CPU-GPU em 2008 (45nm) diz a AMD...

Entao para isso crias nucleos especializados para essa tarefa e resolve-se essa situaçao. Simples.
Existem tantas possiblidades de fazer tanta coisa.....
Não é para esse sentido que a tecnologia se está a dirigir.

O futuro (a longo prazo) está em ter arrays gigantes de pequeníssimos processadores que são capazes de acelerar qualquer tipo de cálculos.
O aparecimento de chips e placas discretas foram uma necessidade para o desenvolvimento independente de várias tecnologias, mas a partir do momento em que um só chip (ou vários iguais em paralelo) puder tratar de tudo sem restrições de poder de processamento e largura de banda, as placas discretas eventualmente terão os dias contados.

Fica muito mais barato às fábricas ter uma só super-produção em massa de um chip (ainda que seja muito complexo) do que criar divisões para vários chips diferentes. Ao concentrar os esforços de melhorar os yields e performance em um só chip, conseguem por os produtos no mercado muito mais rapidamente e mais barato (devido à massificação).

A AMD viu isso e a Intel tambem. Se o objectivo da AMD a longo prazo fosse o de criar sistemas low-end com gpu integrado, então não teria comprado o gigante das gráficas que é a ATI, a bitboys ou a powervr chegavam.
 
Última edição:
a longo prazo pode ser q de frutos a curto prazo vai ser mais um solução low budget ... em vez de graficas integradas temos o dual cpu+gpu ....

pode ser q um dia as coisa sejam diferentes ... as voodo tb apareceram e desapareceram .. muitos anos mais tarde aparece o sli ... o conceito é o mesmo e so apareceu depois mesmo da nvidia comprar a 3dfx .... e uma questão de reinventar .... mas temos de esperar anos para ver ...
 
a longo prazo pode ser q de frutos a curto prazo vai ser mais um solução low budget ... em vez de graficas integradas temos o dual cpu+gpu ....

pode ser q um dia as coisa sejam diferentes ... as voodo tb apareceram e desapareceram .. muitos anos mais tarde aparece o sli ... o conceito é o mesmo e so apareceu depois mesmo da nvidia comprar a 3dfx .... e uma questão de reinventar .... mas temos de esperar anos para ver ...
O SLI pouco ou nada tem a ver com esta situação. Aliás, não esteve parado e não precisou de reinvenções, apenas adaptações. O SLI nunca deixou de ser usado, apenas teve de adquirir outra forma porque o bus PCI tornou-se demasiado lento para mover texturas e o AGP só suportava uma placa. Entretanto, usou-se o SLI e derivados muitas vezes ao longo dos anos, mas apenas ligando gpus dentro da mesma placa. Voodoo 5500, Rage Fury MAXX, Volari Duo, todas usaram conecções entre gpus semelhantes (embora alguns usando aproximações diferentes) ao SLI.
Chegando o PCI-express já foi possível ter duas placas com largura de banda suficiente, e o nome SLI voltou... mas foi só o nome. O método sempre esteve presente.
 
Mais rapido em vertex shading, apenas um SPE tem mto mais poder de processamento vertex's que todos os 8 pipes da RSX.

Mas a Nivel de Pixel Shading, não se equipara sequer, por isso é que o RSX está lá, senão, n era preciso.

Meu caro, poder de cálculo mede-se em # de adições,/ multiplicações e divisões por unidade de tempo. Não é por Vertexções nem Pixelões (embora se possa estabelecer relações). Se assim fosse, pegava numa FPGA e fazia-te o "adicionador" mais rápido do mundo e podia dizer aos quatro ventos que tinha o chip com a maior capacidade de processamento.
 
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