• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes CPU+RAM+Mob

hefguerra

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Entre 600€ - 700€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
3 peças CPU+RAM+Mob

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
3.440 x 1.440
b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
Nao
c) Office / Navegação web / Filmes
Sim
d) Virtualização
Não
e) Outra? Qual?


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Antes do final do ano

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Talvez

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>

b. Processador (Intel ou AMD)
> Tanto faz

c. Motherboard (chipset, formato)
> Tanto faz

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> Tanto faz

Estava a pensar nestes componentes, mas a nivel de motherboard estava indeciso entre 3 modelos, não sei qual deles o melhor.

CPU - Ryzen 7600x
RAM - Kingston Fury Beast 16GB DDR5 (2x8GB) 6000MHz
Motherboard - Gigabyte B650M DS3H G10 / ASRock B650M PG Riptide / Asus TUF Gaming B650M-Plus

Obrigado
 
São muito parecidas. As diferenças mais significativas que encontro são:

Gigabyte B650M DS3H G10 (~190€) USB-C 3.1 interno | USB-C 3.1 externo | 2x M.2-passive cooler
ASRock B650M PG Riptide (~205€) USB-C 3.0 interno | USB-C 3.1 externo | 1x M.2-passive cooler
Asus TUF Gaming B650M-Plus (~210€) USB-C 3.0 interno | USB-C 3.2 externo | 2x M.2-passive cooler | melhor VRM mas para o 7600X é irrelevante(mas é um bom "future proof" para um possível "9600X" ou CPU mais potente)

E a Gigabyte não tem I/O-shield integrado nem M.2/M-Key (PCIe 5.0 x4).
 
Overclock? Muito sinceramente o que compensa é undervolt nestes zen4, isto já vem de origem no limite do silicio, até diria que estão do lado errado da curva de eficiência e para um ryzen5 praticamente todas as boards que vi até agora dão para dar overclock até com azoto liquido se for necessário. Tem 6 cores, não é um ryzen9, escolhe a board mais barata que tenha as ligações que queres e esquece o numero de fases, até diria que o mais importante vão ser o numero de camadas da motherboard devido à integridade de sinal em DDR5, mas o IMC dos zen4 não aguenta memórias acima de 6200, 6400 em alguns casos. Seria mais numa perspectiva de processadores no futuro com um IMc melhor.
Quanto às fases qualquer uma vai chegar e sobrar.
 
Atualizar aqui as minhas compras.
Já tenho ryzen 7600x, 16gb ddr5 5600mhz, rtx 3080, mas estou em duvidas em algumas motherboards.

B650M DS3H - GIGABYTE (186,70 €)

B650M Gaming X AX - GIGABYTE (205,50 €)

Pro B650M-A WiFi - MSI (209,30 €)

Asus TUF GAMING B650M-PLUS WIFI (221,70 €)

B650M Aorus Elite AX - GIGABYTE (253,70 €)

Prime X670-P - ASUS (262,50 €)


Estou mais inclinado para a gigabyte B650M Aorus Elite AX por estar mais completa e ser pequena. Mas também acho que a mais barata servia
:wscared:
 
A MSI ate 200€, agora o ser ATX é pk ficas com mais 1 slot nvme, se so vais ter 2 nvme no maximo nao ha problema.

Agora se fosse para +- 250€ compraria a X670-P sem duvidas. Passo a explicar uma board excelente com 2xB650 chipset incluidos e com PCI-E 5.0(na slot 1 M2 nvme) ja 4 slots m2 no total.
 
Última edição:
Back
Topo