• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

CPU + Motherboard + RAM

White Cupra

Power Member
Ora bem,
Não estava para abrir tópico porque achava que sabia o que queria... e agora já nada sei
Comprei a Caixa M-ATX Q300L da Cooler Master, e já reduzi a escolha para a fonte a comprar.
Estava inclinado para um APU Ryzen 5 c/graficos VEGA incluidos


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Low Budget. um componente por mês :)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
CPU
Motherboard
RAM

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (para o meu miudo de 6 anos jogar roblox, e eu Valorant e C&C Remastered)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
irrelevante

6) Vais fazer Overclock?
É possível algo mínimo

7) Características Gerais:
a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Já tenho Cooler Master Q300L

b. Processador (Intel ou AMD)
> AMD (ponderei Ryzen 3, ou Ryzen 5 3400G (ambos de chip gráfico)

c. Motherboard (chipset, formato)
>Aqui é que a porca torçe o rabo...
Achei que tinha reduzido a escolha a MSI B450M Mortar e Gigabyte B450M ...
Must-have : 4 Slots Ram, e ranhura p/ disco M.2. Tem de ter controlo do ARGB.

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>16GB (RGB)



11) Contexto, comentários adicionais.

O interesse é fazer um PC LowBudget para ter no quarto do meu puto (tem 6 anos).
Ele joga Roblox, e eu ás vezes Valorant e C&C Remastered (no pc que tenho na assinatura)
A caixa é uma Cooler Master Q300L. Pretendo optar por Memórias RGB, e uma ou duas fans RGB (Mais tarde tenciono comprar uma MasterLiquid ML240RS ou 120. A iluminação ARGB deve ser possível controlar pelo software porque quero iluminação total branca.
Não procuro Grafica em separado porque acredito que poupo dinheiro pela solução APU da AMD e que será suficiente...se a máquina que tenho na assinatura quase que ainda era suficiente....
 
Última edição:
Queres poupar dinheiro na gráfica mas tencionas meter um watercooler, memórias e ventoinhas RGB?!? Isso não faz sentido nenhum...mas o dinheiro não é meu.
Qual é a fonte?
 
Queres poupar dinheiro na gráfica mas tencionas meter um watercooler, memórias e ventoinhas RGB?!? Isso não faz sentido nenhum...mas o dinheiro não é meu.
Qual é a fonte?
Não faz sentido? Eu digo que o PC é para ficar no quarto no puto.
Não é para ser só funcional... Ele gosta de luzes, cores, e disto.

O orçamento é apenas e só para os componentes que falo.
Eu quando falo watercooling indico mais tarde.. não agora. Pode ser daqui a 2 meses... 5meses... pode ser prenda de Natal... é irrelevante.

Até posso comprar felizmente um Ryzen 7.... mas não quero.

A fonte será uma Bitfenix Whisper M 450W ou Be Quiet Pure Power
 
Não faz sentido? Eu digo que o PC é para ficar no quarto no puto.
Não é para ser só funcional... Ele gosta de luzes, cores, e disto.

O orçamento é apenas e só para os componentes que falo.
Eu quando falo watercooling indico mais tarde.. não agora. Pode ser daqui a 2 meses... 5meses... pode ser prenda de Natal... é irrelevante.

Até posso comprar felizmente um Ryzen 7.... mas não quero.

A fonte será uma Bitfenix Whisper M 450W ou Be Quiet Pure Power
Existem air coolers com rgb :)
 
Acho que estas a ser um bocado agressivo com quem quer ajudar de bom agrado.

Agora em relação ao PC em si, por experiencia propria tanto em AIO water loops como watercooling tradicional isso e uma coisa fantasiatica. (vale o que vale pelo efeito visual com os tubos liquido reagente ) Em termos performance....puff nao compensa nada e tem custos adicionais eléctricos e de manutenção.
Um KIT 3200CL16 deve custar +- 70€ nos dias de hj mais que isso tb nao percebo. A propria ideia de comprar um componente por mes nao faz grande sentido.

para um puto arranjava i5 9400F + board z370/Z390 + 2x8GB ddr4 3000 mhz usada com garantia
 
Acho que estas a ser um bocado agressivo com quem quer ajudar de bom agrado.

Agora em relação ao PC em si, por experiencia propria tanto em AIO water loops como watercooling tradicional isso e uma coisa fantasiatica. (vale o que vale pelo efeito visual com os tubos liquido reagente ) Em termos performance....puff nao compensa nada e tem custos adicionais eléctricos e de manutenção.
Um KIT 3200CL16 deve custar +- 70€ nos dias de hj mais que isso tb nao percebo. A propria ideia de comprar um componente por mes nao faz grande sentido.

para um puto arranjava i5 9400F + board z370/Z390 + 2x8GB ddr4 3000 mhz usada com garantia

Não é minha intenção ser agressivo, e se o fui peço desculpa.
Apenas tentei explicar de uma forma simples que é para ser LowBudget pois é computador para por no quarto do puto.
É o primeiro computador dele e como ele gosta (e eu também iluminação nas caixas) daí escrever o que escrevi mas não queria que fosse mal interpretado.

Um componente por mês e ele já tem essa noção que só no Natal irá ter computador.
Faz parte de ele ter noção que a vida custa e nao cai do céu... Não é pedir e ter... são outro tipo de valores.
Infelizmente á minha volta estou cheio de casos que deram tudo aos miudos, e hoje é o que é. (isto é quase desabafo).

Seguindo em frente... Pela caixa que escolhi tenho de ir para uma board M-ATX.
Prefiro não ir para o mercado de usados.
 
Não faz sentido? Eu digo que o PC é para ficar no quarto no puto.
Não é para ser só funcional... Ele gosta de luzes, cores, e disto.

O orçamento é apenas e só para os componentes que falo.
Eu quando falo watercooling indico mais tarde.. não agora. Pode ser daqui a 2 meses... 5meses... pode ser prenda de Natal... é irrelevante.
Mais facilmente metes umas fitas RGB na caixa ou fora da mesma do que trocas de componentes, ex. cpu ou gráfica.
Pelo preço de um watercooler decente metes uma gráfica usada bem melhor do que a integrada.
O "puto" quer fps ou quer luzes?
 
Mais facilmente metes umas fitas RGB na caixa ou fora da mesma do que trocas de componentes, ex. cpu ou gráfica.
Pelo preço de um watercooler decente metes uma gráfica usada bem melhor do que a integrada.
O "puto" quer fps ou quer luzes?
Antes de ponderar estes APU, estive a ver vários reviews, testes, benchmarks etc... e pelo que vi parecem-me mais que suficientes para correr os jogos que o puto joga, e até mesmo eu... No pc velhinho que tenho na assinatura troquei de gráfica 3x em 10 anos...

Não indo para estes, então qual a tua sugestão em GPU, CPU e MB?
 
Back
Topo