Criação de jogos

RaMPeixe

Membro
Antes de mais, Boas a todos.

Tou a tentar começar a aprender a fazer jogos, por isso gostaria de que me dessem algumas dicas para esse fim. Tipo qual a melhor lingua; programas; base de dados ja eleboradas; enfim todo o que possa ser util para a criação de jogos.

Abraço pessoal e obrigado




Ps: se alguem tiver ou pensar em fazer um jogo e presisar de ajuda diga, tipo posso ainda nao saber quase nada mas tou com vontade de aprender :)
 
Base de dados do tipo personagens, cenarios ja feitos, etc

Brigadao pelas dicas violetfluid, quem tiver mais dicas para mim fico muito grato

Abraço
 
Já agora, pretendes fazer jogos que funcionem com vários sistemas operativos (Mac, Linux, etc.) ou só para Windows? É que isso também pode influenciar a linguagem a escolher.
 
Já agora, pretendes fazer jogos que funcionem com vários sistemas operativos (Mac, Linux, etc.) ou só para Windows? É que isso também pode influenciar a linguagem a escolher.

para ja só para o windows e é mais no sentido de fazer jogos do genero mmorpg.

Obrigado a todos pelas dicas
 
"Base de dados" normalmente não se aplica às coisas que falaste... "Dados de jogo" (game data) ou coisa parecida já sim.

Quanto a aprender a fazer jogos, o essencial é aprenderes programação em geral, matemática e física, o resto vem por acréscimo e automaticamente uma vez que dominares um pouco dessas três áreas...
 
E os "dados de jogo" são guardados numa base de dados.

Qual foi o último jogo que viste que precisava do SQL Server, Oracle ou qq outra base de dados instalada? Ou qual foi a última vez que ouviste falar da "base de dados" de um jogo sem ser neste tópico? Meu deus...

N sei se já reparaste mas quase todos os jogos têm os seus dados em ficheiros separados, nada a ver com bases de dados relacionais que não têm qq utilidade para a maioria dos jogos...
 
Qual foi o último jogo que viste que precisava do SQL Server, Oracle ou qq outra base de dados instalada? Ou qual foi a última vez que ouviste falar da "base de dados" de um jogo sem ser neste tópico? Meu deus...

N sei se já reparaste mas quase todos os jogos têm os seus dados em ficheiros separados, nada a ver com bases de dados relacionais que não têm qq utilidade para a maioria dos jogos...
Hattrick, Footstar, Travian ou qualquer jogo desses;
Wow, Guild Wars ou qualquer outro mmo garanto-te que usam uma base de dados.

Podes ver o que me surgiu numa pequena pesquisa por MMORPG e database: http://www.gamedev.net/community/forums/topic.asp?topic_id=443478&whichpage=1&#2937003
Mas claro que esses devem ser todos parvos e não sabem que os jogos não usam bases de dados.

Não te sei dizer se SQLServer, Oracle ou MySQL. Pode até ser ficheiros de texto, ou ficheiros .dat todos encriptados ou o raio, mas não deixam de ser bases de dados.

Claro que se tiveres a falar num Quake ou algo assim, se calhar pode não fazer sentido. Por isso perguntei que tipo de jogo se tratava.
Mas mesmo assim, no mesmo site (gamedev.net), uma pesquisa por "database FPS" devolveu 500 topics e por "database RTS" devolveu cerca de 300 topics.


Voltando ao topic, dá uma olhada aqui:
http://www.gamedev.net/
http://www.gamedev.net/community/forums/
 
Hattrick, Footstar, Travian ou qualquer jogo desses;
Wow, Guild Wars ou qualquer outro mmo garanto-te que usam uma base de dados.

Podes ver o que me surgiu numa pequena pesquisa por MMORPG e database: http://www.gamedev.net/community/forums/topic.asp?topic_id=443478&whichpage=1&#2937003
Mas claro que esses devem ser todos parvos e não sabem que os jogos não usam bases de dados.

Não te sei dizer se SQLServer, Oracle ou MySQL. Pode até ser ficheiros de texto, ou ficheiros .dat todos encriptados ou o raio, mas não deixam de ser bases de dados.

Claro que se tiveres a falar num Quake ou algo assim, se calhar pode não fazer sentido. Por isso perguntei que tipo de jogo se tratava.
Mas mesmo assim, no mesmo site (gamedev.net), uma pesquisa por "database FPS" devolveu 500 topics e por "database RTS" devolveu cerca de 300 topics.


Voltando ao topic, dá uma olhada aqui:
http://www.gamedev.net/
http://www.gamedev.net/community/forums/

Mas ainda não percebeste que essas bases de dados são para guardar dados sobre contas de jogadores e etc? Ele estava a falar de dados de jogo tipo níveis, gráficos, sons e etc. Pode haver alguns jogos que usem bases de dados para isso, mas devem ser uma fracção irrelevante do total. Lê os posts todos do tópico e verás do que estou a falar.
 
Mas ainda não percebeste que essas bases de dados são para guardar dados sobre contas de jogadores e etc? Ele estava a falar de dados de jogo tipo níveis, gráficos, sons e etc. Pode haver alguns jogos que usem bases de dados para isso, mas devem ser uma fracção irrelevante do total. Lê os posts todos do tópico e verás do que estou a falar.
Desculpa, mas nos MMO guarda-se mais que dados sobre contas de jogadores, principalmente se tens centenas de objectos com stats diferentes. Guarda-se tudo na bd. Um mmo não vive sem uma boa bd. Podes ver um exemplo na parceria da Vivendi ("dona" da Blizzard) com o Mysql. http://solutions.mysql.com/solutions/partner.php?partner=1466

Uma discussão parecida aconteceu aqui.
http://www.gamedev.net/community/forums/topic.asp?topic_id=436101

E para terminar, creio que podes muito bem fazer um jogo sem recorrer a uma database como MySQL ou Oracle e ter todos os teus dados em ficheiros de texto ou XML (os tais gamedata), mas isso é apenas uma opção de qual base de dados usar (ou não usar).

edit: lembrei-me agora de um tipo de jogos que deve se apoiar bastante em bases de dados, que são os managers tipo CM.
 
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