CPU Fan muito acelerada a jogar

JonasBigBoy

Power Member
Boas.

Isto já se passa com o meu PC de casa à mt tempo mas só agora é que me lembrei disso
Isto é assim - Quando vei o PC à coisa de 2 anos instalei o Far Cry 1 e reparei que a jogar a CPU Fan está a acelerar. Passa dois meses a velocidade deve ter duplicado. a ultima vez que isto aconteceu foi a jogar sims 2 com todas as espançoes e a jogar wwe raw.

O CPU é um Pentium 4 531, LGA775
3Ghz, 1MB L2 Cache, 800 Mhz FSB

Alguem sabe de onde é o problema? CPU? Dissipador? Fan? (as definições são as default e não quero soluções com programas para as mudar
 
Boas,

é preciso saber o seguinte :
- temp do cpu em full e idle.
- velocidade da fan em full e idle.
- tipo de caixa usada e quantas fans tem
- temperatura na caixa.
 
Também já limpas-te o cooler? O facto da velocidade ter duplicado como dizes deve ter a ver com uma bela de uma camada de pó em cima do cooler.

Chegou me ca noutro dia um cooler que tinha uma camada perfeita de pó de 2 milimetros na totalidade circular do cooler...
Tirou-se umas fotos, mas não fiquei com nenhuma e quem as tinha já se foi embora.
 
Aplicações e temperaturas não parecem ser muito importantes para este utilizador por isso que tal sugerir antes maneiras de solucionar o problema em vez de estar a tentar obter dados que praticamente já sabemos quais são?

JonasBigBoy, se a ventoinha do processador acelera é porque sente a necessidade de dissipar calor.
A coisa mais simples e provavelmente mais eficiente que podes fazer é abrir a caixa e aspirar as ventoinhas e o dissipador.

Diz-nos se melhorou alguma coisa.
 
o dissipador e a ventoinha tão óptimos, não tem pó visivel. Poderá o processador aquecer demais. É porque isto acontece desde que ele veio. Está sempre a piorar. Nos ultimos tempos tem estado sempre com os mesmos decibeis de barulho. Mas é que faz mesmo muito barulho. Parece que vai explodir. Tipo jogos como o manhunt ao maximo não acontece nada e num jogo com o wwe raw ele começa a acelerar. Não sei se interessa mas eu tenho um GeForce 4 MX440 sem ventoinha e sem aquela especie de creme por debaixo do dissipador. não sei se muda o caso.
 
Pá isto é muito simples, ele dispara loucamente porque está a ficar muito quente. O creme como dizes é pasta térmica que serve para conduzir as temperaturas para os dissipadores para dissipar as temperaturas.
Sé ele esta a ficar muito quente alguma coisa está a mal ai, ou tas sem pasta térmica no CPU, o que pode fazer com que o CPU não consiga arrefecer o processador com facilidade, já vi casos em que se esquecem da pasta térmica quando vem de fabrica, o meu próprio PC esteve uns tempos sem pasta térmica, não ia a baixo, mas tinha os mesmo sintomas que o teu.

Isso de ao longo do tempo estar a fazer mais barulho das duas uma,
1- Ou o CPU esta a ser mais puxado o que é facilmente justificado devido aos programas puxarem mais nos dias de hoje.
2- Esta sujo o cooler etc.. E não consegues ver muito bem.


Quanto a tua gráfica, pah isso é do século passado mesmo. Nada se pode fazer. Nem sei como jogas.
 
A pasta só a tirei da placa grafica. No CPU ta tudo direitinho.

Falas em puxar pelo CPU. Ela acelera e muito no WWE Raw e só pede 800mhz.
Garanto-te tambem que ta tudo limpinho. Isto de acelerar aconteçe desde que veio mas cada vez piorou. Não é sujo.

1º - Dissipador tem algum problema
2º - Placa grafica a fazer muito calor
3º - CPU tá tolo

São as hipoteses que dou

EDIT: Com essa placa jogo jogos antigos que não joguei: Max Payne, Manhunt etc
 
Última edição:
Boas.

Isto já se passa com o meu PC de casa à mt tempo mas só agora é que me lembrei disso
Isto é assim - Quando vei o PC à coisa de 2 anos instalei o Far Cry 1 e reparei que a jogar a CPU Fan está a acelerar. Passa dois meses a velocidade deve ter duplicado. a ultima vez que isto aconteceu foi a jogar sims 2 com todas as espançoes e a jogar wwe raw.

O CPU é um Pentium 4 531, LGA775
3Ghz, 1MB L2 Cache, 800 Mhz FSB

Alguem sabe de onde é o problema? CPU? Dissipador? Fan? (as definições são as default e não quero soluções com programas para as mudar

Tens um Pentium 4? Então o problema resido aí.

Esses processadores são excelentes para grelhar batatas ou para assar frangos (Quins).

Desculpa a ironia, mas eu tenho um e sei bem como é. Basta abrir qualquer programa para o computador se transformar num motor de avião. Por pouco levanta voo.
 
Back
Topo