Craques: "luzes" para o meu novo sistema...

pmasl

Power Member
Boas! Estou prestes a ter o meu sys novo, uma p4s533 (não me digam para comprar outra - no €€€€), um P4 2.0a, Volcano 7+ e dois sticks 256 MB DDR PC2700 Samsung (PCB desconhecido). Como até agora sempre tive PC133 e estes têm menos settings... O que posso fazer, ou antes, quais os melhores settings para estas DDR? E qual é o max de FSB que poderei chegar? E agora eu penso (só penso ;) ) que o OC não depende somente do FSB, mas também poderei brincar com o multiplicador do CPU e o divisor da RAM? E como? O resto do sys está na sig...
Thanx desde já
 
Bem é assim, a Volcano 7+ para esse processador não é grande coisa, pois segundo as pessoas que já experimentaram, a base do cooler não entra em contecto com o core, segundo essas memorias OEM é difícil dizer-te até onde podes xegar com elas, devido a não nos saberes indicar a marca do pcb, mas eu se fosse a ti não ficava com grandes esperanças... :(
Provavelmente as melhores settings para essa ram seram Cas 2.5 e 4 bank interleave, o resto das definições deixa nas default da bios, pois devem ser as mais conservadoras e devem ser as que te permitem atingir um maior fsb como pretendes ! Boa sorte ! :)
 
Originally posted by pmasl




Boas! Estou prestes a ter o meu sys novo, uma p4s533 (não me digam para comprar outra - no EUR, um P4 2.0a, Volcano 7+ e dois sticks 256 MB DDR PC2700 Samsung (PCB desconhecido). Como até agora sempre tive PC133 e estes têm menos settings... O que posso fazer, ou antes, quais os melhores settings para estas DDR? E qual é o max de FSB que poderei chegar? E agora eu penso (só penso ;) ) que o OC não depende somente do FSB, mas também poderei brincar com o multiplicador do CPU e o divisor da RAM? E como? O resto do sys está na sig...










resumindo e complicando:









1º- sou suspeito, gosto dos produtos da asus porque nunca tive problemas.









2º- reza pa que essas mems tenham o chips revisao C (olha para eles a ultima letra deve ser .. um C :-D







3º- tenho umas Nanya - settings a 2-2-3-6-1 cpu/mem freq a 4:5 nestem momento. as samsung (revisao C) é suposto fazer melhor.







4º- a minha board é uma P4S333, mas flashada como P4S533 bios 1008c.







5º- o multiplier vem locked. portanto nao brincas com isso :) brincas como o cpu/mem freq. como ja deves ter reparado no ponto 3 :003:





6º- UPGRADE a bios = 1a coisa que deves fazer. de seguida "jumpa" o dip VEN1 pa teres um boost de 0,2v no core. jumpa os DIPs da mem para pelo menos 2.7v





7º- por OMISSAO, os settings da bios ficam a FSB100*20 (2.GHz) nao tentes logo o FSB a 133. razao tenho um colega meu que nao passa os 125. tb samsung (nao a revisao C) um P4 2.0 OEM (nao "in the box") e nao tem PCI nenhum la dentro (so mesmo a GF2mx400 AGP)





8º- se preferires settings mais agressivos de teres um boost na largura de banda o FSB nao vai longe. se meteres uns settings mais conservadores o FSB sobe bastante mais. Agora escolha :D





acho que já falei demais :003:



Se disse ali em cima alguma "estupideze" corrijam-me. Nao me considero PRO nestas coisas e para mim e' + um passatempo (qd tenho tempo). Alem do mais tou no work enqt vou escrevendo isto (e ja vao 45m :D l8tr



P.S spidey se quiseres algum detalhe manda mail ou pm. mas lembra-te NAO me considero PRO nisto.



Disclaimer: do it @ your own risk bla bla :D
 
Bem 8o Romknight! Muito obrigado aos dois. Assim já tenho algumas bases para começar a brincar neste sys! Depois lá para 2ª ou 3ª posto aqui a dizer onde cheguei.:001:
 
tive a escrever um tutorial zito e a compilar uma tabela este fds que é capaz de dar uma ajudinha melhor. a porra e que mandei o mail pa mim e ...apaguei-o :D é o que dá ver Email antes do cafe da manha... :o

Bem de qualquer odo chegando a casa ja posto aquilo.

Ao que interessa: tenho ali uma gafezita que nao é grave.

Relativamente ao VEN1 dar um boost de 0,2V é... MENTIRA. Isso e' o que diz o manual. na realidade dá cerca de 0,08V. Usa o AsusProbe.

CUIDADO: estes ~ 0,08V convem SOMAR ao Vcore que defines na BIOS. ou seja, se estiver a 1.5V está a 1.58V e assim por diante. Nao recomendo passar o 1.575 pq assim ja ficas proximo dos 1.7V que não convem ultrapassar... até ganhares coragem ;D
 
Boas! Eis o que consegui até agora... Acho que estas mems suckam... e a V7+ no médio. Aumentei a voltagem das mems (Rev D :( )para 2.7 (2.9 dá erros medonhos) e os timings estão 2-3-2-7-auto. Se mudo o 3, o 7 ou o auto para menos, no boot começa logo a apitar >( Acho que este é o limite das mems. Mas tenho q testar isto melhor... No FSB é que deve dar mais (tá a 133)... O divisor está em 4/5, em 4/6 = crasha, mesmo a 2.9 volts :confused:

PS:Sys na sig ;)
 
nada mau tares a 133. deve ser devido ao cooling extra do dissipador. Nao falo por mim mas por um amigo meu que tem essa board e passar os 125FSB ta de gesso. mesmas mems que tu.

Vai postando.

P.S: ve a tabela e o post que fiz sobre a asus p4s333/533. tv ajude um cadito.
 
TECNO

A V7+ encaixa mal penso eu em determinadas boards, na
minha Giga encaixa mal , mas nesta encaixa bem.
Pelo menos foi a experiência que tive....

quanto às voltagens da CPU é o seguinte no meu 1.6A que
está a 2.240 (140FSB) a voltagem está a 1.75V.

Neste meu 1.8A a voltagem está a 1.7V.

E até agora ninguém se queixou!!!!

Acho que a partir dos 1.85V é que poderá dar problemas...
 
Update

Vou trocar estas mems de ***** por umas samsung original ddr400 amanhã, ver o q dá. Pode ser que chegue mais alto. Depois posto os resultados.
Até lá
 
Back
Topo