Creative T20 - Som abafado

A DG é provavelmente o melhor e mais barato que se arranja, e que já tenha diferença audível para uma onboard.
A diferença maior na DS é ter a versão acima do DSP (CMI8788 em vez do CMI8786), com suporte para 7.1 e playback de 192KHz (não é vantagem determinante para uso normal), dá para trocar op amps (julgo que não te interesse), mas os DACs são melhorzitos o que se pode traduzir em melhor som.
Nestas reviews podes comparar as DG DS D1 (a DX é igual). Na prática a DG e DS parecem semelhantes para música, apesar da DS ter mais features; equanto a DX (D1) já se desmarca um pouco.

Para encomendares um modelo que não tenham listado, o melhor é telefonares ou mandar mail a perguntar a possibilidade e preço.

edit:
Isso é o que tu dizes...:)

Claro que ter umas boas frontais, é outra loiça...mas para orçamentos pequenos com bom "pedal" tem que ser.
OT: Percebo perfeitamente o que queres dizer, mas basta que privilegies a linearidade de resposta e não o volume em bruto para que um 2.0 de duas vias "soe melhor" que um 2.1 mesmo com pouco orçamento. Num 2.1 barato nunca tens satélites frontais que permitam uma boa transição que encha o "vácuo" até ao subwoofer, seja a nível das frequências ou volume, para não falar da rara presença de tweeters que mereçam referência. E depois há sempre a questão de não teres qualquer separação de stereo no grave à falta de frontais que lá cheguem, o que em filmes é peanuts, mas em música nem tanto.
Infelizmente já mal se vêm à venda os 2.0 da Genius, mas custavam uma bagatela de <50€ com bom volume de caixa em aglomerado de madeira, 2 ou até 3 vias, uma potência razoável apesar da alimentação ruidosa, e envergonhavam qualquer 2.1 bugdet para música.

As T20 são um exemplo dessa preferência, apesar de terem demasiadas concessões impostas pela dimensão reduzida que as prejudica a baixo volume. Mas certamente que há exemplos melhores monitores de 2.0 por menos de 80€.
 
Última edição:
Tenho a impressão que a DG não encaixa na minha motherboard.

imagem003rt.jpg
 
A DG/DS/D1 são todas PCI tal como esse slot, e a VGA (embora por pouco) não interfere. Desde que não bata em nada ao longo do comprimento, dará para a meteres (tem aprox. 16.7cm). Isso poderá é implicar que troques de ordem outras placas mais curtas, se a DG bater nalgum componente da board que fique mais elevado que o slot e à esquerda deste (pela foto).

edit: Btw, com uma placa de som evita-se usar o primeiro slot PCI depois da VGA AGP, porque esse slot normalmente partilha o mesmo IRQ, o que pode causar quebras ou anomalias no som. Além disso, no teu caso deverás colocar nesse slot a placa que menos prejudique a VGA a nível do arrefecimento por ser passiva.

edit2: Os gajos da Elitebastards que costumam fazer reviews mais sérios a placas de som também não desgostaram da DS, ao compará-la favoravelmente a placas que custam quase o triplo com o mesmo DSP, sob uso regular analógico, e ficheiros de 16bit onde calha a maior parte da música. Depois não esclareci, mas a D1/DX tem também a vantagem do encode em Dolby Digital Live sobre a DG/DS, o que dá jeito com colunas/receiver que usem a saída óptica, e usar efeitos Dolby Pro-logic II em playback para Música ou Cinema (a mim passa-me ao lado). Mas como a thread era sobre as T20 e 2.0, não me pareceu relevante indicar além da melhor qualidade analógica.
Pena que não tenham feito um review à DG.
 
Última edição:
DX é outra "liga" a beira da DS, tem mais potencia por canal...

AlleyViper não falta é review´s :)

http://www.overclock3d.net/reviews/audio/asus_xonar_dg_review/1

http://www.bit-tech.net/hardware/soundcards/2010/10/26/asus-xonar-dg-review/1

http://www.tweaknews.net/reviews/asus_xonar_dg_review/

Sem duvida por 25euros é uma grande placa... :)

Ainda hoje tive a instalar controladores de som para um Pentium 4 (socket 478) ouvir musica com os Gamecom 367, que diferença, o som era uma miseria mesmo.
 
Tnx vici! No post anterior não me referia propriamente à falta de reviews à DG :). Era apenas à falta de teste feito na Elitebastards ou no Tech-report para compararem directamente a percepção sonora, AudioMark, etc, com a DS, DX, STX às quais já fizeram reviews. Seria interessante ver como esta CMI 8786 se porta no papel, face às restantes CMI 8788 com tratamento VIP para a secção analógica, e preços que não são para todos. Fico sempre reticente à falta dos gráficos, por muito que digam pouco da "cor" do som. :D
Na 2ª pag tinha metido o link da bit-tech ao lado dos do mesmo site para a DS/DX(D1) para oferecer termo de comparação entre as 3, no qual até acharam as duas (DS/DG) quase indistinguíveis para música. Já no tech-report a DG até se portou bem ao lado duma Xense bem mais cara.

O que distingue mesmo a D1/DX destas é o DAC CS4398 apenas nos 2 canais frontais, não é nenhum TI, mas com um SNR de 120dB é bem melhor os Cirrus do costume a estes preços (e que são à mesma usados nos restantes canais). IIRC, na Creative apenas as X-Fi Elite Pro o usam.
 
Última edição:
na minha opinão...se o user acha o som abafado a compra de uma xfi poderá talvez ser a melhor opção, mt por causa do cristalizer...é k basta ele activa-lo k o som parece ganhar outra definição.....especialmente nas frequencias mais elevadas...k sao akelas k pela descrição do user ficam abafadas....
 
na minha opinão...se o user acha o som abafado a compra de uma xfi poderá talvez ser a melhor opção, mt por causa do cristalizer...é k basta ele activa-lo k o som parece ganhar outra definição.....especialmente nas frequencias mais elevadas...k sao akelas k pela descrição do user ficam abafadas....

_SkyWaLKeR_, sem querer que me leves a mal (porque estamos aqui todos para ajudar :)), remeto-te ao que o OP escreveu, principalmente nos posts em que para melhorar o som necessita de cortar apenas os 100Hz no EQ, ou que precisa de cortar o grave no knob delas para que soem "melhor". Eu por outro lado (e repito-me), receio mais que o OP acabe por não notar diferença com a mudança de placas, simplesmente por não gostar da sonoridade (cavernosa) do bass-reflex pronunciado nas T20, independentemente da fonte. Por isso devia testar as colunas num leitor portátil decente antes de se mandar à compra desta, por muito que soe melhor do que a AC97 onboard actual.

OT: As T20 não têm falta de "brilho" nas frequências altas (sendo até um pouco exagerado perante a falta de grave que acompanhe), e IMHO, o Chrystalizer não tem qualquer utilidade a não ser estragar a música que o use. Estamos em 2012, e encodes de baixo bit-rate com roll-off aos 16KHz (os únicos que remotamente beneficiam dele) já deviam ter seguido o destino do napster, ou ficado no recycle bin do Win Me. Para tudo o resto, só cria artefactos sonoros e até distorção em freqs. altas, a não ser que reduzas bastante a percentagem de uso (bem menos de 50%), o que lhe tira qualquer propósito, porque acaba por desaparecer quando não estraga. Ninguém que ligue a música/hi-fi alguma vez levou essa feature a sério, é apenas marketing para gamer que não se importa que lhe alterem completamente o carácter do som. Tive a oportunidade de o comprovar com uma X-Fi Xtreme Music que usei durante um ano, fosse com um amp e colunas hi-fi a sério, ou o dito par de T20.

Experimenta fazer um encode de mp3 a partir dum CD em LAME em -V0, e outro num banal CBR 128 Kbps Dual-Stereo. Liga o Chrystalizer apenas neste último, e verifica tu mesmo que a única coisa que faz é desviar-se ainda mais do som original/mp3 bom ao exagerar os artefactos nas frequências altas (como a sibilância), ao invés de o "reconstruir" ou recuperar o que tenha sido perdido. Depois compara o -V0 bem encodado à fonte CD (Chrystalizer apenas ligado no mp3) e vês como a única coisa que aquilo faz é alterar a "cor" do som a troco de nada, situação que nunca é desejável, principalmente quando o mesmo se repetirá ao ser aplicado na fonte original que não sofreu qualquer compressão. Não há substituição para uma boa fonte de som, nem há magia que recrie o que não está na gravação por muito que o impinjam; a única certeza é que se vai contra a intenção do profissional que masterizou a música em questão.

Btw, com uma X-Fi Xtreme Audio o Chrystalizer é processado 100% pelo CPU ao contrário da X-Fi da tua sig (e estamos a falar dum P4). A Xtreme Audio não usa um DSP EMU20K1 aka "X-Fi", mas apenas um Codec básico semelhante ao das Live! 24/Audigy SE que não faz quase nada por hardware, mal serve para software de criação de audio, e não justifica o preço. Isto quando, p.e, uma Audigy SE que praticamente só difere no software custa metade, e ao mesmo preço já se compram placas com um DSP e secção analógica bem melhor do lado da Asus ou Auzentech.
 
Última edição:
Decidi ressuscitar este tópico para colocar-vos uma questão sobre uma particularidade das minhas colunas que me desagrada: numas músicas (e vídeos), o volume dos sons instrumentais é mais alto do que o das vozes e noutras acontece o contrário. Haverá alguma coisa a fazer para equilibrar esse aspecto?

A minha placa de som é a Asus Xonar DG, como referi noutro tópico.
 
A culpa não deverá ser da placa, isso depende da masterização do clip audio se tudo estiver bem configurado. E por outro lado, quanto melhor o material, mais isso se notará pois o som sai menos embrulhado. Esse tipo de diferenças pode (e deve!) ocorrer a nível ao nível do hardware usado, mas não é nada de gritante, e se ocorresse, seria predominante sempre nas mesmas frequências em vez de alternar.
Se quiseres "normalizar" o volume, o que rebenta com a dinâmica da gravação original (aumentando volumes baixos para um nível médio) podes ligar o SVN na placa. É possível que já tivesses alguma forma de normalização ligada na onboard, pois por vezes vem ligado nos drivers (para desespero de muita gente) para compensar as colunas dos portáteis.

Por outro lado, tens o número de canais em uso bem configurado na placa e no windows? É só para excluir alguma troca de canais que possa estar a ocorrer.
Com as T20 deverás configurar os speakers (playback devices no windows) como Stereo, e defini-los como "full range". Já no Xonar audio center deverás usar Canal: 2 Channels, e Saída Analógica: 2 Alto-Falantes (o mais importante), e em baixo desliga o Dolby Headphone pois afecta a saída analógica. Depois disto, obviamente que as colunas deverão estar ligadas na saída correcta da placa (verde), de forma firme e até ao fim do jack.
 
Última edição:
O Smart Volume Normalizer resolve alguns problemas, mas não todos. Apesar de nuns vídeos equilibrar os sons, noutros não faz absolutamente nada, ficando os sons instrumentais ou de fundo mais altos do que os das vozes na mesma. Há situações em que isso não interfere com a percepção dos vídeos, mas há outras em que me incomoda bastante e impede-me de perceber algumas coisas. Já tentei arranjar estratégias para contornar o problema, como baixar o volume de uma das colunas e levantar o da outra e manipular as configurações do som, mas nem assim consegui resolver isto por completo.

Os canais estão bem configurados e as colunas estão bem ligadas.

Mais alguma sugestão?
 
Fico um pouco sem ideias, mas se tens acesso a um equalizador no Audio Center (tab effect) podes sempre tentar um boost nos médios para que as vozes se ouçam melhor. O preset mais perto disso que encontro é o "Opera" numa DX, mas a partir dele poderás modular melhor para as tuas necessidades (tavez desviando o topo da curva para freqs ligeiramente mais altas à direita, e deixar flat tudo o que não interesse para não "estragar" o resto dos sons).
 
Back
Topo