1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Consulta o Portal de Jogos da ZWAME. Notícias, Artwork, Vídeos, Análises e muito mais.

Remover anúncio

Criação de jogos

Discussão em 'Jogos - Discussão Geral' iniciada por RaMPeixe, 10 de Maio de 2007. (Respostas: 14; Visualizações: 1246)

1. Antes de mais, Boas a todos.

Tou a tentar começar a aprender a fazer jogos, por isso gostaria de que me dessem algumas dicas para esse fim. Tipo qual a melhor lingua; programas; base de dados ja eleboradas; enfim todo o que possa ser util para a criação de jogos.

Abraço pessoal e obrigado

Ps: se alguem tiver ou pensar em fazer um jogo e presisar de ajuda diga, tipo posso ainda nao saber quase nada mas tou com vontade de aprender :)

2. RicardoMoreira

RicardoMoreira Power Member

Melhor linguagem: C++
    Programas: Visual Studio, 3D Studio Max / Maya
    Base de dados: esta na percebi, para quê?

3. Base de dados do tipo personagens, cenarios ja feitos, etc

Brigadao pelas dicas violetfluid, quem tiver mais dicas para mim fico muito grato

Abraço

4. eyeliner

eyeliner Power Member

Microsoft XNA. É em C#, mas tem um suporte excelente e tutoriais fantasticos.
    Já dei uns toque nisso e segui o tutorial deles. Claro que não sei prcticamente nada de C#...

5. rolando2424

rolando2424 Power Member

Já agora, pretendes fazer jogos que funcionem com vários sistemas operativos (Mac, Linux, etc.) ou só para Windows? É que isso também pode influenciar a linguagem a escolher.

6. khannon

khannon Power Member

Tudo depende do tipo de jogo que pretendes desenvolver.

Por exemplo se quiseres fazer um jogo online necessitas de uma bd para registar tudo, não?
    Tipo um mmorpg deve ter grandes bds.

7. skybastos

skybastos Power Member

8. para ja só para o windows e é mais no sentido de fazer jogos do genero mmorpg.

Obrigado a todos pelas dicas

9. NJ5

NJ5 Power Member

"Base de dados" normalmente não se aplica às coisas que falaste... "Dados de jogo" (game data) ou coisa parecida já sim.

Quanto a aprender a fazer jogos, o essencial é aprenderes programação em geral, matemática e física, o resto vem por acréscimo e automaticamente uma vez que dominares um pouco dessas três áreas...

10. khannon

khannon Power Member

E os "dados de jogo" são guardados numa base de dados.

11. NJ5

NJ5 Power Member

Qual foi o último jogo que viste que precisava do SQL Server, Oracle ou qq outra base de dados instalada? Ou qual foi a última vez que ouviste falar da "base de dados" de um jogo sem ser neste tópico? Meu deus...

N sei se já reparaste mas quase todos os jogos têm os seus dados em ficheiros separados, nada a ver com bases de dados relacionais que não têm qq utilidade para a maioria dos jogos...

12. khannon

khannon Power Member

Hattrick, Footstar, Travian ou qualquer jogo desses;
    Wow, Guild Wars ou qualquer outro mmo garanto-te que usam uma base de dados.

Podes ver o que me surgiu numa pequena pesquisa por MMORPG e database: http://www.gamedev.net/community/forums/topic.asp?topic_id=443478&whichpage=1&#2937003
    Mas claro que esses devem ser todos parvos e não sabem que os jogos não usam bases de dados.

Não te sei dizer se SQLServer, Oracle ou MySQL. Pode até ser ficheiros de texto, ou ficheiros .dat todos encriptados ou o raio, mas não deixam de ser bases de dados.

Claro que se tiveres a falar num Quake ou algo assim, se calhar pode não fazer sentido. Por isso perguntei que tipo de jogo se tratava.
    Mas mesmo assim, no mesmo site (gamedev.net), uma pesquisa por "database FPS" devolveu 500 topics e por "database RTS" devolveu cerca de 300 topics.

Voltando ao topic, dá uma olhada aqui:
    http://www.gamedev.net/
    http://www.gamedev.net/community/forums/

13. Grande site Khannon brigadao.
    Ah e tou ctg nessa da base de dados, porque tipo basta pensar um bocadinho e percever que com uma base de dados seria mais façil criar jogos, tipo ter uma base de dados com as personagens, armas, cenarios, etc não seria mais façil?? claro que para jogar não é necessario base de dados, mas la ta eu quero é fazer.

14. NJ5

NJ5 Power Member

Mas ainda não percebeste que essas bases de dados são para guardar dados sobre contas de jogadores e etc? Ele estava a falar de dados de jogo tipo níveis, gráficos, sons e etc. Pode haver alguns jogos que usem bases de dados para isso, mas devem ser uma fracção irrelevante do total. Lê os posts todos do tópico e verás do que estou a falar.

15. khannon

khannon Power Member

Desculpa, mas nos MMO guarda-se mais que dados sobre contas de jogadores, principalmente se tens centenas de objectos com stats diferentes. Guarda-se tudo na bd. Um mmo não vive sem uma boa bd. Podes ver um exemplo na parceria da Vivendi ("dona" da Blizzard) com o Mysql. http://solutions.mysql.com/solutions/partner.php?partner=1466

Uma discussão parecida aconteceu aqui.
    http://www.gamedev.net/community/forums/topic.asp?topic_id=436101

E para terminar, creio que podes muito bem fazer um jogo sem recorrer a uma database como MySQL ou Oracle e ter todos os teus dados em ficheiros de texto ou XML (os tais gamedata), mas isso é apenas uma opção de qual base de dados usar (ou não usar).

edit: lembrei-me agora de um tipo de jogos que deve se apoiar bastante em bases de dados, que são os managers tipo CM.

Última edição: 11 de Maio de 2007

Partilhar esta Página