1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CPU Host Clock Control

Discussão em 'Modding e Overclock' iniciada por José Alberto, 18 de Abril de 2008. (Respostas: 27; Visualizações: 3796)

1. José Alberto

José Alberto Power Member

Problema sério, rapazes.

Pegando no problema relatado neste tópico (ler no fim, foi um merge da moderação):

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=268096

No BIOS a opção CPU Host Clock Control muda de Enabled para Disabled mesmo que eu faça SAVE antes de sair do BIOS. O PC, depois, não arranca convenientemente.

Tenho tudo o que é driver/BIOS mais recente (mas já tentei usar uma BIOS mais antiga, com o mesmo resultado). Neste momento o sistema não tem qualquer overclock.

Já tentei "flashar" o CMOS, já coloquei o BIOS em "Load Safe Mode Default" ou "Load Optimized Default", também colocar os mesmos settings que tinha desde sempre com completa estabilidade e mesmo assim o problema continua.

Alguma ideia do que possa ser?

2. Crusher

Crusher Power Member

Não dá para colocares uma imagem da BIOS onde está essa opção?

3. José Alberto

Após os bips do BIOS (um longo e dois curtos -placa gráfica, né?*-) a parte que trata do OC aparece assim:

[​IMG][​IMG]

*atenção, aparece um erro de gráfica porque o setting PCI Express Frequency em vez de estar a 100 muda também para AUTO.

Mesmo colocando o BIOS em default o sistema não arranca.

4. Romani48

Romani48 Power Member

e um clear CMOS?
    não é com load defaults que vais lá depois de flashar as bioses :p

5. Crusher

Crusher Power Member

Aquele Graphics Booster... não dá para meter em disabled?

6. Romani48

Romani48 Power Member

o Graphics Booster deve ser tipo como o PEG Link nas ASUS.. não deve fazer grande diferença :)

7. José Alberto

Também já fiz... quer dizer, não tirei a bateria mas usei um jumper no CLR_CMOS.

Auto, fast, turbo. Na actual situação só o Auto funciona.

Se um dia ganhar o EuroMilhões mando fazer uma estátua ao Romani. Aparentemente o problema foi resolvido tirando a bateria de CMOS. Neste momento tenho o Quad a 3400Mhz e a gráfica com bus de 16x (ou seja, tudo ok).

Não há palavras Romani, grande abraço. Muito obrigado!

Fica a questão no ar: o que aconteceu?

Última edição pelo moderador: 21 de Abril de 2008
  8. Guga

Guga Power Member

Alguma ma configuraçao na bios que fizest por erro e nao te lembras...que ao tirar a pilha foi removida... é o mais provavel.
    Cumps

9. José Alberto

Nah... há semanas que não mexia no BIOS :confused:

Só sei que na Quarta-Feira à noite estava a jogar DiRT e aquilo bloqueou e o sistema nunca mais voltou a ser o mesmo... até agora.

10. Crusher

Crusher Power Member

Há coisas do catano! :D

Bom saber que o problema ficou resolvido!

11. Romani48

Romani48 Power Member

A bios devia ter algum problema, fizes te o update mas dado que o erro era ao nivel dos settings tinhas de fazer um hard reset da mesma..

Tirar a bateria trata de fazer a board esquecer de todos os dados..

12. José Alberto

Devia ter e tem mesmo (Acho eu).

Há pouco reiniciei o sistema e o computador ficava congelado naquele teste de memória logo no inicio. Fiz de tudo e de novo a solução foi abrir a caixa, tirar a gráfica, tirar a pilha e fazer o processo inverso. Ao ligar de novo (ainda tenho a caixa aberta, vou fazer vários testes) apareceu uma janela indicando que havia uma falha de CMOS e que devia escolher, no meu caso, duas soluções: ou um BIOS que tinha guardado -com todos os meus settings personalizados- ou escolher um conjunto de settings que segundo o sistema eram os últimos que tinham funcionado bem. Escolhi os meus.

Neste momento aparentemente está tudo normal, mas vou fazer vários restarts e ligar a ver se acontece de novo.

PS: e assim foi, dois ou três restarts, mais desligar e ligar uma ou duas vezes o sistema, tudo ok... toca a colocar todos os cabos no seu lugar, fechar a caixa e colocá-la no seu local de sempre. Ao voltar a ligar acontece o mesmo problema que deu origem ao tópico e lá tive eu de voltar a abrir a caixa mas ainda não tirei a pilha porque o problema deve ser outra coisa (a pilha tem energia porque o sistema está a guardar alguns dados mas por alguma razão que desconheço nem sempre acontece correctamente).

O que posso fazer?

Última edição: 21 de Abril de 2008
  13. Cunha Esteves

Cunha Esteves What is folding?

Bem já agora, quais são as temps que tens tanto nos cores como no CPU (a correr o orthos) ,só por curiosidade já que temos os sistemas quase iguais)

14. José Alberto

Depois de resolver este problema posso tratar disso.

O Departamento Técnico da loja onde comprei o material aconselhou que entrasse em contacto com a própria Gigabyte porque "poderá ser um bug não detectado até à data".

Sorte a minha.

Última edição pelo moderador: 21 de Abril de 2008
  15. Guga

Guga Power Member

A quanto tempo a tens?

16. José Alberto

Desde Setembro, ainda está na garantia ;)

Agora o serviço técnico da loja mandou outro mail indicando que pode ser a bateria. Onde posso comprar outra igual e qual o valor de volts dela?

17. Cunha Esteves

Cunha Esteves What is folding?

Não tiveste um problema devido a uma queda súbita de electricidade, que até ficas-te com a gráfica marada, pode ser daí que vem o problema e demorou a manifestar-se

18. José Alberto

Não tenho outra gráfica para testar. Para já vou comprar uma pilha nova.

Eu por acaso estava a pensar comprar uma gráfica nova, mas de que serve ter a melhor gráfica do mundo (que não vou ter, mas pronto) se há um problema com o BIOS? e se não for a gráfica e for a MoBo? e se for a fonte?

Na semana passada tivemos mau tempo mas não noteu nenhuma quebra.

19. WindWalker

WindWalker Power Member

E que tal correr uns testes de stress?

Assim Prime95 para o CPU, memtest86+ para as memórias, Scan for Artifacts do ATITool e rthdribl para a pl. gráfica.

Não sei, digo eu. Já ouço falar em mudar a pilha, que é a coisa menos comum de se fazer...

20. José Alberto

Prime95----> quanto tempo?

Memtest---> quanto tempo?

ATITool----> não compatível com Vista64.

rthdribl-----> não conheço e nas suas especificações não aparece o Vista.

Partilhar esta Página