1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Creative T20 - Som abafado

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Maxiwell, 20 de Abril de 2012. (Respostas: 52; Visualizações: 4205)

1. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Hoje recebi umas Creative T20 que encomendei na ***** e a qualidade desapontou-me. Depositei muita confiança nelas por serem da mesma marca que as minhas antigas SBS260, mas o som é muito mais abafado do que o delas. O Bass e o Treble estão ajustados, mas continuo a achar o som mau. Há alguma coisa que eu possa fazer para contornar esse problema?

2. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Estranho, uso umas T20 SII há cerca de 2 anos e se há coisa que o som não é, é "abafado". Pelo contrário, até ao volume em que o bass reflex entre consideravelmente em acção, o som tem demasiado "brilho" à falta de grave que o equilibre. Isto com uma Xonar DX.
    O que chamas de "abafado" não será a sonoridade característica do grave a sair pelos canais de bass reflex? É que isso não afecta a clareza das frequências médias e altas, apesar do "sopro" ou "eco" provocado.

3. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Disso não percebo nada, por isso não sei responder-te. No entanto posso dizer que o som com fones é excelente. Sem fones é a tal coisa... Tenho alguma dificuldade em definir o que é, para mim, um som abafado, mas, em comparação com as SBS260, é o que sinto. Pensei que pudesse melhorar a qualidade do som depois de descarregar as drivers, mas pelos vistos elas não existem.

Última edição: 20 de Abril de 2012
  4. AlleyViper

AlleyViper Power Member

"Drives", drivers? As colunas não precisam de quaisquer drivers, têm apenas uma ligação analógica à placa de som pelo jack 1.5mm.
    Que placa de som usas com elas? Numa altura em que tive que recorrer à Realtek ALC885 onboard em vez da DX ou da X-Fi anterior nelas, confirmo-te que o som era péssimo e sem qualquer definição, notando-se imediatamente a diferença. Estas colunas tendem a sublinhar esse aspecto negativo numa onboard, por terem uma óptima resposta aos médios e agudos, o que poderia não ter margem para acontecer nas tuas SBS206 anteriores.

5. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Sim, drivers. :P

O meu computador é muito antigo. Se calhar as SBS260 adequam-se melhor à minha placa de som do que as T20 porque são mais antigas. Será isso? Será que a qualidade das T20 seria mais notada num computador recente?

Desculpa a elementaridade das minhas perguntas, mas sou um perfeito ignorante nesta matéria.

6. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Ora essa, não tens pedir desculpa por nada. A pergunta dos "drives" não foi por causa do erro tipográfico anterior, mas apenas porque fiquei confuso dado o significado diferente no contexto de colunas vs software.

Se é o mesmo P4 do teu perfil, grande parte das placas de som onboard AC97 dessa altura soam muito, muito mal, e com tendência para piorar quanto maior o volume de saída. As SBS260 apenas escondiam melhor as limitações duma AC97 com 8 ou 9 anos, no entanto continuarão a soar bem pior que as T20, principalmente a um volume médio-alto.
    Tens placas de som baratas que já te oferecem uma melhoria significativa na definição de som, como as Asus Xonar DG que custam cerca de 25€. Mas se simplesmente apenas não gostas da sonoridade característica das T20, independentemente de onde estejam ligadas, então não há nada a fazer.

7. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Acho que é uma questão de hábito. Elas têm qualidade, mesmo ligadas à minha placa de som. Os sons instrumentais é que saem um pouco abafados. Se calhar tem a ver com os anos da AC97.

8. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Experimenta ligá-las directo a um leitor portátil decente a ver se notas diferença com as mesmas músicas, aí tiras a dúvida. Mas deverás ficar agradavelmente surpreendido, porque a AC97 duma P4P800 SE já não era boa no tempo dela.

9. Juca759

Juca759 Power Member

Deixa as colunas a tocar durante um bocado a fazer o que se chama o burn in, isso ajuda as colunas a tocarem melhor.

Já ouvi a serie 1 das t20 a tocar ligadas a uma Asus Xonar STX e o som era muito bom, e por isso agora resolvi vender as minhas logitech z523 e comprar as t20!:)

10. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Não sei se é por estarem a funcionar há algum tempo ou por eu estar mais habituado, mas já gosto mais do som. :P

11. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Quando vejo um filme noto que se ouvem mais os sons de fundo do que as vozes dos actores. O que é que eu posso fazer para inverter isso?

12. touge_master

touge_master Power Member

Nao sei como são as ligações das T20 mas para cada uma das minhas colunas Edifier tenho dois cabos, um positivo e um negativo. Se for como no car audio, se forem ligados ao contrário a qualidade piora muito. Ve nas tuas se tens algo mal ligado.

13. csb-17

csb-17 Power Member

isso pode acontecer se o cabo tiver mal ligado, ou se por exemplo tiveres uma placa 5.1 e tiveres as colunas ligadas na saida do sub.
    Se a tua placa nao for 5.1 real, pode ser virtual, como é a minha onboard, so tem 3 saidas, Mic, line in e out, mas sao programaveis por software, podes ter essa opçao ligada.

A maneira mais fácil de saberes se é so pc ou das colunas é ligares as colunas a um Leitor MP3 por exemplo e vez se tem diferença.

Cumps

14. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Juca759 por acaso nas minhas SII o burn in ao longo do tempo apenas melhorou a resposta do grave a baixo volume; fora isso já soavam bem fora da caixa. Como têm tweeter e o woofer tem pouca inércia, a única coisa que se nota é este ficar mais solto com um sinal mais fraco. Mas na prática, como as colunas dependem imenso do bass reflex pela dimensão reduzida, em pleno dia essa diferença acaba por se notar pouco.

Btw, n dá para ligar os cabos mal para que o som fique desfasado; há apenas um cabo 1/8 macho dos dois lados para ligar da placa de som às colunas (que convém ser trocado de tão fino que é), e a ligação entre as colunas é feita por um RCA na coluna sem aplificador.

AO OP, como já foi sugerido, liga o cabo das colunas à ficha verde da motherboard, e certifica-te de duas coisas importantes no windows. Faz right click no ícone de som da tray, e abre "Playback Devices". Clicka sobre "Speakers", e depois em configure. Em Audio Channels escolhe "Stereo", next, e depois em Select full-range speakers liga "Front left and right" (isto é bastante importante) e faz finish. É que estiveres apenas a usar drivers genéricos sem mais controlo sobre o som, o windows não passa todas as frequências que tocam às colunas, por partir do princípio que são fracas ou satélites. E depois em Properties, certifica-te que não estão nenhums efeitos a ser aplicados no som, ou que haja uma tab de Tone em que o Bass Balance\Treble Balance não estejam a zero como deviam, mas estupidamente a -12db como acontece nalguns drivers em default co W7/Vista.

Dentro dos programas em que estejas a ver o filme e num control panel delas que haja separado nos drivers, se houver configuração de saida das colunas usa apenas Stereo.

15. _SkyWaLKeR_

_SkyWaLKeR_ Power Member

isso é normal se estiveres a ver filmes 5.1 em sistemas com menos colunas, pois os dialogos sao processados essencialmente pelo speaker central....coisa k o teu sistema n tem... se tiveres uma boa placa de som, esta ainda deve conseguir atenuar esse problema, redirecionando correctamente os dialogos para as tuas colunas stereo, porém numa placa mas fraca isso pode ja n acontecer de forma tao eficaz.... de qualker forma verifica se no software da tua placa as tuas colunas estao definidas para 2.0 e n para 5.1....

16. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Eu uso o Windows XP, por isso não tenho esses menus.

17. AlleyViper

AlleyViper Power Member

Ok, no XP não tens a escolha de full-range speakers separada, mas tens sempre para escolher que sejam stereo para que o número de canais seja correcto. Guia-te pelos 2 primeiros screens desta página, e escolhes Stereo Desktop Speakers no segundo.
    Quanto à possibilidade de haver algum setting de equalização no driver mal, vai a esta página, e procura o "update 4". Tens lá screens de como ligar os comandos avançados de volume, e depois aceder a um menu onde há afinação de graves e agudos. Os dois sliders devem ser colocados exactamente a meio para que o som saia neutro, mas por vezes estão ao mínimo por defeito, o que piora imenso o som. Se houver opções extra em baixo como neste screen, desliga tudo o que seja 3D sound, etc.

Se tens um painel de controlo para a placa de som como este, então escolhe Stereo Speakers no Speaker Setup; e deixa os outros dois em "none" e "standard". Desliga o Virtual Theater, ao ligar a opção "disable". Terás também que ligar as colunas à ficha verde da placa de som.

Última edição: 21 de Abril de 2012
  18. Maxiwell

Maxiwell Power Member

Instalei os drivers mais recentes da Realtek AC97 e apareceu um programa com controladores. Reajustei-os e o som melhorou muito. Infelizmente o som dos phones tem que ficar pior para o som das colunas (sem phones) ficar melhor. :(

19. pmpv

pmpv Power Member

O que é que esperavas?
    Essas colunas não valem um caracol...
    Depois se tiveres placa de som onboard, pior é...

20. AlleyViper

AlleyViper Power Member

OT: Qualquer pessoa que nesta gama de preços compre monitores 2.0 hi-fi compactos para ouvir música com um mínimo de qualidade de som/resposta linear, ao invés dum 2.1/5.1 apenas para abanar o chão e com satélites frontais que não se compararam, discordará contigo neste ponto. Agora se tinhas antes em mente umas T10 banais e não as Gigaworks T20, concordo que são uma valente (...). IMHO as T20 até soam bem melhor que as Logitech Z-10 no registo mais agudo.

Maxiwell, não sei onde raio fui buscar que tinhas uma P4P800-SE, confundi posts de outro user com um p4 e por isso indiquei-te o painel de controlo de uma Soundmax. De qualquer forma, aplica-se na mesma que o configures na Speaker Configuration para 2CH Speaker e que configures a ficha verde para "Front Speaker Out", e desligues efeitos de ambiente (none em Environment) na tab de Sound Effect para que não tenhas problemas de canais nos filmes.

Partilhar esta Página