1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

CPU morto? Board morta? Alguma coisa mal ligada?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Roadster_Brabus, 21 de Setembro de 2006. (Respostas: 21; Visualizações: 1768)

1. Tou praqui com uma dôr de cabeça dos diabos para voltar a dar vida ao meu pc antigo que tinha no sótão. Agora que vendi a DFI e o S64, estava com ideias de ficar uns tempos com o celeron1700 até comprar o C2D.
    Mas não o consigo meter a trabalhar de maneira nenhuma. Ligo tudo correctamente, vou pra ligá-lo e apenas funciona por 0.30 segundos. Dá apenas esse sinal e pára logo.
    Desligo tudo e vou tirando o hardware e as placas uma a uma por tentativa e falha e nenhum sinal.
    Assim que tiro aquele cabo quadradinho que fica ligado ao lado do cpu e testo, o gajo começa a trabalhar sem parar... Só que sem aquilo o monitor nem detecta sinal vindo do pc...
    Já testei com 3 PSU's diferentes e dá sempre exactamente o mesmo erro...
    O que faz aquele cabo? E o porquê do pc ligar sem ele, e com ele ligado á board apenas dar sinal?

Weirdo...

A board é uma gigabyte [SIZE=-1]GA-8SIMLFS20.

E o sistema sempre funcionou até eu o encostar no sotão...

Alguém tem uma ideia?
    [/SIZE]

2. I.M.

I.M. Power Member

Boas ;)

Aquele cabinho dá corrente à parte gráfica da board, penso eu!! Pelo menos já me aconteceu ter um pc a trabalhar a 100% e sem ligar esse cabinho o pc trabalha, mas imagem nada :D

Agora em relação ao problema do PC em si... Tens outra fonte para poder testar?
    Até pode mesmo ser problema da fonte :)

Retira gráfica, memórias, etc limpa o pó nos encaixes e volta a meter :D

Depois diz se resolveu...

3. testei com 3 fontes tal como disse em cima...

E a gráfica, as mems e o resto do hardware vieram do outro pc k vendi há coisa de uma hora atrás, e tudo funcionava, não pode ser do hardware...

A unica coisa que me acontece é o pc trabalhar sem o tal cabo ligado, mas não mostra nada, nem apita, nem nada. Apenas funciona.
    Com o cabo só dá sinal...

Que tramóia...

4. I.M.

I.M. Power Member

Lá porque estava a funcionar no outro, pode n funcionar nesse :)

Alguma incompatíbilidade!!!

Tenta com outras memórias, por exemplo!!! Mas estou a axar estranho o problema!!!

5. Se fosse das mems ele apitava... :s

E eu já tive estas mesmas mems a funkar com esta board...

6. Um video que fiz á pressa pra verem o que se está a passar.

http://www.megaupload.com/?d=YY75I9N4
    (abram com o quicktime)

Sumário do video:
    Primeiro ligo o pc sem o tal cabinho, funciona que é uma maravilha mas apenas "virtualmente" pois não carrega a bios, não mostra imagem, nada.
    Depois desligo no botão on/off da fonte (o da tower não faz nada não sei pk...), ligo o tal cabo e apenas dá o solavanco no cooler e nada mais...

Estranho, não?

7. Daniel Maia

Daniel Maia Colaborador
    Staff Member

Num tens hipotese de experimentar com outro cpu?é q nem apitar...pode mesmo ser disso...

cumps

8. Infelizmente não conheço ninguém da zona com um intel 478... É quase tudo com sockets A, 939 e i775 :\

N faz muito mal... Sempre tenho o portatil pra fazer o que quero... Só não posso é ver TV, que era pra isso que usava o pc com a placa pci :(

9. Hugo206Quik

Hugo206Quik Power Member

Se o hardware estiver ok faz o seguinte:
    retira o dissipador, saca fora o cpu, tira de lá a massa térmica ke concerteza estará dura pork secou de estar algum tempo parado... Depois de limpo, coloca tudo novamente mas com massa térmica nova no cpu. apenas um bocadinho... porke ao colokares o dissipador a massa espalha-se..
    Monta tudo e coloca o tal cabo de 4pinos e em principio ficas com o problema resolvido..

Cumpts

10. Hugo206Quik

Hugo206Quik Power Member

akele cabo de 4pinos tem haver com a alimentaçao do cpu.... e se nao o ligares o monitor nao dá imagem pork acontece o mesmo ke tivesses o cpu avariado (está sem alimentaçao)..
    fica descansado pork nao tem nada haver com a gráfica

11. Já tinha feito isso, tirando a parte da massa estar dura. Ainda está fresquinha, parece creme nivea.
    Ficou igual. Só funcionaria se o pc estivesse em sobreaquecimento, coisa que não está. Mal ligo, desliga logo... :(

12. trek_b

trek_b Power Member

Normalmente esse desligar é a placa mãe a proteger-se de excesso de corrente, ou da falta da ventoinha do processador.
    Deves ligar isso apenas com o processador instalado, sem memória, gráfica, etc, e ver se isso apita. Se não apitar, das duas três, ou a placa mãe, ou o processador ou ambos estão avariados...

13. Foi exactamente o que fiz. Nenhum apito :(

O estranho é que quando encostei o material no sótão em janeiro, funcionava desde 2003 initerruptamente sem qualquer problema...
    Só se algum fantasma a avariou no sótão :(

O forum ultimamente só tem tido mistérios destes :002:

The truth is out there :x2:

14. PiKa_

PiKa_ Power Member

cheira me que a board foi-se! tenta limpar a board com um pincel e mais uma vez fazer os truques do costume..reset´s a bios,mudar as memorias de slot,voltar a encaixar o processador..etc
    pode ser q esteja com preguiça informatica (acontece me muitas vezes!)

15. savanger

savanger Power Member

Roadster, no vídeo n dava para ver, mas vê se tens algum capacitor assim :

é bastante comum nessas gigabyte...

se n conseguires ver tira uma foto com qualidade e mete aqui

16. I.M.

I.M. Power Member

Se tiveres como vir ao Pinhal Novo testamos isso aqui ;)
    Eu tenho CPU socket 478 para testes ;)

17. Por acaso desta vez os condensadores estão sequinhos, mas antigamente cheguei a ver esse tal liquido parecido com oleo em cima de alguns deles. Outras vezes tinham um pó seco e duro parecido com calcário...

Desta vez os condensadores estão limpos, mas há uns rectangulozitos com um liquido seco (já colou) que nunca tinha reparado se já tinham antes ou não.

Olha aqui...

@ I.M.
    Thanks! De momento por acaso não consigo passar por esses lados mas mal possa e se ainda puder ser depois experimentamos ;)

18. trek_b

trek_b Power Member

Isso é resina da solda. Nada de anormal.

19. Ah ok... É que nunca tinha reparado antes e nas boards que tive depois desta (abit e DFI) não haviam imperfeições destas.

;)

20. esteves

esteves Power Member

tens um condencador prestes a dar o piu...

Partilhar esta Página