• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes CPU mid-range, Intel 11th ou Ryzen 5/7?

Bacon

Power Member
Boas.

Ainda para finalizar comprar novo PC a escolha principal que determina a placa mãe tbm é onde travei. Enquanto eu foco em gaming, streaming, também em produtividade que inclui 3D e vídeo e falha de fluidez a fazer as coisas é stressante. Nessa questão tá difícil ver o CPU, muito falado o 10400/11400 fortes em gaming mas mais sub-par em produtividade. A questão de possíveis upgrades depois também me bate, falam que a AMD está prestes a mudar-se para o socket AM5 dai não sei sobre a Ryzen agr.

Qual seria o CPU que recomendariam para este tipo de uso até uns 270-280EUR?
 
Estou na mesma situação. Pelo que tenho lido: Os 5XXXx têm um melhor upgrade path e são bons a nivel de arquitectura. Os intel não vão ter upgrade path decente, para além de estarem nos 14nm
 
Na AMD por esse valor vai ser dificil arranjar um bom cpu para o que queres.
Na Intel dá para um 11600K.
Eu vi o mesmo sim, mas vale mesmo a pena por uns 250eur? Falam que é um CPU com um consumo de energia mais pro descontrolado e que precisa de bom cooling. Se decidir no começo ir pelo 11400F, haverá rota de upgrade mais tarde ou é preciso mesmo mudar a motherboard com ele?
 
Já agora, 11600K, qual das melhores boards para esse CPU? É bastante confuso, problemas com voltagens na baixa gama das 560 cortando a performance do cpu, também não quero fazer OC ao processador.
 
Isto está mau. O 10400 quase já não existe. Começaram a dizer bem do 11400 devido aos ryzen estarem com preços exagerados, mas agora vejo que subiu para um preço igualmente exagerado ou pior para o que é, e ainda tem consumos energéticos estratosféricos e motherboards caras. Por isso alguns simplesmente compram um pc já feito de uma OEM a preços ainda razoáveis.

Vai haver coisas muito novas de ambos mas só para o fim de 2021/início de 2022, pelo que upgrades futuros estão muito limitados para quem tem que comprar agora.

Acho que é melhor pensar nos preços cpu+motherboard em conjunto e ver o que se pode arranjar (e ainda cooler conforme as necessidades e se vem com ele ou não). Não faltam benchmarks por aí para o uso específico.
5600x, 10700, 11700 são opções a ver.
 
Isto está mau. O 10400 quase já não existe. Começaram a dizer bem do 11400 devido aos ryzen estarem com preços exagerados, mas agora vejo que subiu para um preço igualmente exagerado ou pior para o que é, e ainda tem consumos energéticos estratosféricos e motherboards caras. Por isso alguns simplesmente compram um pc já feito de uma OEM a preços ainda razoáveis.

Vai haver coisas muito novas de ambos mas só para o fim de 2021/início de 2022, pelo que upgrades futuros estão muito limitados para quem tem que comprar agora.

Acho que é melhor pensar nos preços cpu+motherboard em conjunto e ver o que se pode arranjar (e ainda cooler conforme as necessidades e se vem com ele ou não). Não faltam benchmarks por aí para o uso específico.
5600x, 10700, 11700 são opções a ver.
Realmente andei a pesquisar e acabei por ficar no 11600k, é o direto equivalente ao 5600x mas por 240eur em vez de 310+. Pesquisa na questão de consumos energia é mais mas estável o suficiente em uso normal.

O que estou agora mais na questão de uma iao para o cpu.
 
Back
Topo