Cpu ou MotherBoard

Lucky_JL

Power Member
Boas!

Neste momento tenho uma máquina ( servidor de testes ) com :

AMD Duron 850
K7VZA
Gforce 2MX
Realtek 10/1000
4GB Western Digital


No fim de semana passado deixou de bulir, eu ligava e se mete-se um live cd do linux dava um kernel panic antes de chegar ao prompt, se instala-se o windows xp quando reiniciava dava um blue screen ...

Com troca de componnetes cheguei a conclusão que é ou da board ou do cpu, hoje arranjei um Duron 1200 ( que supostamente estaria bom ) e vim experimentar,

Da 1x que liguei ( sem cooler , pk era só para ver se arrancava ) o pc ligou, fez o teste da memoria e desligou, isto com o Duron 850 ( que agora olhando bem parece estar morto, pois é como se tivesse liquido seco à volta do core )

Montei o Duron 1200 e nunca mais arrancou, carrego no power o gajo parece k vai pegar e nada ...
( nao liga nem a ventoinha do cpu, nem a ventoinha da fonte )


Pergunta final , será só o cpu ou a board tb esta lixada ? ( a luz de presença da board acende )


Obrigada

Lucky_JL
 
Meteste o cpu a trabalhar sem cooler posto?
Então muito possivelmente ardeu. deita fora...
O duron 1200 pode não ser detectado nessa board, porque já é core Morgan, ve no site da board qual o máximo de cpu que aguenta (não vás pelo mhz, mas sim pelo codename, pois o 1200 normal (thunderbird) era diferente dos morgan e algumas boards não gostavam deles.
 
O facto de ter aparecido um BSOD indica que provavelmente é defeito da Fonte de Alimentação do PC.

Ter a CPU a trabalhar 3 ou 4 segundos sem cooler não a mata logo normalmente, senão sentia-se o cheiro a queimado e fumo (lembram-se do célebre vídeo do THG onde fizeram essa experiência ?).

Uma CPU queimada por não ter cooler ficava assim, antes de as motherboards e CPU's incorporarem circuitos que desligam automaticamente a corrente quando a temperatura aumenta demais:

cpu2.jpg
 
Obrigada pelas respostas :)

A board tá com a ultima bios, em que suporta até um 2400/2600 desde que seja com FSB a 266
O Duron 850 parece-me dead pois tem um "derra-me verde" á volta do core, mas o Duron 1200 parece-me bom

No entanto em ambos os casos so se acede a luz de presença da board ja experimentei com outra fonte e igual ...

Este fds vou receber um Athlon 2400+ ( FSB 266 ) e vou experimentar , mas ja estou a ver k vou ter de comprar uma board tb ...
Só acho estranho a luz de presença da board acender ... é comportamento normal de board pifada ?
Ou o Duron 850 ao queimar tb pode queimado a board ?


Lucky_JL
 
Última edição:
bem isso é da board, é o mais certo,la por acender a luz num ker dizer nada, uma board tem muitos circuitos e pode ja nao estar a chegar corrente a todos eles devido a fios partidos transisters keimados mesmo condensadores rebentados ou inchados da uma vista de olhos pela board e ve se num nenhuma situaçao destas, da luz pk o circuito k serve pa isso inda ta bom.
 
Back
Topo