Criação da versão "mobile" da ZWAME

odraude000

Power Member
Proponho que se discuta a possível criação de um hipotético "m.forum.zwame.pt" sendo este dedicado a dispositivos moveis tais como iPhone/iPod Touch, PDA's, PSP's, Telemóveis, e os demais dispositivos com estas características. Sugiro isto pois, com isto a velocidade melhoraria consideravelmente, seria mais fácil a visualização de conteúdos pois a formatação seria diferente, etc, etc...abro esta thread precisamente com o intuito de discutir esta possibilidade e as vantagens/desvantagens/implicações que daí advêm.

Edit: aqui têm um bom exemplo "FORUM".
 
Última edição:
Acho a ideia interessante... Contudo penso que será um pouco dificil fazer isso. Para haver uma versao telemovel da Zwame teriam que acabar muitos botoes que estamos habituados a ver na versao pc.

Vamos ver como é.

Cumps,
 
Poderias-nos dar mais informação sobre essa secção?
Pessoalmente não estou a compreender ao certo aquilo que estás a dizer. Secção Telemóveis?
 
Poderias-nos dar mais informação sobre essa secção?
Pessoalmente não estou a compreender ao certo aquilo que estás a dizer. Secção Telemóveis?

Não é uma nova secção, é a criação de uma versao para PDA e TLM da visualização da página, tal como acontece no google por exemplo.

Eu claro que sou a favor disso, visito muitas vezes a ZWANE do Pda, mas também sei que pode ser dificil e trabalhoso para apenas uma minoria dos utilizadores. Eu não priveligio a visualização no pda, prefiro sempre no PC mas sei que seria mais um item de funcionalidade e de organização deste forum de excelencia.

Que falem os moderadores/colaboradores.
 
eu costumo frequentar o forum atraves de um telemóvel "vulgar" com 320 240 de resolução, com o opera mini, e nem activo o 3g

dá para vir no metro e tal a fazer tempo
 
boas

achei a ideia interessante

acho que uma versão que desse apenas para ver tópicos e responder seria suficiente
e se desse também para as MP melhor...

a grande maioria dos botões poderia ser desactivada

cumps
 
Poderias-nos dar mais informação sobre essa secção?
Pessoalmente não estou a compreender ao certo aquilo que estás a dizer. Secção Telemóveis?
Ficaste esclarecido com a explicação do filisilva? Coloquei aqui a sugestão precisamente para surgirem mais opiniões, para se discutirem e daí retirar informação.

Não é uma nova secção, é a criação de uma versao para PDA e TLM da visualização da página, tal como acontece no google por exemplo.

Eu claro que sou a favor disso, visito muitas vezes a ZWANE do Pda, mas também sei que pode ser dificil e trabalhoso para apenas uma minoria dos utilizadores. Eu não priveligio a visualização no pda, prefiro sempre no PC mas sei que seria mais um item de funcionalidade e de organização deste forum de excelencia.

Que falem os moderadores/colaboradores.

Exacto, por exemplo eu, no iPhone e na PSP, tenho sempre de estar a fazer zoom in, zoom out, etc...depois a velocidade de carregamento da página aumentaria e a experiência de utilizador aumentaria muito. A versão de PC não seria em nada alterada. Eu tambem não previligio a visualização no iPhone e, dando o exemplo de um dia meu:
De manhã, transportes publicos -> ZWAME@iPhone
Durante o dia, faculdade -> ZWAME@MacBook
Durante a noite, normalmente no MacBook mas por vezes dou por mim a ler uma qualquer thread no iPhone/PSP.
A questão cai mais sobre problemas técnicos.

"Que falem os moderadores/colaboradores." e os WEB DEVELOPERS que podem falar mais dos problemas tecnicos.

eu costumo frequentar o forum atraves de um telemóvel "vulgar" com 320 240 de resolução, com o opera mini, e nem activo o 3g

dá para vir no metro e tal a fazer tempo

E a tua experiência como utilizador, achas rápido? das uso a todas as funçoes? das-te bem com o facto de ter de fazer zoom? etc...

boas

achei a ideia interessante

acho que uma versão que desse apenas para ver tópicos e responder seria suficiente
e se desse também para as MP melhor...

a grande maioria dos botões poderia ser desactivada

cumps

Exacto, que desse para fazer o mínimo e essencial! Poderia mesmo não "carregar" as imagens e ao inves disso apontar somente o link com a imagem, etc...

Edit: os avatares poderiam também não ser carregados, bem como as assinaturas, etc...
 
eu tb venho cá frequentemente no n95, e é duro :) mas ainda assim faz-se...

basta procurar por vbulletin mobile ou algo assim no google que aparecem um monte de sites...
 
Por acaso não tenho muito o hábito de usar o meu PDA para visitar a Zwame, nem tão pouco qualquer outro site. Contudo, penso que seria uma mais valia para a comunidade pois expanderia ainda mais os seus horizontes, talvez fosse é pouco rentável na medida em que o esforço seria grande demais para a minoria que possivelmente viria a utilizar o serviço.

Cumps.
 
E a tua experiência como utilizador, achas rápido? das uso a todas as funçoes? das-te bem com o facto de ter de fazer zoom? etc...

na boa... claro que não abro imagens enormes, mas essencialmente para ler se há posts novos que me interessem ou dar respostas que não sejam testamentos serve perfeitamente
 
Eu tb consigo ler bem, no brower coloco a opção de ver em uma coluna e consigo ver bem sem ter de fazer zoom, claro que o tempo de carregamento não é o melhor..mas já é melhor que nada :D

Se visitarem o forum pocketpc.net podem ver a versão para pda que é excelente, melhora em muito a navegação.
 
já modifiquei as ditas opções vou testar agora ;) btw, thank you....
bem, depois de algum tempo a ver umas threads e sem assinaturas nem avatares, noto alguma melhoria mas, mesmo assim não há um bom "flow" se é que me faço entender.

Por acaso não tenho muito o hábito de usar o meu PDA para visitar a Zwame, nem tão pouco qualquer outro site. Contudo, penso que seria uma mais valia para a comunidade pois expanderia ainda mais os seus horizontes, talvez fosse é pouco rentável na medida em que o esforço seria grande demais para a minoria que possivelmente viria a utilizar o serviço.

Cumps.

Mas talvez haja mais como eu que só não visitam mais vezes o fórum via "mobile device" pois creio que não sou o único a deparar-me com estas questões. Agora, até que ponto seria rentável? hummm...sinceramente não sei o que implicaria e ainda nenhum dos "masters da web" se pronunciou mas a seu tempo chegaremos às respostas para essas questões. A "visão" é fazer com essa tal "minoria" cresca.

na boa... claro que não abro imagens enormes, mas essencialmente para ler se há posts novos que me interessem ou dar respostas que não sejam testamentos serve perfeitamente

nessa mesma linha de pensamento é que surgiria essa versão mobile que serviria para o minimo indispensavel que permitisse respostas rápidas, acesso as PM, e pouco mais.

Eu tb consigo ler bem, no brower coloco a opção de ver em uma coluna e consigo ver bem sem ter de fazer zoom, claro que o tempo de carregamento não é o melhor..mas já é melhor que nada :D

Se visitarem o forum pocketpc.net podem ver a versão para pda que é excelente, melhora em muito a navegação.

Bom exemplo do pretendido:
Normal:
http://www.pocketpt.net/
Mobile:
http://www.pocketpt.net/mobile/

EDIT: mais em especifico: "FORUM"
 
Isto está na nossa lista de coisas a fazer sem dúvida.

A nossa ideia era termos um novo layout para a Zwame com algumas modificações do que temos agora e uma versão mobile. O vBulettin já tem algum trabalho feito nessa área pelo que já é uma ajuda.

Lembrem-se que isto é uma coisa que dá algum trabalho e temos tido muitas coisas ao mesmo tempo. Mas é uma área que vamos levar para a frente até porque se o nosso fórum é de informática e tecnologia temos que estar na crista da onda ;)
 
Isto está na nossa lista de coisas a fazer sem dúvida.

A nossa ideia era termos um novo layout para a Zwame com algumas modificações do que temos agora e uma versão mobile. O vBulettin já tem algum trabalho feito nessa área pelo que já é uma ajuda.

Lembrem-se que isto é uma coisa que dá algum trabalho e temos tido muitas coisas ao mesmo tempo. Mas é uma área que vamos levar para a frente até porque se o nosso fórum é de informática e tecnologia temos que estar na crista da onda ;)

Então é só uma questão de tempo, bom! ;)
 
Boas,

Também acho interessante a ideia, pois muitas vezes acedo ao fórum da PSP e não é que dê muito jeito mas ainda me vou safando.

E claro que uma versão mobile do fórum era mesmo excelente, já podia andar com o fórum para todo o lado ;)

Cumprimentos
 
Back
Topo