1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Crash no Linux

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por Serrot, 21 de Janeiro de 2008. (Respostas: 6; Visualizações: 835)

  1. Serrot

    Serrot Power Member

    boas,

    Instalei o Kurumin numa máquina antiga (PII 350 Mhz, 192 Mb RAM) há cerca de um mês e meio atrás e tem estado a funcionar relativamente bem.

    Este fim de semana no entanto tive dois crashes. Não houve nada a fazer, tive mesmo q carregar no Reset :'(.

    Na altura dos crashes estava a a ver num outro PC um ficheiro .avi partilhado pelo Samba da máquina Linux, e na máquina Linux estava tb a correr o utorrent (com Wine).


    Será q o crash teve alguma coisa a ver com o facto de estar a partilhar ( e aceder de um outro PC) um ficheiro com o Samba e estar tb a partilhar com o utorrent, ou não terá nada a ver com isso ? É natural um crash ocorrer no tipo de situação q descrevi ?
     
  2. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Define 'crash', sff.
    Deu algum erro? pendurou o X? tinhas acesso SSH? Havia actividade nos discos? estavas a medir a utilização da memória e o número de processos?
     
  3. Serrot

    Serrot Power Member

    Crash =
    O ecrã continuava a dar imagem (congelada), mas o rato não mexia, nem o teclado funcionava ( e tb deixei de ter acesso ao ficheiro q estava a ver na outra máquina, aliás foi assim q me apercebi do crash). Tal como disse no post anterior a única solução q tive foi carregar no reset.

    Em relação à situação em q ocorreu penso q já descrevi no post anterior. Antes do crash ocorrer claro q havia actividade no disco, que terminou qd se deu o crash.

    Não estava a medir utilização de memória nem processos.
     
    Última edição: 21 de Janeiro de 2008
  4. esquiso

    esquiso Power Member

    Fora de "supermacias e afins", quando há erros nos sistemas *nix, começa a ver o hardware: RAM, temperaturas, PSU.. por ai fora.
    Depois, passas para o software. Vê se a RAM consumida não exagerou (e mesmo a contar com SWAP, visto que não tens muito de uma nem deves ter muito de outra). Vê os logs... por ai fora :)
     
  5. slack_guy

    slack_guy Power Member

    Pois, "vê os logs" referentes ao momento em que se deu o fenómeno:
    /var/log/messages
    /var/log/syslog
    /var/log/debug
    /var/log/samba.*

    Tenta fazer o mesmo que estavas a fazer mas com um olho na memória em utilização (se os logs não apontarem noutra direcção).
     
  6. Serrot

    Serrot Power Member

    - onde é que posso ir ver à posteriori o consumo de RAM (Em relação a SWAP tenho bastante, 1GB, se bem q ele nunca a utiliza muito)

    Obrigado desde já pela ajuda.
     
  7. Serrot

    Serrot Power Member

    Aqui estão os logs:
    (O crash deu-se perto das 4:10)

     

Partilhar esta Página