Análise CPU INTEL Core i5

Segundo o anand o controlador PCI integrado não ajuda muito ao OC.

Humm...

Estive a ler a review do anand e uma coisa interessante que não sabia.

O Core tem uma constituição diferente do Uncore (ou seja controlador de memória, cache L3 e PCI-e) na qual o tipo de transístor utilizado, que são de melhor qualidade no Core (ou seja os 4 cores e as respectivas cache L1 e L2).

Com isso os núcleos atingem frequências bem mais elevadas que o uncore, o que tb ajuda a poupar energia com transístores de menor potencia no Uncore.

Ou seja tecnicamente não deviam ter grande influencia na capacidade de OC do Core do CPU.
 
Não faço ideia, fui directo aos 4.0 ;)

hmm... Gostava de saber se era muito a diferença de voltagem de 3.6Ghz para os 4Ghz. É que nos core i7 já se nota uma diferença.


ou ainda até mais...+++

Depende das voltagens... Queres um processador estável e com o mínimo de voltagem necessário para atingir uma frequência.
Gostava de saber até que ponto a capacidade de overclock vai ser melhor na revisão que sairá daqui a alguns meses
 
Última edição:
É norma na Intel ter melhores CPU's nas revisões seguintes.
Já tenho a board desmontada,vou testar outra já de seguida, mas ainda é segredo ;)
 
Humm...

Estive a ler a review do anand e uma coisa interessante que não sabia.

O Core tem uma constituição diferente do Uncore (ou seja controlador de memória, cache L3 e PCI-e) na qual o tipo de transístor utilizado, que são de melhor qualidade no Core (ou seja os 4 cores e as respectivas cache L1 e L2).

Com isso os núcleos atingem frequências bem mais elevadas que o uncore, o que tb ajuda a poupar energia com transístores de menor potencia no Uncore.

Ou seja tecnicamente não deviam ter grande influencia na capacidade de OC do Core do CPU.


Eu vi isso no anand, mas na review da guru3d [penso eu, ou então foi noutra, vi umas 3 ou 4 seguidas], explicam melhor:
- no caso do i7 1366 o uncore não têm influência no oc porque não há interface PCI-E no uncore..
- no caso dos cpu's 1156 têm a interface pci-e, e a voltagem do PCI-E apesar de estar no uncore está ligada à voltagem do cpu..

Eu não me lembro bem o porquê/explicação, mas o facto destes novos cpu's i5/i7 necessitarem de tanto vcore para oc tem a haver com esta ligação da voltagem do PCI-E à voltagem do core..
E caso a intel numa revisão mudasse isto e a voltagem do pci-e fosse independente do core o cpu fazia oc com menos vcore aka menor temperatura e consumo electrico..
[mas na minha ignorância penso que uma revisão destas deve obrigar a actualização de BIOS]...

edit: afinal era na anand também...:

Unfortunately the PCIe controller on Lynnfield is tied to the BCLK. Increase the BCLK to overclock your CPU and you're also increasing the PCIe controller frequency. This doesn't play well with most PCIe cards, so the first rule of thumb is to try and stay at 133MHz multiples when increasing your BCLK.
The second issue is the bigger one. As you increase the BCLK you increase the frequency of the transistors that communicate to the GPU(s) on the PCIe bus. Those transistors have to send data very far (relatively speaking) and very quickly. When you overclock, you're asking even more of them.
We know that Bloomfield can easily hit higher frequencies without increasing the core voltage, so there's no reason to assume that Lynnfield's core cannot (in fact, we know it can). The issue is the PCIe controller; at higher frequencies those "outside facing" transistors need more juice to operate. Unfortunately on Lynnfield rev 1 there doesn't appear to be a way to selectively give the PCIe transistors more voltage, instead you have to up the voltage to the entire processor.
Intel knows the solution to Lynnfield's voltage requirement for overclocking, unfortunately it's not something that can be applied retroactively. Intel could decouple the PCIe controller from BCLK by introducing more PLLs into the chip or, alternatively, tweak the transistors used for the PCIe interface. Either way we can expect this to change in some later rev of the processor. Whether that means we'll see it in the 45nm generation or we'll have to wait until 32nm remains to be seen.
The good news is that Lynnfield can still overclock well. The bad news is that unlike Bloomfield (and Phenom II) you can't just leave the Vcore untouched to get serious increases in frequency
http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3634&p=19


Não é exactamente como eu tinha explicado acima, a frequência do Pci-E está ligado ao BCLK. Mas o essencial da questão é o mesmo: muito oc, muito vcore necessário....
 
Última edição:
podes falar da fan sff? barulho e temperaturas do cpu sem oc em idle e load por favor?

Não utilizei o cooler de origem, usei o noctua que já referi na análise.
No que diz respeito ao barulho, é subjectivo mas para mim não faz barulho para outras pessoas pode fazer.
Quanto às temps tenho essa informação, mas com o cooler da noctua se te interessar diz que meto aí.

Isso não se faz :007:.
Agora deixaste-nos na expectativa...

Boa review! Estou ansioso de ver o resto do que para aí vem.

Afinal já são duas :D
 
Acho que a review devia ser testada com tudo em stock, tanto cooler como OC, só depois é que podiam mudar o cooler e fazer OC até onde fosse possível!
Outra coisa que queria perguntar ao M@ster, é qual o motivo de nunca correm o PCmark 2005/vantage pois parece-me ter mais lógica que correr o 3Dmark para o pessoal comparar era mais fácil pois eu por ex. gostava de saber até que ponto esse cpu é melhor que um Q9550 por ex.
parabéns pela review,
cumps
 
Penso que 4 / 4.2 Ghz é mais que suficiente!

Curtia era que houvesse uma review caseira dos i7 860 aqui no Zwame! =D

Quem sabe apareça algo aí ;)

Eu vi isso no anand, mas na review da guru3d [penso eu, ou então foi noutra, vi umas 3 ou 4 seguidas], explicam melhor:
- no caso do i7 1366 o uncore não têm influência no oc porque não há interface PCI-E no uncore..
- no caso dos cpu's 1156 têm a interface pci-e, e a voltagem do PCI-E apesar de estar no uncore está ligada à voltagem do cpu..

Eu não me lembro bem o porquê/explicação, mas o facto destes novos cpu's i5/i7 necessitarem de tanto vcore para oc tem a haver com esta ligação da voltagem do PCI-E à voltagem do core..
E caso a intel numa revisão mudasse isto e a voltagem do pci-e fosse independente do core o cpu fazia oc com menos vcore aka menor temperatura e consumo electrico..
[mas na minha ignorância penso que uma revisão destas deve obrigar a actualização de BIOS]...

edit: afinal era na anand também...:

http://www.anandtech.com/cpuchipsets/showdoc.aspx?i=3634&p=19


Não é exactamente como eu tinha explicado acima, a frequência do Pci-E está ligado ao BCLK. Mas o essencial da questão é o mesmo: muito oc, muito vcore necessário....

Era o que se falava antes destes processadores saírem pro mercado ;)

O outro problema é causar problemas com a gráfica com uma frequência do PCI-e elevada.

Já os dual core 32 nm não devem ter estes problemas, porque tens 2 dies separadas, portanto há um QPI interno entre os cores e o "NB".
 
Acho que a review devia ser testada com tudo em stock, tanto cooler como OC, só depois é que podiam mudar o cooler e fazer OC até onde fosse possível!
Outra coisa que queria perguntar ao M@ster, é qual o motivo de nunca correm o PCmark 2005/vantage pois parece-me ter mais lógica que correr o 3Dmark para o pessoal comparar era mais fácil pois eu por ex. gostava de saber até que ponto esse cpu é melhor que um Q9550 por ex.
parabéns pela review,
cumps

Obrigado.
Não corro o PCMark, porque é preciso licença e neste momento não a temos, em breve virá ;)
 
Excelente e muito bem detalhado Review. Informação de 1ª qualidade!

11072008015.jpg
 
Uma sugestão, as cores que usaram para os gráficos são bastante semelhantes e a legenda não ajuda nada, aliás piora a leitura. A legenda podia estar pela ordem do gráfico, mas não está e as cores sendo bastante semelhantes dificulta
 
Back
Topo