1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Crash frequente

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por rsamagaio, 27 de Setembro de 2007. (Respostas: 17; Visualizações: 910)

1. Olá a todos,

Recentemente comprei uma gráfica Gigabyte 7600 GS AGP. Quando a montei e instalei as drivers actualizadas, aparecia uma mensagem a referir que a alimentação não era suficiente. Tinha na altura uma fonte Antec 380W.
    Decidi então adquirir uma nova fonte, uma LC Power Giant Silent 550W Green...qualquer coisa, que já vi que é muito recomendada neste site.
    Nunca tinha montado nenhuma fonte e afinal é mais complicado do que parecia, mas com o apoio da minha loja habitual lá me safei. Como a placa gráfica traz uma ligação extra para alimentação, liguei um pino directamente à placa.
    Entretanto tudo bem...até que comecei a jogar e o computador ao fim algum tempo simplesmente crasha, nem ctrl-alt-del deixa fazer, só mesmo reset.
    Disseram-me que poderia ser da BIOS. Fiz a actualização da mesma e respectivas drivers, mas de crash passou a rebot automático. Fiz o restauro do sistema e voltou ao que era antes.
    Pela descrição que fazem aqui no site, parece um problema de alimentação, mas a fonte actual penso que é mais que suficiente. Será as memórias ? Será um problema da placa gráfica ?

2. allskin

allskin Colaborador
    Staff Member

Também ando, acho eu, com um problema de memórias mas o meu freeza e vai logo para reboot.

Se quiseres testar uma coisa na fonte, mete o PC em Full Load, e com por exemplo o Everest, vê se as voltagens correspondem (+5v,+12v etc), dá jeito que por exemplo o +12v esteja o mais perto possivel deste valor e quanto menos oscilar melhor. Daí consegues logo ver +/- se é problema da fonte.

No Everest dá para ver se o erro que deu foi BSOD ou não (já que o XP não mostra..), se for, é quase de certeza memórias.

3. vascorama

vascorama Power Member

Se não tiveres nada importante ou tiveres maneira de fazer backup das tuas coisas aconselhava-te a formatar isso, isso é quase de certeza conflito de drivers, como instalaste essa placa e não formataste fica sempre lixo das drivers anteriores.
    Se por outro lado decidires tentar qq coisa antes de formatar, corre o ccleaner e depois desfragmenta o disco, pode ser que te safes.
    Cumps

Última edição: 27 de Setembro de 2007
  4. luikki

luikki Power Member

qual é a tua board?
    é totalmente compatível com essa gráfica?

5. Pois é importante referir, é uma MSI 875PE NEO2

6. luikki

luikki Power Member

essa board tem gráfica on board, não tem? está desactivada na bios?

7. Não, não tem gráfica on board.

Entretanto não sei se é relevante, mas depois de instalar a 7600gs e respectivas drivers, instalei também o pacote de utilitários "Gigabyte Manager". Acontece que este software não arranca e aparecem vários erros, entre os quais, "vga bios not found"

8. Warlord

Warlord [email protected] Member

desliga o reboot automatico do windows, sempre da para ver se foi 1 BSOD e a razao. Se for reboot sem BSOD sao temps mt altas ou fonte marada...

cm estao as tuas temps?

9. No setting da placa gráfica tem um monitor da temperatura da mesma. Já não me recordo exactmente qual é a temp, pq não estou nesse pc agora, mas tem uma barra de verde a vermelho e está bem no verde.

Há mais alguma temp que deva verificar. Que ferramenta posso usar ?

10. Warlord

ve tb as temps do cpu, saca o everest ou o speedfan

11. Ok vou fazer essa verificação.

Mas atenção, neste momento já não faz o reboot. Só fazia quando fiz o update da bios da board e as drivers. Depois de fazer o restauro do sistema para uma data anterior a essa actualização deixou de fazer reboot. Agora simplesmente congela a imagem no monitor e não reage ao rato nem ao teclado, só fazendo reset.

O BSOD é o ecran azul não é ?? Como é k posso ver se foi erro com ou sem BSOD ? Nunca me apareceu.

Última edição: 27 de Setembro de 2007
  12. Warlord

BSOD e ecran azul. o XP esta configurado para fazer reboot automatico em caso de bsod, nem tens tempo de ler o k se passou, ao fazer akeles passos o windows fica parado no bsod e tens tempo para ler o k se passou (por exemplo kal o driver k crashou). tens dps de fazer reset manual.

13. Olá,

De acordo com a vossa sugestão fiz um teste de diagnóstico com o everest, os resultados foram os seguintes:

Temperatura:

Board 27.7 c
    CPU 45.4
    ST312 32.1

Ventoinha

CPU 2084 rpm
    Chassis 6296

Voltagem

CPU 1.46 v
    +3,3v 3.3
    + 5v 4.89
    +12v 11.83

Parece-me que está tudo bem.

14. Warlord

puxa pelo cpu e ve a k temp chega...

15. shreck

shreck Power Member

BSOD = Blue Screen Of Death

16. é na bios k faço isso não é ?

17. Olá,

A solução que arranjei até ao momento foi tirar dois traços à acelaração do hardware.

Até ver está tudo a funcionar bem e os crashes acabaram.

Por curiosidade, poderiam me explicar a possivel razão para isto acontecer e eventuais consequências desta modificação.

18. Warlord

Partilhar esta Página