Problema Crashes aleatórios/nao liga

ruisapo

Power Member
Boas, tenho o seguinte PC:
Asus M4A78E-T
Phenom II X4 955
Geforce 7800GT/ ATI 3300 Integrada
CORSAIR 400CX
G.Skill Ripjaws 4gb

U
ltimamente tenho andado com problemas com o pc. A cerca de 1 mes, tive durante 1 mes o PC a fazer de servidor para um trabalho, teve sempre a funcionar e nunca deu problemas. Ironicamente, após ter acabado esse trabalho e voltado a poder desligar o PC, passado uma semana este começa-se a desligar, ficando o monitor a preto, as ventoinhas reduziam a velocidade e nao dava para fazer nada. Quando voltava a ligar o PC, este dizia um erro no disco, dizia que nao tinha boot. A pensar que era do disco, formatei-o e volta a instalar o windows, no entanto continou o msm a acontecer. Como o PC tem 2 discos, experimentei instalar o windows no outro no entano passado um bocado la se ia o computador abaixo e depois dava o erro no boot. Por vezes dizia que não tinha o teclado ligado, as luzes do rato e do teclado nem ligavam, e dava erro antes, outras vezes simplesmente ligava as ventoinhas e nada acontecia.

Como a placa gráfica tambem já é velhinha, experimentei ligar a placa onboard, no entanto o mesmo se continuou a passar. Verifiquei no site da Asus que havia uma nova versão da bios, a minha era a anterior, entao experimentei actualizar no entanto o problema continuou a acontecer. As vezes ficava um dia sem acontecer nada, no outro dia, nem o boot o windows chegava a fazer. Um dia que tava terrivel, lembrei-me de ir trocando as rams, visto que tenho duas. Tirei uma delas, ficando com 2gb, continuou a acontecer, meti a outra e tirei a que ainda estava, continuou a acontecer mas quando meti as duas nas outras duas slots, o problemas deixou de acontecer durante 1 ou 2 semanas, até que cheguei hoje e o problema voltou a acontecer, em que mal conseguia ligar o computador... Experimentei voltar a trocar as rams de posição mas desta vez nao resolveu nada, depois com elas nas outas slots, tirei uma e agora estou com o PC ligado a já umas horas e parece que não vai crashar, só que só tou com 2gb.

Qual será o problema? Estou muito confuso e não sei mais o que testar, já corri o memtest86, com as duas rams, e deu tudo ok, nenhum erro. O que posso fazer para resolver ou descobrir o problema? Será problema da motherboard,ram ou processador?

Desculpem o testamento :X
 
Última edição:
ON TOPIC MODE: OFF

antes de mais escreve-se BOOT e não BOT, são erros que dificultam a leitura...

ON TOPIC MODE: ON

cheira me a motherboard...
 
existe.

pega na fonte, ram e CPU e testa em outro PC. se nao der problemas ja sabes que o problema vem da board.

se queres certeza, nao tens outra opçao.
 
que eu conheça não, não conheço nenhum teste que faça um teste geral à motherboard, podes é fazer teste à RAM com o MEMTEST, e ao disco com o teste da respectiva marca, para eliminar componentes do problema.

mas se já fizeste isso, espera por outra opinião aqui no forum. duas cabeças pensam melhor que uma...xD
 
existe.

pega na fonte, ram e CPU e testa em outro PC. se nao der problemas ja sabes que o problema vem da board.

se queres certeza, nao tens outra opçao.

o problema é que nao tenho outro pc onde testar os componentes.. Ja agora, um disco de um portatil 2.5 sata funciona num desktop? toda as entradas sao iguais?
 
Isso ou é da motherboard ou da RAM.

Tens vários módulos de RAM? Testa a máquina só com um módulo inserido de cada vez. Se os problemas persistirem, é da motherboard.

Conselho: vai a uma loja de informática de confiança para eles fazerem o diagnóstico.
 
Isso ou é da motherboard ou da RAM.

Tens vários módulos de RAM? Testa a máquina só com um módulo inserido de cada vez. Se os problemas persistirem, é da motherboard.

Conselho: vai a uma loja de informática de confiança para eles fazerem o diagnóstico.

Ja fiz isso e fiz o memtest86 que nao deu problemas de memoria e continuaram os crashes aleatorios :S

Ando agora a experimentar mudar os timings da ram manualmente, vi uns post na net a falarem sobre isso associado a um problema parecido a est e pronto, mal tambem nao irá fazer :x

Todas as motherboard da asus que tenho dão problemas, ou é pontaria ou não sei, mas já nao vou comprar mais asus..
 
Ja agora, as vezes tem acontecido um programa ficar bloqueado, mas ainda consigo utilizar os outros que estavam abertos. Quando isso acontece depois nao consigo abrir mais nada, nem o gestor de tarefas, nem acontece mais nada e passado tempos outros programas abertos que ainda davam para ver vao crashando até que o PC se desliga :X
 
Todas as motherboard da asus que tenho dão problemas, ou é pontaria ou não sei, mas já nao vou comprar mais asus..

ASUS é uma marca relativamente boa (na minha opinião que já trabalhei com diversas marcas) parece que tens tido azar...

por crashes queres dizer BSODs ou bloqueio do PC?
 
ASUS é uma marca relativamente boa (na minha opinião que já trabalhei com diversas marcas) parece que tens tido azar...

por crashes queres dizer BSODs ou bloqueio do PC?

Acredito que seja azar mas pronto. A minha antiga teve um problema que basicamente todas elas tiveram daquela gama, tinha uma ventoinha na northbridge que deixava de funcionar, por causa disso, após alguns anos, uns 3 ou 4, acabou por queimar.

Em relacao a agora, o Pc fica bloqueado desde a 1m a 5 minutos e depois da um BSOD. Quando isso acontece é uma trabalheira para voltar a ligar pois muitas vezes nao chega a fazer POST, nem da para ir a BIOS e as vezes nao da para ir a BIOS porque deixa de detectar o teclado.

Ja agora, as vezes tem acontecido um programa ficar bloqueado, mas ainda consigo utilizar os outros que estavam abertos. Quando isso acontece depois nao consigo abrir mais nada, nem o gestor de tarefas, nem acontece mais nada e passado tempos outros programas abertos que ainda davam para ver vao crashando até que o PC se desliga :X

Esta é a cena mais estranha que me acontece, e que me faz questionar mais qual será o problema
É muito estranho é que acontece as vezes apenas, ontem tive o prime95 a correr durante 6 horas e nada, ficou esta manha inteira a correr o memtest86 e tambem tudo bem, quando vou a ligar ficou logo bloqueado mal o pc acaba de ligar. Depois, apos os varios problemas para passar da parte da bios, tem estado ligado sem problemas e agora até tou a jogar Guild Wars 2 na boa.. Nao sei mesmo o que sera..
 
Última edição:
de todas as boards que tive, so tive problema com 1 asrock low end. de resto MSI, asus e gigabyte 0 problemas.

como dizes que so acontece as vezes, se calhar o problema nao e da board.
 
se não é a board é o CPU. não tens maneira de testar com um CPU diferente? isso de as vezes estar bem durante horas e outras crashar ao fim de 5 mins é custume quando tens um defeito numa parte especifica do CPU. logo se não utilizas essa parte pode aparentar estar bom, mas assim que o CPU tenta usar a parte fanada ele crasha logo.
 
não porque o CPU é comporto por várias áreas e não sabes qual está danificada (ou se está alguma). podes é testar com outro CPU... de outro PC teu, ou de um colega...
 
não porque o CPU é comporto por várias áreas e não sabes qual está danificada (ou se está alguma). podes é testar com outro CPU... de outro PC teu, ou de um colega...

O processador ainda tem garantia, se enviar o processador para a garantia e nao tiver problema o que me acontece? :x
 
Usa a gráfica on board (HD 3300), tira fora a 7800GT...vê se acontece o mesmo.

Outra coisa, evita instalares o windows noutro pc com o teu disco, e depois colocares no teu pc, isso costuma dar barraca.

Duvido muito do cpu.
 
Usa a gráfica on board (HD 3300), tira fora a 7800GT...vê se acontece o mesmo.

Outra coisa, evita instalares o windows noutro pc com o teu disco, e depois colocares no teu pc, isso costuma dar barraca.

Duvido muito do cpu.

Ja fiz, e escrevi, isso tudo o que disseste. Ja instalei o Windows diversas vezes e diferentes versões, até a beta do 8 para testar mas aconteceu sempre o mesmo. Agora já nao acontece nada a 2 dias, basicamente desde que ando a jogar a beta do Guild Wars 2 que não acontece. Não percebo nada disto já XD
 
Back
Topo