não totalmente suportado pelos softwares.

Vê se a ASRock tem algum software para medir esses valores nessa motherboard, e verifica se acontece o mesmo.

Se fosse eu, vendo que a ventoinha não para/acelera/desacelera sozinha, não me preocupava muito. As motherboards recentes desligam o sistema se o CPU sobreaquecer e aguentam temperaturas altas no CPU (70ºC+) durante bastante tempo, por isso mesmo que a ventoinha deixe de funcionar repentinamente, tens sempre esta protecção que pode actuar.
 
Última edição:
Back
Topo