1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema CPU Fan inicia, pára e recomeça.

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Dav1dante, 17 de Fevereiro de 2013. (Respostas: 7; Visualizações: 708)

  1. Dav1dante

    Dav1dante Power Member

    É um problema estranho que acontece desde que montei este computador. Não é que me faça grande confusão, mas preferia que não acontecesse.
    Basicamente quando inicio o PC, o cooler começa, meio segundo depois pára, e recomeça, fazendo um grande barulho. Para além disso, noto que o PC faz, na minha perspectiva, mais barulho do que devia quando jogo jogos pesados (Far Cry 3, Planetside 2 etc.). Alguma ideia do que se trata e de como arranjar?

    Motherboard: ASRock Z77 Pro3
    CPU: Intel 3570k com Stock Cooler
    Fonte: XFX550W
    8GB Ram

    Video do problema (peço desculpa não ter grande qualidade, é o que se arranja...)
     
  2. xXSantyXx

    xXSantyXx Power Member

    o meu pc da assinatura também faz isso, carrego no botão power, começam param, e depois o pc inicia de verdade normalmente.
    Penso que seja normal
     
  3. Dav1dante

    Dav1dante Power Member

    Não creio que seja... o meu irmão tem a mesma motherboard e o intel 2500k com o stock cooler e isto não lhe acontece...
     
  4. kikoakanando

    kikoakanando Banido

    Boas...

    Amigo... é natural acontecer isso sobretudo se estiver a jogar... Quando joga um jogo 3D não é só a gráfica que trabalha... o cpu também é muito usado para esse tipo de tarefas e logo se o sistema está em carga o CPU aquece até um determinado valor (estipulado pela bios se não fez alterações de valores) em que a fan entra em rotação máxima (progressiva ou logo a 100%) para baixar a temperatura do mesmo...
    a minha abit faz o mesmo e penso que seja um "boot de teste inicial" antes de arrancar. e quanto á fan iniciar logo a 100% e reduzir 1 seg depois é perfeitamente natural esta descansado.
     
  5. otrop

    otrop Banido

    Boas, vou aproveitar o tópico para colocar aqui a questão.

    O stock cooler do cpu, dá-me umas informações estranhas, tanto no HWMonitor como no speedfan, que é o seguinte; apesar de estar sempre a trabalhar, tanto num, como noutro programa ora aparece como tendo 1400 rpm como aparece tendo 0 rpm (no gráfico do speedfan aparece informação em formato W, não sei se estão a compreender).

    Isto apesar de estar sempre a trabalhar. Faz esta variação de informação a cada 15/20 segundos

    Qual será o problema?

    A board é a que está na assinatura
     
  6. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Isso à partida são erros de leitura. Pode ser devido à motherboard ser recente e o HWMonitor ainda não conhecer o sensor/saber interpretar a informação deste.

    Também pode ser porque selecionaste na BIOS um perfil silencioso para a ventoinha do CPU, e a própria motherboard não consegue ler abaixo de um determinado limiar, e por isso reporta o valor 0.
     
  7. otrop

    otrop Banido

    No speedfan dá a mesma leitura.

    Tenho que ver na BIOS (a ver se acho o sítio) essa cena dos perfis. Já li algures que a rpm máxima deste cooler é 2040, agora a rpm mínima não sei.

    É normal dar info incorrecta, abaixo de uma certa rpm?
     
  8. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Lembro-me disso por vezes me acontecer com uma motherboard P4P800-E Deluxe (socket 478), mas acho que era só em situações muito particulares (overclock, temperatura acima do recomendado, algo deste género).

    No teu caso, será normal se for a questão da motherboard não conseguir medir/reportar abaixo de certo valor, de resto será sensor avariado ou não totalmente suportado pelos softwares.

    Vê se a ASRock tem algum software para medir esses valores nessa motherboard, e verifica se acontece o mesmo.

    Se fosse eu, vendo que a ventoinha não para/acelera/desacelera sozinha, não me preocupava muito. As motherboards recentes desligam o sistema se o CPU sobreaquecer e aguentam temperaturas altas no CPU (70ºC+) durante bastante tempo, por isso mesmo que a ventoinha deixe de funcionar repentinamente, tens sempre esta protecção que pode actuar.
     
    Última edição: 22 de Maio de 2013

Partilhar esta Página