João C Almeida disse:
Sou artista plástico e ilustrador e entre vários outros projectos que pretendo realizar ao longo da minha vida, um deles é a produção de jogos. Na "gaveta", acumulo à anos ideias para jogos de cartas colécionáveis, jogos de taboleiro, e claro está, jogos de computador. Infelizmente, não dou saída a essas ideias devido ao facto de, neste momento não ter ninguém para formar equipa. Acredito que haja por aí muitos que enfrentam este mesmo problema..., acredito também que sejam ambiciosos o suficiente para perseguirem os seus sonhos e acreditarem que tudo é possível, e que sejam também, optimistas o suficiente para acreditarem em projectos a longo prazo. Procuro pessoas que possam contríbuir com as suas capacidades e meios, á produção de jogos de computador. Os interessados podem contactar diretamente o e-mail:
[email protected]
Obrigado!
Nesse projecto eu podia contribuir como (Por favor não flamem) - gestor de projecto
Sem tangas.
Ingredientes para fazer um jogo em Portugal :
a - Uma ideia ORIGINAL (sublinha aí o original , pois uma equipa que nasceu do nada não arranja editora do pé pra mão... existem milhares de projectos deste género pela www fora... é preciso mesmo criar novos concceitos para chamar a atenção)
b - 2 ou 3 programadores C++ para fazer o motor gráfico ( trabalho da pesada... toda a gente já fez um motor gráfico como trabalho prático num curso de informática na faculdade, mas garanto-vos que a parte mais dificil não é por os bonecos a cair e a gravidade a funcionar... é mesmo os acabamentos )
c - 2 ou 3 modeladores 3D ( requisitos : Maya , 3D Studio Max ... de preferencia com alguma experiencia )
d - 2 animadores ( sim , é mesmo necessário haver especialistas só em animação 3D... a maioria dos jogos que não tem sucesso põem "aqui" a pata na poça )
e - 1 ou 2 gajos para texturas ( requisitos Photoshop e Maya... não basta o Photoshop se não tiverem noções de como a textura vai ficar depois de aplicada ... obviamente que há pessoal que pode ter "dupla" função, conforme o grau de experiencia )
f - um gajo que tenha sempre (SEMPRE) a palavra final... normalmente quem criou o conceito de jogo costuma ter essa função ( acreditem que fazer um jogo dá sempre discussão da grossa )
g - 4 ou 5 Alpha Testers : gajos que acompanham o processo à distância , para irem mandando palpites ( isto é tambem crucial, uma vez que uma equipa tem tendencia a fechar-se ao mundo exterior e depois perde a noção de jogabilidade, aspecto gráfico, etc... esses conceitos passam a ser relativos )
H - DISPONIBILIDADE TOTAL do pessoal todo... não pode haver "QUITTERS"
Quando digo que podia ser "gestor de projecto"
não é que me esteja a candidatar... apenas conheço muita gente no meio, apesar de poucos estarem disponiveis para fazer uma cena assim como projecto pessoal ( a gente trabalha, sabes? )