CPU sempre alto ao jogar.

BardockTheOne

Power Member
Boas como podem ver sou novo por aqui venho doutro forum mas que entertanto deu falência.

Portanto venho aqui pedir ajuda para um problema no mínimo estranho.

No pc do meu irmão, que ja tem 6 anos, cada vez que se poe um jogo a correr o CPU anda sempre pelos 90% e 100% e o PC tem todos os requesitos para correr o mesmo.


Os requesitos minimos do jogo são:
  • CPU: Pentium 4 1GHz or higher
  • VGA: GeForce4 TI4200, 64MB or better (vertex pixel shading support required)
  • Ram: 512MB or higher
  • HDD: 5GB or more
  • Directx: DirectX 9.0c or higher
E o PC é constituído por:

Processador Pentium 4 a 2.4 Ghz, 1.5 Gb DDR 400 Mhz memoria, Grafica ATI x1650 256 Mb AGP, Motherboard Asus P4S533-MX, Disco rigido Seagate 160 Gb.

Portanto o Pc devia correr o jogo na boa e não esta. Passado um bocado a jogar o Pc reinicia devido o CPU andar sempre nos 90% e 100% de utilização.
Ja fui a Bios a ver se havia alguma coisa mal configurada e parece estar tudo em ordem, a placa grafica tem os drivers actualizados, o Pc ta limpo e sinceramente não sei porque o jogo pucha tanto pelo CPU.

Agradecia que me dessem uma ajuda.

Cumps Bardock
 
Mete-se requisitos mínimos no Google -> E deixa-me adivinhar: o jogo é o Atlantica Online. Acertei? :D

Adiante, esses são os requisitos mínimos. Os recomendados aproximam-se muito do que tens:


  • CPU: Pentium 4 2GHz or higher
  • VGA: GeForce 4 6600GT, 128MB or higher
  • Ram: 1GB or higher
  • HDD: 10GB or more
  • Directx: DirectX 10
Se estiveres a correr com os detalhes em cima, é muito provável que puxe por esse pc. ;)
 
Teste simples -> Corre SP2004 Orthos ou IntelBurnTest. Se for abaixo, é problema de hardware.

Monitorizar temperatura do CPU com HW Monitor, CoreTemp, RealTemp, Everest Ultimate Edition, ...

Se o PC não 'for abaixo' a correr Orthos ou IBT, verificar a temperatura máxima atingida (com o RealTemp é fácil).

Abrir o PC e tirar uma foto da etiqueta da fonte de alimentação e colocar aqui. Se possível, medir as tensões ("voltagens") das linhas de +5V e +12V da fonte com um multímetro.
 
Jonny claro que não pus as video settings no maximo, se o CPU ja tava a 90% não ia puchar mais por ele. Alias pus as video settings no minimo e não saiu dos 90 80 %.

WinWalker fiz como tu pedistes corri o IntelBurnTest v1.9 e o teste correu bem, o Pc não foi abaixo. Aqui ficam as screens:

http://i198.photobucket.com/albums/aa123/VivaciousBardock/23.jpg

1234.jpg


So me esqueci de por a correr o HM monitor durante o teste so tirei 1a sreen depois com o jogo a correr.

12345.jpg
- Sem o jogo

522.jpg
- Com o jogo

Aqui a screen da fonte não medi a voltagem nem sei como se faz lol.

2.jpg



Depois de acabar o teste corri o jogo e tava na mesma CPU entre 80, 90, 100%. Sera que é mesmo um problem de falta de formatação?
 
É estranho porquê?

Estando a jogar é normal que o cpu seja utilizado, talvez não seja normal ser usado quase na totalidade mas pronto..

Sem jogar é obvio que utiliza menos cpu.
 
O problema é que não desce dos 90 100, ta sempre no maximo, e passado um bocado o Pc reinicia.

Então ainda mais estranho é correr o IBT sem problemas, o IBT puxa muito mais pelo PC do que qualquer programa.

Tenta correr o IBT com uns 10 ciclos a ver se aguenta, tirando isso não faço ideia do que possa ser.
 
tás no bom caminho... com programas de stress ao CPU, se não houver instabilidades/erros, não pode ser problema do CPU...
se me dissesses que no teu (imaginemos) quad core, a jogar só um ou dois cores é que estariam a 100%... pronto... agora num P4 single core/HT, qualquer coisa que puxe, puxa logo no máximo.....

como já disseram.. é problema de VGA!!.. com ATItool ou nTUNE tenta baixar frequências e testar a ver se torna o pc mais estável... tanto pode ser software(drivers) como hardware(VGA a dar as ultimas)...
 
AGP so tenho esta, mas instalei o driver mais antigo vamos a ver o que isto da.

Se só dá erro ao fim de 5 minutos, não me parece que com drivers isso se componha.

E mais depressa eu instalava os mais recentes da mboard/chipset/pl. gráfica que os mais antigos. É suposto os problemas de software serem resolvidos em versões posteriores e não serem criados mais problemas no futuro - em geral.

Aí o problema deve ser: fonte insuficiente para o PC em causa; placa gráfica a sobreaquecer ou algum componente da mesma (condensadores, por exemplo) a ceder.
 
Back
Topo