1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criação de Jogos Flash!!!

Discussão em 'Web Development' iniciada por blackadder, 20 de Março de 2008. (Respostas: 18; Visualizações: 2557)

1. Olá a todos! Não sei se estou no sitio certo mas foi o único que reparei que se assenta mais no meu tema. Há uns tempos atrás eu estive num site de jogos em Flash e curti bastante as cenas feitas. O que eu precisava de saber era se existia algum programa grátis em que se pode trabalhar nisso? Agradecia que me ajudassem, se faz favor! Abraços a todo o pessoal daqui do forum.

2. lfdesign

lfdesign Power Member

Não... Se queres fazer jogos em Flash necessitas obrigatoriamente do Adobe Flash e de umas boas bases de programação!

3. ninja_corp

ninja_corp Power Member

"boas bases de programação"??? Companheiro... precisas dominar o actionscript de uma ponta há outra! Isto para fazeres algo digno do nome "jogo". pensa so em todas as condições que teria de criar para poderes fazer simples regras de jogo... imagina isso para uma maquina estupida como o coputador.... é muito dificil!

4. lfdesign

lfdesign Power Member

Fazer um jogo simples em Flash não é assim tão complicado... Depende sempre é do que é complicado para ti ou não...

Mas consegues ter um jogo funcional e engraçado com poucas linhas de código...

5. ninja_corp

ninja_corp Power Member

Obvio que não temos todos o mesmo nivel de conhecimento e pelo que leio do teu comentário, terás mais do que eu! Agora não me digas que não é complicado.... independentemente de saberes ou não... é complicado! Não é algo que faças do pé para a mão... pelo menos, tal como disse, um jogo digno do nome!

Ja agora... o que entendes por "engraçado" e "poucas linhas de codigo"?

6. MACkie

MACkie [email protected] Member

Dedica-te ao Java, é mais fácil :D

Além disso, até eu fiz uns joguinhos engraçados em java tipo arkanoid, outrun, um joguinhodo tipo do "bilhar português"...

Cumprimentos

7. kikofra

kikofra Power Member

Estuda flash e depois vez como... e dificil

8. fil79

fil79 Power Member

discordo...acho que mais depressa se faz um joguinho simples em flash do que em Java...

9. MACkie

MACkie [email protected] Member

Se tiveres conhecimentos básicos de java e com o uso de uma biblioteca certa (neste caso pode ser a da Java Task Force - ACM Graphics Program) fazes aí um joguinho brutal :D

Cumps

10. Pedroaraujo95

Pedroaraujo95 Power Member

Já agora qual é a "biblioteca certa" e os "conhecimentos básicos"?

Última edição: 23 de Março de 2008
  11. fil79

fil79 Power Member

não digo o contrário..mas eu tenho alguns conhecimentos (não muitos) de actionscript e dá para brincar facilmente com ele, enquanto que com Java precisas de conhecer as bibliotecas, está cheio de import class xpto, etc...que para quem não conhece(como eu) se torna muito complicado

12. bogos

bogos Power Member

O ActionScript 3 também está 'cheio' desses import class xpto, classes que também são um monte delas...

13. fil79

fil79 Power Member

pois, é por esse motivo que eu só uso o dois...

14. MindControl

MindControl Power Member

alguem me pode ajudar?

bem... tou a fazer um projecto final pa o meu curso em flash (ActionScript 2), digamos que é um site para criancinhas, e eu gostava de meter uma animaçao do genero. quando esta d dia a pagina tem um aspecto d dia, quando xhegar la pas 8h a pagina começar a ficar mais escura do genero a fikar de noite... pensei q fosse uma boa ideia, nunca vi nada igual. S alguem m poder ajudar... agradeço

15. lfdesign

lfdesign Power Member

Procura classe "Date"... Depois é só criares um if...

16. MindControl

MindControl Power Member

...

podias ajudar mais um bucado ? :)

é q inda nao percebo muito de actionscript

abraço

17. vhpv

vhpv Power Member

Ajudar mais um bocado n é ajudar, é fazer por ti :p

ele já disse tudo, eu não percebo nada de flash nem action script, mas com uma pesquisa no google de 30 segundos, descobri isto. Penso que é algo do genero que terás d fazer

Código:
    var myDate: date = new Date();
    var hora:Number = myDate.getHours();

[B]if[/B] ([B]hora>=20[/B]){
           cordefundo = noite;
    } [B]else[/B] {
           cordefundo = dia;
    }

Última edição: 28 de Março de 2008
  18. Doctor_Worm

Doctor_Worm Power Member

Eu aconselharia uma coisa simples como isto:

Teres como fundo um movieclip com 24 frames. Cada frame conterá um quadrado que ocupa todo o fundo do filme e cada quadrado será da cor correspondente à luminusidade dessa hora do dia. Portanto esse movieclip terá 24 keyframes.

Abres uma segunda layer nesse mesmo movieclip também com 24 frames, não colocas nenhum keyframe e, no primeiro frame, colocas o seguinte código:

Código:
    onEnterFrame = function(){
       var myDate:Date = new Date();
       this.gotoAndStop(myDate.getHours()+1);
    }

o +1 na instrução this.gotoAndStop(myDate.getHours()+1); serve para acertar horas com os frames (00:30 corresponde ao frame 1, 1:45 corresponde ao frame 2 e assim sucessivamente).

E voliá, o movieclip controla-se a si próprio.

Última edição: 28 de Março de 2008
  19. MindControl

MindControl Power Member

=D

muito obrigado =D

abraço :p

Partilhar esta Página