1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Creative Sound Blaster Live! CT 4830

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Asustek27, 18 de Abril de 2012. (Respostas: 28; Visualizações: 2224)

1. Asustek27

Asustek27 Power Member

Boa tarde.

Tenho aqui esta placa de som e não a consigo instalar de maneira nenhuma com os drivers oficiais.
    Testei uns drivers não oficiais (KX Project) e funcionou bem.

No entanto queria instalar com os drivers oficiais.
    Quando vou para o setup, diz que o sistema não tem nenhuma placa SB Live e aquilo acaba por sair da instalação.
    Quando ponho a placa no sistema, apenas aparece com um '?' um PCI Device que suponho que seja a Game Port (no gestor de dipositivos).

Alguém tem uma solução para o meu problema?
    Obrigado.

2. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Em que OS? No site da Creative já nem encontro nada oficial posterior a XP para a Live! original (EMU10K1).

edit: a não ser para a Live! 24bit, mas essa tem hardware diferente (CA0106)

Última edição: 18 de Abril de 2012
  3. Asustek27

Asustek27 Power Member

Windows XP SP3. No site da creative existe. Mas basicamente foi como expliquei... Não detecta a placa de som e o setup sai.

Edit: Pelo que tenho visto em alguns fóruns, esta placa é um bocado complicada para instalar, mas tem que haver alguma maneira de conseguir.

4. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Estás a usar o LiveDrvUni-Pack(ENG).exe? Parece-me o único pack disponibilizado para essa. If so, é provável que tenhas uma placa com hardware id de bulk/oem/value e o setup só permita instalar nas retail. Isso já me aconteceu com uma Audigy 2 (bulk), sendo necessário patchar o setup.

Edit: Tens sempre em alternativa o SB Live! series Support Pack do daniel K. Deve incluir grande parte do software original.

5. Asustek27

Asustek27 Power Member

Estou a usar isso precisamente! A sério? Bem, então só pode ser isso. E como consigo patchar o setup? Sou um leigo aí.

6. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Não te posso indicar directamente uma solução, na altura tive que investigar nos fóruns da Creative para o meu caso (situação que foi oficialmente rectificada mais tarde). O problema costuma ter a ver com o hardware_id do mesmo modelo CT, que implica distribuição e suporte diferente.

De qualquer forma, tenta o pack final do Daniel K para as Live. Podes encontrar aqui.

7. Asustek27

Asustek27 Power Member

Muito obrigado pela tua ajuda. Vou testar daqui a pouco e já dou feedback. :)

8. AlleyViper

AlleyViper Power Member

De continuares com problemas, informa também qual é o modelo "SB" além do "CT" sff. Esse pack do Daniel K em princípio deve safar-te, porque tem também o software adicional da Creative.
    Em último caso, dá sempre para extrair o LiveDrvUni-Pack(ENG).exe (com o Winrar ou qualquer outro programa), e instalar manualmente os drivers em \Audio\Drivers\WIN2K_XP através do Device Manager, e depois o software adicional manualmente caso desejes (nomeadamente o Surround Mixer em Audio\Surmix2 se o setup não der erro também).

9. Asustek27

Asustek27 Power Member

Deu-me o mesmo erro com os tais drivers do Daniel K. O Modelo, segundo vi na placa só tem lá o SB Live Blaster! Mas fica aqui uma foto dela: é tal e qual esta: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/4/49/Soundblaster_Live!_Player_1024_(CT4830).jpg

Em relação ao gestor de dispositivos, aparece lá o tal PCI Device e só os consigo instalar manualmente. Se puser essa directoria, não encontra nada.
    Mas quando instalo o PCI Device (supondo que seja a Game Port), não consigo adicionar o dispositivo principal que é o Emuk depois... mas se instalar esse PCI Device como Emuk, não tenho som na mesma. Resumindo, grande confusão lol.

10. AlleyViper

AlleyViper Power Member

O modelo SB costuma aparecer no autocolante colado do outro lado da placa, e determina o firmware.

Já esteve bem instalada e a funcionar nesse PC?
    Se nunca, ou apenas noutra instalação de Windows, então experimenta mudar de slot PCI. Poderá bastar no caso do actual ter recursos partilhados na MB, e as Live! eram muito problemáticas com isso.

edit: Há outra maneira que te poderá safar com os drivers originais se o problema for apenas da detecção de hardware do setup, experimenta correr o \Audio\Drivers\CTZAPXX.exe directamente.

edit2: Recordo agora que com a Audigy 2 (Bulk) tinha de usar CD de origem para instalar os drivers e o software dela, e para fazer updates apenas dos drivers tive que recorrer a esse *.exe em alguns packs por causa da mesma mensagem de erro. Só depois apareceu o fix de registry que não encontro (que enganava o setup ao indicar uma A2 "retail" pré-instalada, não sendo directamente aplicável para o teu caso), e finalmente uma correcção oficial no setup passados anos.

11. Xarick

Xarick Banido

Tenho aqui drivers para uma placa de som dessas, e aqui funcionam, mas não sei se são do mesmo modelo. Onde é que posso postar?

12. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Fica mais fácil se indicares o *.exe com os drivers em causa. Pode ser que se encontre noutro lado, else procura um file host gratuito.

13. Xarick

Xarick Banido

LiveDrvUni-Pack(ENG).exe 23,3 MB (24.451.404 bytes)

Descrição do ficheiro: Self installation
    Tipo: Aplicação
    Versão do ficheiro: 1.0.0.1
    Nome do produto: Sound Blaster Live! Driver Pack II
    Versão do produto: 1,0,0,1
    Copyright: Copyright(C) Creative Technology Ltd. 2002
    Tamanho: 23,3 MB
    Data modificação: 27-01-2007 19:26
    Idioma: Inglês (Estados Unidos)
    Marcas comerciais legais: Copyright(C) Creative Technology Ltd. 2002
    Nome de ficheiro original: setupcr.exe

14. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Obrigado por confirmares. Repara no post #4 e #5, infelizmente o OP já estava a usá-lo.

15. Asustek27

Asustek27 Power Member

Ora bem, segundo vi agora na placa tem lá isto: SB 1024PCI-BK SP-PT 544. Será isto? Ela funcionou sim neste pc, mas com os drivers KX Project. Com os oficiais, nunca funcionou...

Edit: Em relação ao teu 1º edit, experimentei isso também e tal... ele não dá erros a instalar, depois pede para reiniciar e tal, mas não instalou. O PCI Device continua lá com o ? infelizmente.

16. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Se tiveres pachorra, troca de slot PCI e volta a tentar, não vejo outra hipótese plausível.

A SB1024 é mesmo a Live! Value, o BK pode indicar um modelo "Bulk" que poderá ser problemático com a detecção de hardware do setup. Mas isso não explica que recorrendo ao CTZAPXX.exe continue a falhar.

17. Asustek27

Asustek27 Power Member

Troquei agora de slot e continua o mesmo problema. Mas que estranho!

Só não se compreende pq é que com os drivers KX Project ela funciona e com os oficiais, não dá de forma nenhuma. Estranho... será que ela pode ter algum problema?

18. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Ainda tens o CD original com os drivers de XP? Se for o caso, tenta instalar dele apenas os driver, e caso dê, fazes o update com o outro *.exe descompactado. Não estou a ver outra maneira!

19. Asustek27

Asustek27 Power Member

Isso é bem pensado, ainda não experimentei e penso que tenho o cd original dela. Vou procurá-lo e experimentar e daqui a pouco já dou feedback de novo.

Edit: É normal aparecer aquele PCI Device com o ? e não aparecer mais nada sobre ela? Podia aparecer mais algum dispositivo digo eu, segundo alguns relatos de utilizadores pela net. Segundo eles, ao que parece o Windows automaticamente detecta a placa e instala-a e depois disso é que se aplica o driver da creative.

20. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Nunca tive uma Live!, por isso não te posso ajudar. Mas acontece em algumas placas de som inicialmente só aparecer um device, e só depois desse ser instalado aparecerem os restantes (como o da Gameport, 1394, etc).

Eu confesso que não estou habituado sequer ao windows instalar automaticamente drivers para uma Creative, excepto em modelos muito antigos como uma SB PCI128 e uma AWE64.

Partilhar esta Página