PS Crash Bandicoot (série)

David5988

Suspenso
CrashBandicootLogo.png

Crash Bandicoot é uma série de jogos de plataformas publicados pela Activision, após ter sido desenvolvido pela Naughty Dog e publicado pela Sony Computer Entertainment.

Criado por Andy Gavin e Jason Rubin, a Naughty Dog desenvolveu 4 jogos para a Playstation. Apesar de ter sido contratada para produzir apenas três jogos, Crash Team Racing era um possível Crash 3, que começou a ser produzido depois de Crash 2. No entanto, foi produzido o Crash Bandicoot 3: Warped e como o Crash Team Racing já estava quase pronto, decidiram acaba-lo e lança-lo ao mercado.

Com o lançamento da Playstation 2, a Naughty Dog decidiu fazer a politica "uma série, uma plataforma", abandonando o desenvolvimento de jogos para a Playstation e ao mesmo tempo abandonando a série Crash Bandicoot.

Assim acabou a primeira geração de Crash.

Com a Naughty Dog fora do caminho a Vivendi Universal (que tinha adquirido os direitos de publicação) encomendou à Travellers Tales (famosa por ter feito do Sonic 3D) para fazer Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex. O jogo foi era para ser desenvolvido por Mark Cerny (que fez o design de todos os jogos da série até ao momento) e publicado pela Sony Computer Entertainment. Depois de uma briga entre Vivendi Universal e as duas entidades, a Travellers Tales (a nova produtora) foi forçada a desenvolver o jogo a partir do zero e com um prazo de apenas 12 meses de desenvolvimento.

A Travellers Tales tinha planeado um Crash Bandicoot com uma jogabilidade de "mundo aberto" ao estilo de Jak e Daxter, no entanto devido ao prazo de 12 meses, mudaram de planos e fizeram um Crash bandicoot com a jogabilidade dos clássicos, não oferecendo nenhuma inovação. A recepção foi mediocre, no entanto, devido ao sucesso de Crash na anterior geração, vendeu 7 milhões de unidades.

De seguida foi planeado o Crash Bandicoot: Evolution em que era para ter uma nova jogabilidade com elementos de plataformas / RPG, no entanto tornou-se o que hoje conhecemos como Crash Twinsanity. Crash Twinsanity foi elogiado pelos fãs como sendo um jogo relativamente bom devido à nova jogabilidade, e com um argumento cheio de humor. Os fãs afirmaram que esta era a melhor direcção que crash estava a tomar.

Depois de desenvolver Crash Twinsanity, Traveller Tales Oxford continuou com dois projetos (acreditando que a Vivendi lhes tinha dado os direitos de desenvolvimento para Crash). O primeiro projecto foi uma continuação directa de Crash Twinsanity, em que Cortex era excluído de todos os outros vilões do universo Crash. O nome do jogo já tinha sido decidido, e era Chaos Cortex. Este projeto foi cancelado, mas a Vivendi ainda tinha a opção de continuar o seu desenvolvimento. O outro projeto foi Crash Clash Racing (agora Crash Tag Team Racing), que também era a continuação de Crash Twinsanity. No entanto, a Tales Traveller descobriu que a Vivendi lhes tinha tirado o direito de desenvolver mais Crash Bandicoot devido às fracas vendas de Twinsanity.

Assim acabou a segunda geração de Crash.

O direitos de Crash Bandicoot foram dados à Sierra e esta ordenou à Radical Entertainment para desenvolver mais jogos de Crash Bandicoot. A empresa acabou o que a Travellers Tales tinha começado com o Crash Clash Racing, e foi para o mercado com o nome de Crash Tag Team Racing. Após o lançamento deste, a produtora decidiu dar um ar fresco à série e desenvolver um reboot.

Desde reboot nasceu o Crash of the Titans, em que crash podia utilizar mostros para combater e superar obstáculos durante o jogo. A recepção com os críticos foi mediocre, devido à sua linearidade e com a sua mecânica um pouco repetitiva no final. A recepção dos fãs foi morna, porque apesar da jogabilidade ser agradável, o espirito dos clássicos tinha desaparecido.

Unidades Vendidas:
Crash Bandicoot - 6.82 milhões
Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back - 7.58 milhões
Crash Bandicoot 3: Warped - 7.13 milhões
Crash Bash - 3.39 milhões
Crash Bandicoot: The Wrath of Cortex - 7.24 milhões
Crash: Twinsanity - 0.79 milhões

Crash of the Titans - 2.14 milhões de unidades
Crash: Mind over Mutant - 2.05 milhões de unidades

Quais são as vossas memórias sobre esta série e qual é a vossa opinião sobre o reboot que fizeram em 2007?


 
Última edição:
É o meu jogo favorito desde sempre "Crash Bandicoot 2: Cortex Strikes Back" para a PS1. Passei muitas horas da minha infância a tentar obter os diamantes (não confundir com os cristais roxos) em todos os níveis, apesar de nunca ter conseguido. Ainda há pouco tempo estive a recordar e a jogar um bocadinho desta pérola!
 
Grande série, não gostei muito a partir do crash titans, acho que perdeu uma parte da piada.

Já o Cortex Strikes Back, qd era mais pequeno, era eu e o meu pai a jogar, muitas horas passamos naquele jogo.
Adorei a parte em que tinhas de conduzir aquele urso pequeno... Grande Jogo!
 
Um grande vicio na PS1! Em tempos até se pensou que Crash iria ser a mascote da Sony.
Na PS2, gostei do primeiro (Wrath of cortex), embora ainda não tenha acabado o jogo, mas gostei do que já joguei.

Já o Mind Over Titans da Wii, achei um lixo (opinião pessoal). Para mim esta serie, acabou no Wrath of Cortex.
 
Gostaria de voltar a ver um Crash Bandicoot produzido pela Naughty Dog nesta geração de consolas, ou mesmo na próxima, como os primeiros Crash Bandicoot's, mas é algo que não iremos voltar a ver, infelizmente :(
 
El_MoscardoPT - eu abordei apenas os jogos da série principal. Eu simplesmente mencionei o Crash Team Racing porque foi o último jogo feito pela Naughty Dog. Como o Crash bash é um party-game, não o incluí. Se falasse de todos os jogos, o artigo seria muito extenso e afastaria muitas pessoas (que só ao ver um texto enorme, fechariam a janela e iam visualizar outro tópico)
 
Última edição:
El_MoscardoPT - eu abordei apenas os jogos da série principal. Eu simplesmente mencionei o Crash Team Racing porque foi o último jogo feito pela Naughty Dog. Como o Crash bash é um party-game, não o incluí. Se falasse de todos os jogos, o artigo seria muito extenso e afastaria muitas pessoas (que só ao ver um texto enorme, fechariam a janela e iam visualizar outro tópico)

Entendo-te, de qualquer das maneiras só quis ajudar. ;)

Anyway

Quem se lembra do nível Hog Wild do Crash Bandicoot 1?? :D
 
Fixes eram aqueles niveis em que vinhamos em direção ao ecran com a bola gigante atrás de nós... para mim é o melhor de sempre no género de plataformas...

Cumps
 
Entendo-te, de qualquer das maneiras só quis ajudar. ;)

Anyway

Quem se lembra do nível Hog Wild do Crash Bandicoot 1?? :D

Era marado esse nível, nem preciso de ver o link, sei bem do que falas... Ao inicio, quando era miudo e joguava isso pela primeira vez, perdi sei lá quantas vidas.. depois lá apanhei o jeito e decorei a sequência de obstáculos e comecei a saber evitar, mas aquele último, que exige umas mudanças de esquerda direita tão rápido é muito lixado, só ai o quanto perdia :P

P.S.: Ainda me passa a música na cabeça (a banda sonora também era muito boa by the way)

E este? http://www.youtube.com/watch?v=Qg8zjpp7DIA Também achei bem complicado na altura... :P
 
Era marado esse nível, nem preciso de ver o link, sei bem do que falas... Ao inicio, quando era miudo e joguava isso pela primeira vez, perdi sei lá quantas vidas.. depois lá apanhei o jeito e decorei a sequência de obstáculos e comecei a saber evitar, mas aquele último, que exige umas mudanças de esquerda direita tão rápido é muito lixado, só ai o quanto perdia :P

P.S.: Ainda me passa a música na cabeça (a banda sonora também era muito boa by the way)

E este? http://www.youtube.com/watch?v=Qg8zjpp7DIA Também achei bem complicado na altura... :P

A Ponte! O que fizeste-me lembrar... xD

Este boss (Dr. Neo Brio), também costumava oferecer umas boas dores de cabeça. :P
 
Crash.. Grandes jogos! :)

Do que posso falar (1,2,3 e Bash) foram jogos marcantes, bem divertidos e com soundtracks estupendas. :) Apesar que o 1 tem uma soundtrack que impõe mais respeito, por ser um bocado mais negro e melancólico do que os restantes. No entanto, é uma óptima série! :)

P.S.: Outros níveis bem marcantes eram aqueles em que tínhamos que fugir de um pedregulho/urso polar.. :) Bem como as músicas!
 
Back
Topo