CPU i7 940 VS CPU i7 965 Extreme Edition

DEK7

Power Member
Boas, Estou a pensar comprar um novo Pc por volta de Março,
e estou com uma duvida, existe uma diferença assim tao grande entre o desempenho do CPU i7 940 (2,93Ghz), e o i7 965 Extreme Edition (3,20Ghz), que faça valer os 500€ de diferença?

E já agora, por volta de Março, o preço descerá bastante, ou nem por isso?


Cumps
 
3.2-2.93=0.27=270Mhz

Agora vem a parte que eu nao sei, no i7 se é:
270x4(cores)=1080Mhz
ou se fica
270x8(treats)=2160Mhz


Mas já pelo menos 1Ghz mais é, logo tu a que sabes se valera a pena..
 
Pois, assim falando até parece que nao, mas fazendo as contas como fizeste, 2160Mhz nao sao nada pouca coisa.
Apostarias em qual, pensando em manter o novo pc por uns anitos?
 
LOl pois, acredito! Mas eu nao estou muito dentro do assunto "OC", e tenho um bocado de receio em meter-me em aventuras e depois acabar com um pc assado. Ou a tecnologia i7 permite termos um controlo "mais facil" da coisa, tipo conseguir ver se o pc está "fresco" enquanto ajustamos as velocidades? (Desculpa a ignorancia mesmo)
 
Boas!!

Acho que, tirando algumas excepções, é um erro comprar os dois processadores que referiu, nomeadamente o 940, e o 965EE. A escolha mais equilibrada continua a ser o 920, pois é mais barato cerca de 250€ em relação ao 940 e 670€ em relação ao 965EE, e a diferença de comportamento é mínima quando comparada com a monetária. Mas cada um gasta o seu dinheiro como bem entende.

Ora vejamos:

i7 920- 2.667GHz; ~ 280€;
i7 940- 2.933GHz; ~ 530€;
i7 965- 3.200GHz; ~ 950€;

Procure testes dos novos i7 e veja a diferença entre os três modelos (sem e com overclock) e depois faça a sua apreciação.

Conselho de amigo: quando for mesmo, mesmo comprar o PC novo passe por cá e logo se vê ;)


Cumprimentos.
 
Última edição:
Boas!!

Acho que, tirando algumas excepções, é um erro comprar os dois processadores que referiu, nomeadamente o 940, e o 965EE. A escolha mais equilibrada continua a ser o 920, pois é mais barato cerca de 250€ em relação ao 940 e 670€ em relação ao 965EE, e a diferença de comportamento é mínima quando comparada com a monetária. Mas cada um gasta o seu dinheiro como bem entende.

Ora vejamos:

i7 920- 2.667GHz; ~ 280€;
i7 940- 2.933GHz; ~ 530€;
i7 965- 3.200GHz; ~ 950€;

Proocure testes dos novos i7 e veja a diferença entre os três modelos (sem e com overclock) e depois faça a sua apreciação.

Conselho de amigo: quando for mesmo, mesmo comprar o PC novo passe por cá e logo se vê ;)


Cumprimentos.


Muito obrigado pela sincera opiniao (:
Eu já passei pelo site da intel, (http://www.intel.com/performance/desktop/consumer.htm) E lá mostram uns graficos comparativos, que até ajudaram um pouco, mas nao tem lá o 965.
Será que me podia indicar o site que refere ter esses testes?


Cumprimentos
 
O realy?? A questão não é essa, quero saber se o processamento é feito em 4 cores ou em 8 threadings para saber os Mhz com que fica no final!

Essa comparação não é muito relevante nem interessante. O throughtput máximo é Número de Cores * Número de Threads por Core, e depois? :confused: Vais dizer que um CPU tem mais GHz totais que outro?!?

O que interessa é o desempenho em aplicações comuns.
 
Última edição:
Essa comparação não é muito relevante nem interessante. O throughtput máximo é Número de Cores * Número de Threads por Core, e depois? :confused: Vais dizer que um CPU tem mais GHz totais que outro?!?

O que interessa é o desempenho em aplicações comuns.

Não percebes-te onde eu queria chegar :S

Eu tenho uma duvida. Eu quero saber se no i7 é como o quad, por exemplo 4x3.2Ghz, ou se fica como se fosse 8x3.2Ghz :P

Porque ainda não percebi bem o threathing... Como é que ele simula mais cores? E o facto de ele simular mais cores aumenta-lhe a performance como??
 
por mim ia de amd quadcore de 45nm e poupava €
a board é mais barata e ram tambem e com os i7 ha informações que não ha muita discrepancia na relaçao qualidade preço

alem de fazerem overclock como uns diabos (segundo amd) ou nao:p

mas poderia ser uma hipotese mais economica...

cumps
 
Não percebes-te onde eu queria chegar :S

Eu tenho uma duvida. Eu quero saber se no i7 é como o quad, por exemplo 4x3.2Ghz, ou se fica como se fosse 8x3.2Ghz :P

Porque ainda não percebi bem o threathing... Como é que ele simula mais cores? E o facto de ele simular mais cores aumenta-lhe a performance como??

??
nenhum CPU Multicore a performance é = Numero de Cores x Velocidade (isto em termos de velocidade do proprio CPU)

O CPU é de X Ghz e tem Y Cores

não é o CPU de Y Cores tem Y*X Ghz

a verdade é que diferenças de 200Mhz não é nada que notes por ai além...
O que deve diferir é o multiplicador.. que em situações como em OC, ajuda :)
 
sim é verdade 200mhz nao é nada... as arquitecturas são mais importantes...

o problema é que estamos para ja com pouca informação...

será que a pessoa em questão tira partido de 4 cores ou 2 chegavam?
que aplicaçoes usa? ou so quer gastar €?

cumps
 
Os Extreme não são muito mais caros por terem os multiplicadores desbloqueados?!

daí a diferença de 500€

Precisamente. ;)


por mim ia de amd quadcore de 45nm e poupava €
a board é mais barata e ram tambem e com os i7 ha informações que não ha muita discrepancia na relaçao qualidade preço

alem de fazerem overclock como uns diabos (segundo amd) ou nao:p

mas poderia ser uma hipotese mais economica...

cumps

Estás a brincar não estás...? :eek:
 
so avancei hipoteses. ainda não sei qual a finalidade do pc. comprar hardware sem finalidade não tem assunto ou excesso de € na carteira.

não precisas de ficar chocado. ddr3 é uma tecnologia a amadurecer bem como triple channel.
ainda não conhecemos resultados de mundo real da amd e o pc so vai ser comprado em março, portanto posso muito bem especular. ou será que encontrei um fanboy da intel?:wow:

cumps
 
Como eu disse antes, na minha opinião, os EE só compensam em situações específicas, chamemos-lhe assim, tais como : overclocking extremo onde todo o MHz pode fazer a diferença para atingir determinado objectivo; necessidade imperativa de ter a melhor CPU do mercado com o multiplicador desbloqueado; e pouco mais (agradeço que acrescentem as que julgarem importantes).

Sendo assim, reitero o que disse anteriomente, se quer ir para os i7, compre o 920, que sem grande esforço, o consegue levar até aos 3.4-3.6GHz, refrigerado a ar (não sei se será bem assim, mas pelo que tenho lido, são números realistas). É evidente que se comprasse o i940 ou o 965EE talvez conseguisse ir mais longe alguns MHz, mas aqui voltamos ao que já foi referido relativamente ao binómio preço-performance, onde cada um é livre de estipular o critério fundamental de selecção da CPU.

Relativamente aos sites onde pode ver alguns testes, tente aqui.


Cumprimentos.
 
Última edição:
Pois, a minha caixa tem refrigeraçao a ar, até vos posso mostrar o modelo, é da NOX.
http://www.*****.pt/catalogo/detalhes_produto.php?id=7216

O meu pc aquecia imenso, mesmo! Desde que comprei esta caixa, a temperatura foi para metade(:

Relativamente aos i7, qual a RAM que deva comprar entao? 1333Mhz?
 
depois de ver mais atentamente uns reviews da intel... admito que a amd provavelmente irá ter outro flop em desempenho

core i7 está melhor desenvolvido que eu pensava... não foi um pequeno passo

só as latencias intercore... até fiquei zarolho...:x2:

intel way to to... the dark side is strong at moment

cumps
 
Back
Topo