• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes CPU / Gráfica e RAM

matavelhos

Power Member
Boa noite, há cerca de 2 anos montei um PC com as seguintes características:



Só que já começa a claudicar um bocado. Isto é para um miúdo que está no 10 ano e vai conhecendo mais jogos e tal.

Em principio vou meter mais 8GB de RAM da mesma que lá está (40€ que não conta para o orçamento) para ficar com 16GB , além disso estou a pensar em ou meter um Ryzen 5 com gráfica integrada, ou meter uma gráfica, e mais tarde mudar o cpu para um sem gráfica.

O que me dizem?

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

150€ Queria aproveitar a Black Friday

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
CPU ou Gráfica ou CPU com gráfica integrada

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (1920*1080)
c) Office / Navegação web / Filmes


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Aproveitar a black Friday se der, senão até ao Natal.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Print em cima

6) Vais fazer Overclock?
Nop

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


b. Processador (Intel ou AMD)
> Talvez, AMD.


d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> Igual à que tenho

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> Single, tanto faz.


8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Não

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Achas que é melhor passar já para uma gráfica dedicada e mais tarde atualizar o CPU ? A mudança na gráfica trará um impacto notório nos jogos ou o CPU actual pode capar a coisa?

A minha dúvida era mesmo por aí. Eu penso que não valerá a pena passar para um ryzen 5 3400G. Penso que a diferença não será assim significativa.

Já agora, entre uma ATI e uma Nvidea… Há vantagens em ir para a ATI devido a ter AMD?
 
Sim uma gráfica dedicada vai fazer imensa diferença, mesmo que o cpu possa capar um pouco a performance.
Abaixo dos 140€ a única coisa decente é a rx570...nos 170€ tens as GTX 1650 super e RX 580 8GB que são ambas boas escolhas com performance semelhante. É capaz de haver promoções de black friday nestas últimas que as metam nos 150€
 
Vou ver se apanho a 1650 super a 150€.

A RX 580 parece-me mais cara e mais fraca um bocadito. Mesmo tenho os 8GB de memória.

A 1650 super parece ser uma boa relação custo beneficio. Infelizmente não fará grandes maravilhas a longo prazo, mas deve dar para aguentar as coisas um par de anos.

Acho que com a 1650 super, 16GB de RAM, e mesmo com o Ryzen 3 2200g fica porreiro para o que ele quer e para os € que há. Mais tarde muda-se o processador e mete-se um SSD M2.

PS: Alguma gráfica um pouco acima do orçamento que valha a pena manter de baixo de olho nestas promos?
 
Elas estão no mesmo nível de performance, a 580 tem mais VRAM, a gtx 1650 super é mais fresca e consome menos, são ambas boas escolhas.
Não vale a pena comprares nada acima porque o teu cpu vai limitar a performance.
Na 580 eu procurava as sapphire pulse ou preferencialmente a nitro, se ficar em promoção.
Na GTX 1650 super é ir para a mais barata.
 
Cuidado com a 1650 Super da Gygabyte (o modelo de uma fan).
Faz imenso barulho e não dá para configurar as rotações. Tive de a trocar para uma 1650 SUPER 4G OC TUF da Asus.

O desempenho é bom (deu -me um boost de 20/30fps só de trocar pela 1050 ti que tinha), num I5 3470 e consome pouco.
 
Cuidado com a 1650 Super da Gygabyte (o modelo de uma fan).
Faz imenso barulho e não dá para configurar as rotações. Tive de a trocar para uma 1650 SUPER 4G OC TUF da Asus.

O desempenho é bom (deu -me um boost de 20/30fps só de trocar pela 1050 ti que tinha), num I5 3470 e consome pouco.

Obrigado pelo feedback. Estava inclinado para essa mesma. Vou colocá-la de parte e tentar uma com 2 ventuinhas.
 
Back
Topo