Creative Finally Demos Sound Blaster for PCI Express x1

PsySc0rpi0n

Power Member
Creative Technology Shows Off Audio Card for PCI Express.


Creative Technology, a maker of digital media players and various multimedia devices, showcased its first audio card for modern PCI Express bus at the Consumer Electronics Show 2007. Specs of the product are unclear, but it is remarkable that Creative is finally paying attention to the bus that has been afloat for nearly three years now.
Images of Creative Labs Sound Blaster X-Fi Xtreme Audio for PCI Express x1 bus, which have been published by several web-sites, reveal that the card carries one relatively small X-Fi chip, an unknown audio codec, the lack of onboard memory buffer, relatively small number of capacitors, the absence of MIDI port and the presence of S/P DIF connectors and five analog connectors to attack 7.1-channel audio system.



Typically Creative Labs’ Sound Blaster X-Fi Xtreme Audio audio card does not use dedicated SDRAM buffer, unlike more advanced X-Fi boards, so does the Sound Blaster X-Fi Xtreme Audio for PCI Express; however, due to higher bandwidth PCI Express can provide, the new X-Fi Xtreme Audio may gain some benefits of an additional memory buffer onboard.
Even though end-users may require “good-old” PCI, original system manufacturers may wish to have PCI Express x1 flavour, as PCI bus is hardly used nowadays, whereas PCI Express is present across all the core-logic sets shipping today.
Currently no information regarding pricing and availability exists. Sound Blaster X-Fi Xtreme Audio for PCI bus has recommended retail price of $129.



fonte
 
Até que enfim, PCIe. Agora, das duas uma, ou chip é de um processo de fabrico mais "pequeno" ou então é um Live! como constou por aí que era o que vinha em algumas versões da X-Fi...
 
a ver se a creative finalmente pensa nas colunas digitais!

é a maior idiotice ter colunas tao boas e depois fazer placas de som que subaproveitam completamente as colunas!:wow:
 
Pois, eu tb acho que os drivers não aproveitam os potenciais das placas e como não podemos fazer OC nas placas de som:x2: os recursos das placas não são totalmente aproveitados...

Pode ser q com a geração das PCIe as coisas melhorem um pouco...
 
Uh? Como assim?
offtopic on
ligaçoes opticas e coaxiais dizem-te alguma coisa? :P

e ligaçoes digitais? ;)

é que, caso nao saibas, a creative nao tem nada disso. simplesmente usa um modo muito parvo, que consiste em fazer som 2.1 em ligaçoes pseudo digitais...

numa HDA por ex (x-mystique, etc) o som é todo ele condificado para digital em 5.1 (ou 7.1 conforme se quer), seja ele som stereo ou 5.1.

Espero ter dado umas luzes sobre o assunto.

offtopic off
 
offtopic on
ligaçoes opticas e coaxiais dizem-te alguma coisa? :P

e ligaçoes digitais? ;)

é que, caso nao saibas, a creative nao tem nada disso. simplesmente usa um modo muito parvo, que consiste em fazer som 2.1 em ligaçoes pseudo digitais...

numa HDA por ex (x-mystique, etc) o som é todo ele condificado para digital em 5.1 (ou 7.1 conforme se quer), seja ele som stereo ou 5.1.

Espero ter dado umas luzes sobre o assunto.

offtopic off

Tens alguma fonte onde se possa ler alguma informação mais precisa sobre o assunto?
é que "um modo muito parvo" para mim não é luz nenhuma.
[opinião]
uma boa placa de som, geralmente consiste num bom APU (que trata da parte digital, com suporte para efeitos, emulação, gravação, etc etc), e em bons conversores digital<->analogico.
no fim de contas, o sinal que chega às colunas propriamente ditas sempre foi um sinal analogico.
o mais que podes ter são colunas amplificadas, em que o proprio amplificador pode receber sinal digital, e fazer a sua conversão para sinal analogico (normalmente, é neste sistema que encontras as melhores soluções, mas não é necessariamente um sistema superior, especialmente aqueles que ves a preços mais populares).
[/opinião]

Quanto ao lançamento propriamente dito, bom, ja se andavam a pedir placas destas desde que se tinha anunciado o PCI-e(provavelmente deve ser a placa de som o componente que mais slots PCI tem ocupadas em todo o mundo :P)
 
Última edição:
Tens alguma fonte onde se possa ler alguma informação mais precisa sobre o assunto?
é que "um modo muito parvo" para mim não é luz nenhuma.
[opinião]
uma boa placa de som, geralmente consiste num bom APU (que trata da parte digital, com suporte para efeitos, emulação, gravação, etc etc), e em bons conversores digital<->analogico.
no fim de contas, o sinal que chega às colunas propriamente ditas sempre foi um sinal analogico.
o mais que podes ter são colunas amplificadas, em que o proprio amplificador pode receber sinal digital, e fazer a sua conversão para sinal analogico (normalmente, é neste sistema que encontras as melhores soluções, mas não é necessariamente um sistema superior, especialmente aqueles que ves a preços mais populares).
[/opinião]

Quanto ao lançamento propriamente dito, bom, ja se andavam a pedir placas destas desde que se tinha anunciado o PCI-e(provavelmente deve ser a placa de som o componente que mais slots PCI tem ocupadas em todo o mundo :P)


oh koncaman,

basta ter umas colunas digitais (entende como digital, colunas que permitem ligar cabos digitais) e tentares ligar a uma placa creative e sabes do que estou a falar.

as placas da creative nao sao boas para se usarem ligaçoes diigitais (alias nem as trazem de origem, é preciso um adaptador no caso das x-fi).

eu nao sou nenhum entendido na materia para te explicar os porques e as razoes pelas quais isto acontece. So te sei dizer que pela experiencia do que li e experimentei, a melhor maneira de ter tirar proveito de colunas como as z-5500 é usar placas de som da HDA.

Se me permites, coloco aqui uma thread sobre o assunto:
http://www.*****.net/showthread.php?t=7837

O que uma placa do genero da HDA faz é simplesmente codificar todos os sinais para 5.1 (ou 7.1) atraves das saidas digitais, o que significa que tens sempre som em todas as colunas e com uma qualidade bastante superior ao convencionais jacks de audio! Alem de ser apenas um cabo a transportar todo o som ;)

sinceramente nao vejo qual é duvida sobre o assunto, ha muito tempo que as pessoas se queixam da maneira como a creative faz as placas de som, sem ligar a minima importancia as ligaçoes digitais e todo o potencial disso mesmo.

http://www.auzentech.com/site/support/Audio_Quality.php
http://www.auzentech.com/site/support/Music_Playback.php
http://www.auzentech.com/site/support/Gaming.php
http://www.auzentech.com/site/support/Connectivity.php


nestes links podes constatar as diferenças entre creatives e HDA's

e perdoa me pelo offtopic.
 
oh koncaman,

basta ter umas colunas digitais (entende como digital, colunas que permitem ligar cabos digitais) e tentares ligar a uma placa creative e sabes do que estou a falar.

as placas da creative nao sao boas para se usarem ligaçoes diigitais (alias nem as trazem de origem, é preciso um adaptador no caso das x-fi).

eu nao sou nenhum entendido na materia para te explicar os porques e as razoes pelas quais isto acontece. So te sei dizer que pela experiencia do que li e experimentei, a melhor maneira de ter tirar proveito de colunas como as z-5500 é usar placas de som da HDA.

Se me permites, coloco aqui uma thread sobre o assunto:
http://www.*****.net/showthread.php?t=7837

O que uma placa do genero da HDA faz é simplesmente codificar todos os sinais para 5.1 (ou 7.1) atraves das saidas digitais, o que significa que tens sempre som em todas as colunas e com uma qualidade bastante superior ao convencionais jacks de audio! Alem de ser apenas um cabo a transportar todo o som ;)

sinceramente nao vejo qual é duvida sobre o assunto, ha muito tempo que as pessoas se queixam da maneira como a creative faz as placas de som, sem ligar a minima importancia as ligaçoes digitais e todo o potencial disso mesmo.

http://www.auzentech.com/site/support/Audio_Quality.php
http://www.auzentech.com/site/support/Music_Playback.php
http://www.auzentech.com/site/support/Gaming.php
http://www.auzentech.com/site/support/Connectivity.php


nestes links podes constatar as diferenças entre creatives e HDA's

e perdoa me pelo offtopic.




Mais uma prova viva da "crença" que diz que só se for digital é que é bom..


A conversão analogico-digital feita nas placas de som da creative de média e alta gama provavelmente é até melhor do que a conversão feita na caixa das Z5500, portanto usando cabos analógicos o som até fica com melhor qualidade.
Por exemplo as X-Fi usam DACs de 24bit. O sinal é convertido de 24bit directamente para analógico.
Se usares uma HDA que codifica para digital então mesmo que o DSP suporte 24bit, ela vai fazer sempre downstream do som de 24 para 16bit (porque o dolby digital apenas permite essa resolução, assim como o dts-connect) para passar no cabo s/pdif, e para ser convertido de digital 16bit para analógico no descodificador das colunas.

Na verdade, há mais perda de informação se usarmos um cabo digital para passar um sinal de 16bit do que se usarmos cabos analógicos de boa qualidade, convertidos directamente a partir dos 24bit.


A creative simplesmente não está para pagar direitos à dolby para fazer codificação dolby digital. Para as colunas-alvo das placas de som da creative (conjuntos até 400€), os DACs que estão nas placas de som chegam perfeitamente para ter melhor qualidade através do sinal analógico do que do sinal digital. Daí apenas as altas gamas terem entrada e saída SPDIF.



A HDA simplesmente aproveitou-se (e bem) desta "mística" das "colunas digitais" para vender placas de som.. à custa da desinformação entre as pessoas.
As Z5500 tambem têm entradas analógicas. Não há problema nenhum em usa-las.


Um pouco offtopic, as audigy e x-fi tambem já fazem codificação dolby digital através de um software 3rd party que aproveita o formato ASIO. Podes ver informação sobre isso aqui. Ou seja tambem é possível ter 5.1 através da saída digital em placas creative. No entanto se é para ligar a colunas tipo Z5500 então é um desperdício.. Se fosse para ligar a um receptor A/V a sério, com auto-setup e essas coisas, então justificava-se.. mas para conjuntos de colunas para pc é um autêntico desperdício.
 
...Sinceramente nao vejo qual é duvida sobre o assunto, ha muito tempo que as pessoas se queixam da maneira como a creative faz as placas de som, sem ligar a minima importancia as ligaçoes digitais e todo o potencial disso mesmo.

Aposto k se tivesses umas colunas ligadas pela entrada digital e outras pela analógica n notavas deferença nenhuma.

Se ainda estivessemos a falar de entre a placa de som para um amplificador high end.
Agr umas colunas de gama media? Aposto como já foi dito, k a conversão na placa da creative é superior.

A vantagem do digital é mais pela simplicidade de usar 1 só cabo, por ex. para uns headfones 5.1
 
Aposto k se tivesses umas colunas ligadas pela entrada digital e outras pela analógica n notavas deferença nenhuma.

Se ainda estivessemos a falar de entre a placa de som para um amplificador high end.
Agr umas colunas de gama media? Aposto como já foi dito, k a conversão na placa da creative é superior.

A vantagem do digital é mais pela simplicidade de usar 1 só cabo, por ex. para uns headfones 5.1

Exacto, e o facto da maior parte das placas da creative não trazerem os conectores digitais coaxias/opticos de origem.
Para música/filmes dá perfeitamente para usar a ligação digital com uma placa creative (desde que se tenha o adaptador ou live drive).
Para jogos em 5.1 não, mas mesmo em analógico prefiro uma placa creative para jogos a qualquer outra.
 
Por alguma razão as Cambridge Soundworks DTT2200 foram sempre mais populares do que a ligação da Live 5.1 às DTT3500 Digital.

Eram mais baratas, tinham qualidade sonora que na práctica era muito semelhante, e o decoder Dolby Digital Externo tornava-se de certo modo redundante quando a placa de som já fazia esse trabalho (é certo que era mais software do que hardware, mas funcionava bem).

As minhas DTT2200 aínda estão aí para as curvas, a placa é que já não uso, porque os drivers da Creative não são actualizados desde 2003, e o driver limitado -e com pior qualidade de som- que vem com o Windows Vista é o mesmo do Windows XP SP1, de 2002...
A versão da Creative de 2003 não funciona com o Vista, porque exige acesso ao kernel, e a stack de som no novo OS funciona quase inteiramente em user mode.
 
Realmente o pessoal tem uma noção errada sobre o digital e o analógico.. n se apercebem k o k kerem mesmo é um bom analógico... os nossos sentidos n entendem 0's e l's entendem ondas analógicas... ou seja, efeitos 'análogos' à realidade como o som. Sempre que ouvem som é analógico.

Se querem tanto usar saidas digitais usem as k vêm on-board... teoricamente tem um sinal digital limpo (o k n verdade n é bem assim). O k as placas de som servem para fazer é mesmo para converterem o som de digital para analógico.. n estou a ver nenhum kit de colunas pa pc com o cnversor superior do k uma boa placa de som.

Tal como o blastarr eu continuo fiel às minhas DTT2200 e se comprasse umas colunas novas nunca iria comprar digitais, compraria sempre analogicas com uma boa placa de som ou seja um bom DAC (Digital-to-Analogue-Converter). As placas da Creative realmente são estupendas a nivel de engenharia e kualidade de construção, mas como já aki foi referido os drivers são a morte delas.. e mais do k delas... dos PC's onde eles estão instalados, dai eu me ter desfeito da minha placa de som da Creative.

Se quiserem saber mais alguns pormenores vejam o mundo da Audiofilia e ai verão a realidade e tb se aperceberam que um PC é um dos piores sitios para se processar som.
 
Realmente o pessoal tem uma noção errada sobre o digital e o analógico.. n se apercebem k o k kerem mesmo é um bom analógico... os nossos sentidos n entendem 0's e l's entendem ondas analógicas... ou seja, efeitos 'análogos' à realidade como o som. Sempre que ouvem som é analógico.

Se querem tanto usar saidas digitais usem as k vêm on-board... teoricamente tem um sinal digital limpo (o k n verdade n é bem assim). O k as placas de som servem para fazer é mesmo para converterem o som de digital para analógico.. n estou a ver nenhum kit de colunas pa pc com o cnversor superior do k uma boa placa de som.

Tal como o blastarr eu continuo fiel às minhas DTT2200 e se comprasse umas colunas novas nunca iria comprar digitais, compraria sempre analogicas com uma boa placa de som ou seja um bom DAC (Digital-to-Analogue-Converter). As placas da Creative realmente são estupendas a nivel de engenharia e kualidade de construção, mas como já aki foi referido os drivers são a morte delas.. e mais do k delas... dos PC's onde eles estão instalados, dai eu me ter desfeito da minha placa de som da Creative.

Se quiserem saber mais alguns pormenores vejam o mundo da Audiofilia e ai verão a realidade e tb se aperceberam que um PC é um dos piores sitios para se processar som.
Concordo! :)
 
Se querem tanto usar saidas digitais usem as k vêm on-board... teoricamente tem um sinal digital limpo (o k n verdade n é bem assim).
É "bem assim" sim senhor. As conecções digitais garantem uma fidelidade de 100%, bit por bit, entre o que sai de um sítio e chega a outro. Essa é a grande vantagem de um sinal digital.



Se quiserem saber mais alguns pormenores vejam o mundo da Audiofilia e ai verão a realidade e tb se aperceberam que um PC é um dos piores sitios para se processar som.
Antes pelo contrário. Hoje em dia no mundo profissional só se usam PCs para se processar streams digitais de som. Os PCs domésticos já ultrapassaram há muito as máquinas que eram usadas exclusivamente para equalizações portanto o que se tem investido nessa àrea é apenas em software.

Para conversão digital-analógica é que não se usam PCs por causa do ruído. Mas são etapas completamente diferentes na criação e reprodução de som.
 
E nem as proprias colunas dão um som fiel, por exemplo as z-5500 tem um THD de 10%, os verdadeiros sistemas de alta fidelidade têm THD's iguais ou inferiores a 1%.

E quanto às placas da creative ja tive uma Audigy 2 zs e a agora uma X-Fi e n tenho problemas com os drivers, e alem do mais há driver's alternativos.
 
E nem as proprias colunas dão um som fiel, por exemplo as z-5500 tem um THD de 10%, os verdadeiros sistemas de alta fidelidade têm THD's iguais ou inferiores a 1%.

E quanto às placas da creative ja tive uma Audigy 2 zs e a agora uma X-Fi e n tenho problemas com os drivers, e alem do mais há driver's alternativos.

para os processadores EMU10K1 (live e penso que algumas Audigy) e EMU10K2 (audigy e audigy2) há driver verdadeiramente alternativo, kxproject. Penso que para a X-FI ainda não há nenhum driver alternativo
 
Back
Topo