CPU ou Fritadeira

X-Acid

Suspenso
Boas,

Tenho um Pentium III a 3.0 gHz, recentemente volta e meia o pc desliga-se sozinho. Decidi investigar as temperaturas, com auxilio do everest, então tenho 71 no processado e 28 na motherboard.
Já meti as definições default na bios (não tinha, nem tenho o pc OC), e as temperaturas continuam na mesma.
O que devo fazer a seguir?

Obrigado pela ajuda!!
 
Boas,

Tenho um Pentium III a 3.0 gHz, recentemente volta e meia o pc desliga-se sozinho. Decidi investigar as temperaturas, com auxilio do everest, então tenho 71 no processado e 28 na motherboard.
Já meti as definições default na bios (não tinha, nem tenho o pc OC), e as temperaturas continuam na mesma.
O que devo fazer a seguir?

Obrigado pela ajuda!!

Ganda processador que aí tens... lol..a sério isso deve ser um P4... e se for 71ºC num P4 não é suficiente para o deitar a baixo..geralmente vão até os 100ºC...

Mas experimenta limpar o cooler...
 
Ganda processador que aí tens... lol..a sério isso deve ser um P4... e se for 71ºC num P4 não é suficiente para o deitar a baixo..geralmente vão até os 100ºC...

Mas experimenta limpar o cooler...

Enganei-me, é P4. Já cheguei a vê-lo a 80ºC.
Qual será a temperatura com que deve trabalhar?
Devo aplicar nova massa térmica quando tirar o cooler, certo?
 
Enganei-me, é P4. Já cheguei a vê-lo a 80ºC.
Qual será a temperatura com que deve trabalhar?
Devo aplicar nova massa térmica quando tirar o cooler, certo?

Sim, tens de meter pasta termica nova e limpar a antiga..cuidado com este procedimento, podes danificar o cpu se não fores cuidadoso..e..não uses alcool para limpar (se usares usa mt pouco, porque o alcool tem muita água..cerca de 4%), usa antes um pano seco ou alcool isopropilico se arranjares...

Ve no You tube videos sobre isso :D
 
Retira o cooler, limpa-o bem, tira o máximo de pó que conseguires, depois limpa a pasta térmica do cooler e do processador. Aplica pasta nova, monta o cooler e certifica-te que o cooler está bem montado. O problema deve ficar resolvido. Se ele ficar frio e o computador continuar a desligar-se, é capaz de ser a fonte de alimentação que está com problemas.
 
X-Acid podes começar por abrir a lateral/caixa a ver se arrefece a causa para se desligar está na temperatura bastante elevada.
cump's.
 
X-Acid podes começar por abrir a lateral/caixa a ver se arrefece a causa para se desligar está na temperatura bastante elevada.
cump's.

Quando abro a caixa as temperaturas baixam um pouco, sim.
Desde já obrigado pela ajuda.
A melhor massa térmica é a artic silver, certo?
Vou começar a tratar disso.
 
Quando abro a caixa as temperaturas baixam um pouco, sim.
Desde já obrigado pela ajuda.
A melhor massa térmica é a artic silver, certo?
Vou começar a tratar disso.

Arctic Cooling MX-2 e Arctic silver 5 são algumas das melhores pastas térmicas. A diferença entre ambas é marginal.

Pessoalmente uso a primeira simplesmente pelo facto de já vir pré-aplicada no cooler.
 
Para não teres mais problemas, pk no Verão isso vai piorar... eu qd tinha o meu P4 3.2 o gajo só ia aos 78ºc e desligava... portanto aconselho a comprares a massa térmica e um cooler barato, mas bom... os artic cooling são baratos e mt bons... Recomendo mesmo que penses em gastar mais 10€ e compres o cooler.
 
Para não teres mais problemas, pk no Verão isso vai piorar... eu qd tinha o meu P4 3.2 o gajo só ia aos 78ºc e desligava... portanto aconselho a comprares a massa térmica e um cooler barato, mas bom... os artic cooling são baratos e mt bons... Recomendo mesmo que penses em gastar mais 10€ e compres o cooler.

Ok, não é por causa de 10 ou 15 euros. Já agora podem aconselhar um entre 10-15 euros, devo comprar na *****. Socket 775.
 
Recomendo vivamente o que está na minha assinatura. O Arctic Cooling Freezer 7 Pro.
O preço ronda os €17,00-19,00 em algumas lojas, como por exemplo a *****.
É eficaz, silencioso e de fácil instalação.
Já vem com a pasta MX-2 pré-aplicada, ou seja, o que poupas na pasta investes no cooler.

O meu processador é o Intel P4 540J 3.2GHz c/HT. Acredita, um verdadeiro forninho. Com o stock cooler (e algum pó à mistura) passava dos 80ºC. Com este cooler, nunca o vi a subir acima dos 48ºC.
 
Recomendo vivamente o que está na minha assinatura. O Arctic Cooling Freezer 7 Pro.
O preço ronda os €17,00-19,00 em algumas lojas, como por exemplo a *****.
É eficaz, silencioso e de fácil instalação.
Já vem com a pasta MX-2 pré-aplicada, ou seja, o que poupas na pasta investes no cooler.

O meu processador é o Intel P4 540J 3.2GHz c/HT. Acredita, um verdadeiro forninho. Com o stock cooler (e algum pó à mistura) passava dos 80ºC. Com este cooler, nunca o vi a subir acima dos 48ºC.

Parece-me exactamente o meu caso, as temperaturas rondam isso. Esse cooler é silencioso?
Eu já tinha comprado, mas como fica perto e acho que não há problema devem trocar-me por esse.

Tinha comprado este:

http://www.*****.pt/Arrefecimento-Ventiladores-CPU-Arctic-Cooling-Alpine-7-GT-PWM.php
 
Parece-me exactamente o meu caso, as temperaturas rondam isso. Esse cooler é silencioso?
Eu já tinha comprado, mas como fica perto e acho que não há problema devem trocar-me por esse.

Tinha comprado este:

http://www.*****.pt/Arrefecimento-Ventiladores-CPU-Arctic-Cooling-Alpine-7-GT-PWM.php

Se ainda está certinho na embalagem, não haverá problema em trocar.
O cooler é silencioso, sim, então comparado com o stock cooler nem se fala. O meu stock cooler parecia uma motosserra, com tanto pó... bastava puxar um pouco pelo PC e era vê-lo logo a trabalhar ao máximo...

O Freezer 7 Pro é bem melhor que o Alpine 7. Por aqui revelou-se bem eficaz. Nunca o vi passar das 2400 rpm, pois nunca precisou de mais do que isso, o que faz com que seja bem silencioso.

se duvidas da qualidade deste cooler, vê este comparativo... já tem uns anitos, mas dá para ter uma bela ideia do desempenho do bicho! E testado num QuadCore!
 
Última edição:
Se ainda está certinho na embalagem, não haverá problema em trocar.
O cooler é silencioso, sim, então comparado com o stock cooler nem se fala. O meu stock cooler parecia uma motosserra, com tanto pó... bastava puxar um pouco pelo PC e era vê-lo logo a trabalhar ao máximo...

O Freezer 7 Pro é bem melhor que o Alpine 7. Por aqui revelou-se bem eficaz. Nunca o vi passar das 2400 rpm, pois nunca precisou de mais do que isso, o que faz com que seja bem silencioso.

se duvidas da qualidade deste cooler, vê este comparativo... já tem uns anitos, mas dá para ter uma bela ideia do desempenho do bicho! E testado num QuadCore!

Já está resolvido. Meti o cooler que disseste, mais uma ventoinha parte na traseira do pc, e tenho temperaturas na ordem do 45-50 ºC. Até agora não desligou, por isso suponho que o pc desligar-se fosse mesmo devido às altas temperaturas.
Obrigado pela ajuda a todos.

Abraço!
 
O meu antigo cpu, um p4 a 3.4ghz andava sempre a sessentas e muitos e o pc não se desligava

Isso não quer dizer nada. O meu chegou a andar a mais de 80ºC e também não se desligava. Já o desempenho ressentia-se bastante. Isto devido ao controlo térmico do processador:
Os processadores recentes da Intel vêem com uma protecção térmica montada no seu interior. Quando a sua temperatura chega a um certo limiar, o processador automaticamente reduzira a sua temperatura entrando em modo idle, uma característica conhecida como thermal throttling. Isto reduz a performance do processador. Se a ventoinha do cooler de baixa qualidade falhar a temperatura do CPU irá continuar a subir até o processador ser obrigado a desligar-se, resultando na perda de dados.

Ou seja, com o processador a 80ºC, como eu tinha, estava a perder performance devido ao thermal throttling.
Quando mudei de cooler, o desempenho aumentou e de que maneira. Por exemplo, na conversão de vídeos, que é algo que puxa bastante pelo processador!

Com um stock cooler cheio de pó, facilmente se atingem temperaturas ainda maiores, obrigando o processador a desligar-se.
Provavelmente era esta a causa dos problemas do user X-acid.
E nada disto é saudável para o sistema.

Já está resolvido. Meti o cooler que disseste, mais uma ventoinha parte na traseira do pc, e tenho temperaturas na ordem do 45-50 ºC. Até agora não desligou, por isso suponho que o pc desligar-se fosse mesmo devido às altas temperaturas.
Obrigado pela ajuda a todos.

Abraço!

Ainda bem que resolveste o teu problema!

:beerchug:
 
Última edição:
Back
Topo