• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes ✓CPU + Motherboard + RAM

jonnhy88

Power Member
Boa tarde. Solicito apoio para o seguinte:

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
250€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
CPU, board e RAM

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Vários anos.



5) Como é composto o teu computador actual?

Processador:
Intel Core i5 760 4ghz

Placa mãe:
ASUS P7P55D-E Deluxe

Memória RAM:
GSKILL 8GB DDR3 1600MHZ Ripjaws (CL7)

Placa Gráfica:
MSI R9 380 Gaming 2GB / ASUS VE247H

HDD/SSD:
Hdd 320gb + hdd 500gb + ssd 120gb + ssd 240gb

Fonte (PSU):
Corsair TX750 14mm

Cooling:
Prolimatech Megahalems + 2x xigmatek xlf-f1253


6) Vais fazer Overclock?
O meu atual i5 só levou overclock até os 4ghz após uns 7 ou 8 anos... Mas sim, daqui a uns anos poderei fazer.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar:


b. Processador (Intel ou AMD)
>
Tenho preferência em Intel. Sempre tive cpu intel e o meu atual cooler (prolimatech megahalems) não dá para ser colocado nos atuais am4.

c. Motherboard (chipset, formato)
>
Que dê para overclock no futuro.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>
16 gb DDR4, no mínimo 3000mhz. 1x16 ou 2x8gb

11) Contexto, comentários adicionais.

Será que a vantagem custo/benefício dos Ryzen (tenho essa noção) compensam o facto de meter o meu cooler de quase 60€ de lado? Eheh

De futuro trocarei a gráfica, quando tiver um ecrá 4k ou com refresh rate 144hz.

Obrigado!
 
Última edição:
Infelizmente penso não haver mod ou kit que dê...
A marca parece ter descorado nos cooler face aos novos chipsets AMD.

Edit: não compensará dar mais 30€ e ir pelo i5 9400? Ficaria melhor servido a nivel de desempenho em jogos e mantinha o cooler...
Ou corria o risco do proximo cpu intel nao manter o mesmo socket?
 
Última edição:
Egil sim, parece boa opção, mas não me importo dar o extra pelo 2600.

Asof, vi. O que diz lá é exatamente o que esperava...
"So far there is no AM4 compatibility for Prolimatech's CPU cooler. The manufacturer had mentioned an adapter kit for the Armageddon, Genesis and Megahalems models to the editors in January 2017, but to date (as of May 2017) there is no trace of this. The manufacturer has not yet responded to further inquiries."
 
Tenta ir para isto:

AMD Ryzen 5 2600 ~ 120€
MSI B450M PRO-VDH MAX ~ 71€
G.Skill Aegis DDR4 3000MHz / Team Group Kit 3200MHz Dark Zα (2x8GB) ~ 72€

Total ~ 263€

Quanto ao cooler, talvez possas fazer um mod, ou um kit AM4 de outra marca seja compatível.

Penso que consiga mais uns pozinh€s. E se subir o orçamento para os 300€, aconselham o ryzen 2600x com a mesma board e ram?

Preços que vi:
Gskill aegis 2x8gb 3000 cl16 por - 72€
Ryzen 2600x - 134€
MSI B450M PRO-VDH MAX - 71€

Obg
 
Isso foi rápido... Assim de repente, pareceu-me que um deste tipo pudesse servir.

A board a que ele se referia era a B450 Gaming Plus Max.
Ok já percebo ao que te referias!

É sempre um risco, sem saber se de facto dará para instalar no kit que o meu cooler tem.

EDIT: Qualquer b450 dará para os futuros Ryzen Gen4?
 
Última edição:
É sempre um risco, sem saber se de facto dará para instalar no kit que o meu cooler tem.
Pela informação do site, o kit é compatível com coolers que até têm bases mais largas, como o TS 140 Power, pelo que à partida não terás problemas com o Megahalems.
De qualquer modo, o risco é «apenas» ter de devolver o kit, caso não sirva.
EDIT: Qualquer b450 dará para os futuros Ryzen Gen4?
@techpowerup:
The 4th gen Ryzen socket AM4 processor lineup will launch alongside AMD's 600-series motherboard chipset, with forwards- and backwards-compatibility (i.e., "Vermeer" and "Renoir" working with older chipsets, and older AM4 processors working on 600-series chipset motherboards).
 
Back
Topo