1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Crashs sucessivos. Causa?

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por andre.morao, 25 de Março de 2006. (Respostas: 7; Visualizações: 709)

  1. andre.morao

    andre.morao Power Member

    Tenho um P4 2800 c/ HT, uma P4P800SE, disco 120gb SATA, 512 Ram Twinmos, Fx5600, etc...

    Há uns 1 e picos tive um problema com o disco, faltou a luz e o disco ficou com dados corrompidos, de tal maneira de que não era possível aceder à partição onde se encontrava o windows. Seguiu para a loja e provavelmente fizeram uma formatação de baixo nivel, instalando também um novo windows. Desde aí o disco não mais foi o mesmo.
    Outro problema, a meio da execução de jogos, de vez em quando o pc crasha (feeze) sendo necessário reboot. Após o 1º crash e cada vez que se reinicia, tentando jogar novamente crasha logo. Refiro ainda que quando crasha, o disco entra em stress e dá-se um barulho metálico ligeiro, que parece que vem do mesmo.
    Ainda outro problema, recente, a executar tarefas tão simples como navegar, processar texto, crasha (feeze) sendo necessário reboot.
    Todos estes problemas têm sofrido um agravamento ultimamente, acontecendo com mais frequência, chegando a um ponto em que se torna impossível ter o pc ligado.

    O que poderá causar estes problemas? Refiro que este problemas aconteceram com a anterior instalação do windows e com a que está agora.
    Quando existe um crash, principalmente a jogar, verifico logo a temperatura na BIOS, acusando normalmente 50º-55º para CPU e 40º-47º para Mboard. Não será a temperatura da Mboard demasiado alta? Poderá ser isso uma das causas dos crashs?
    A pensar assim, corri simultaneamente o prime95 e outro programa do género para o GPU. Estiveram horas a correr sem de nada tivesse acontecido, tudo normal... Também já corri o mesmtest para verificar se existem problemas de memória. A memória encontra-se a 100%...
    Poderá também eventualmente ser consequência do disco? Penso que não se encontra nas melhores condições...

    O que é que vocês pensam / sugerem?

    Tenho andando a pensar substituir o disco e o cooler do CPU, adicionar um outro a Mboard e colocar mais e melhores ventoinhas a por e a tirar ar da caixa. Será que resolve o problema?

    Agradeço a ajuda.
     
    Última edição: 25 de Março de 2006
  2. God_Lx

    God_Lx Folding Member

    Parece-me mesmo problema do disco... Não tens hipotese de usar outro para experimentar ?
     
  3. andre.morao

    andre.morao Power Member

  4. Banhoca_PT

    Banhoca_PT Power Member

    Ja experimentaste correr algum programa que verificasse o S.M.A.R.T do disco?

    Cumps.
     
  5. trek_b

    trek_b Power Member

    Normalmente os fabricantes têm programas de teste, por exemplo, se for um Hitachi/IBM podes sacar o DFT (drive fitness test).
    Outra coisa que podes tentar é mudar o porto onde o disco está ligado e o cabo. Nunca se sabe...
    Antes disso tudo deves ir ao BIOS e carregar os valores por defeito seguros (" load safe settings" ou algo parecido). Faz isso apenas se te sentires à vontade a mexer no BIOS.
    O facto de o disco se ter corrompido pode ser uma consequência e não a causa dos problemas.
     
  6. andre.morao

    andre.morao Power Member

    Corri todos os testes de uma ferramente da marca (seagate) e deu erros no sistema de ficheiros (ntfs). Acho que vou verificar o SMART, formatar e correr de novo os testes.
    Relativamente à BIOS, desactivei o HT mas n me lembrei de fazer load dos defaults. Vou tentar.

    Obg pelas dicas.
     
  7. WindWalker

    WindWalker Power Member

    Ou o disco está no fim de vida (significa que a probabilidade de gerar erros aumentou e bem :P) ou então corres um "chkdsk /f" (dizes que sim e reinicias lol)...

    Vê lá se resolve :/ se depois do chkdsk os erros voltarem sem causa aparente pode mesmo ser do disco...
     
  8. trek_b

    trek_b Power Member

    "Relativamente à BIOS, desactivei o HT mas n me lembrei de fazer load dos defaults. Vou tentar."
    Não sei se isso é bom. Tinhas instalado o windows com o HiperThreading activo? Se sim deves manter essa opção no BIOS. O Kernel do windows é diferente para uniprocessador ou multiprocessador. Se fores ao "device manager" vê que tipo de computador aparece "ACPI Uniprocessor" ou "ACPI Multiprocessor". Se tiveres o HT desligado com o kernel Multiprocessor acredita que vais ter problemas...
     

Partilhar esta Página