1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Criação de Jogos

Discussão em 'Programação' iniciada por João C Almeida, 1 de Abril de 2005. (Respostas: 10; Visualizações: 1219)

  1. Sou artista plástico e ilustrador e entre vários outros projectos que pretendo realizar ao longo da minha vida, um deles é a produção de jogos. Na "gaveta", acumulo à anos ideias para jogos de cartas colécionáveis, jogos de taboleiro, e claro está, jogos de computador. Infelizmente, não dou saída a essas ideias devido ao facto de, neste momento não ter ninguém para formar equipa. Acredito que haja por aí muitos que enfrentam este mesmo problema..., acredito também que sejam ambiciosos o suficiente para perseguirem os seus sonhos e acreditarem que tudo é possível, e que sejam também, optimistas o suficiente para acreditarem em projectos a longo prazo. Procuro pessoas que possam contríbuir com as suas capacidades e meios, á produção de jogos de computador. Os interessados podem contactar diretamente o e-mail: [email protected]
    Obrigado!
     
  2. CrazyBomber

    CrazyBomber Power Member

    Boas.
    Interessados talvez haja, mas um projecto desses é sempre complicado.
    Ainda assim, acho boa a iniciativa.
    Eu não tenho grande experiência em fazer jogos (na minha sig está a link para o "InterGalactic War", o primeiro jogo que fiz em Java :D) mas era decididamente algo que eu adorava fazer, um dia.
    O meu principal problema... sou um zero a fazer gráficos! Tudo o que meta desenho não é pra mim.
    Em suma, se quiseres mesmo fazer um projecto amador, levezito e sem pressão, eu posso ajudar na programação :)

    BTW, bem vindo ao fórum, e vou-te mandar um email a dizer para vires verificar a thread :P

    Link indispensável para kem ker fazer jogos: gamedev.net
     
  3. NoMercy

    NoMercy Power Member

    @ João C Almeida, bem vindo ao forum.
    Neste momento está a decorrer um concurso de programação cujo tema é o desenvolvimento de um jogo. O CrazyBomber está a participar nele, porque não te juntas a ele, ou a outro participante, para verem o que juntos conseguem produzir?
     
  4. fish

    fish Power Member

    lol teve aqui uma thread 3 anos, feita a pensar num projecto assim, e toda a gente dizia "claro, podes contar cmg", e durante 3 anos ng fez nada. desejo-te boa sorte e que o teu projecto não se torne como o dessa thread :D
     
  5. pepperoni

    pepperoni Power Member

    Nesse projecto eu podia contribuir como (Por favor não flamem) - gestor de projecto :)

    Sem tangas.

    Ingredientes para fazer um jogo em Portugal :

    a - Uma ideia ORIGINAL (sublinha aí o original , pois uma equipa que nasceu do nada não arranja editora do pé pra mão... existem milhares de projectos deste género pela www fora... é preciso mesmo criar novos concceitos para chamar a atenção)

    b - 2 ou 3 programadores C++ para fazer o motor gráfico ( trabalho da pesada... toda a gente já fez um motor gráfico como trabalho prático num curso de informática na faculdade, mas garanto-vos que a parte mais dificil não é por os bonecos a cair e a gravidade a funcionar... é mesmo os acabamentos )

    c - 2 ou 3 modeladores 3D ( requisitos : Maya , 3D Studio Max ... de preferencia com alguma experiencia )

    d - 2 animadores ( sim , é mesmo necessário haver especialistas só em animação 3D... a maioria dos jogos que não tem sucesso põem "aqui" a pata na poça )

    e - 1 ou 2 gajos para texturas ( requisitos Photoshop e Maya... não basta o Photoshop se não tiverem noções de como a textura vai ficar depois de aplicada ... obviamente que há pessoal que pode ter "dupla" função, conforme o grau de experiencia )

    f - um gajo que tenha sempre (SEMPRE) a palavra final... normalmente quem criou o conceito de jogo costuma ter essa função ( acreditem que fazer um jogo dá sempre discussão da grossa )

    g - 4 ou 5 Alpha Testers : gajos que acompanham o processo à distância , para irem mandando palpites ( isto é tambem crucial, uma vez que uma equipa tem tendencia a fechar-se ao mundo exterior e depois perde a noção de jogabilidade, aspecto gráfico, etc... esses conceitos passam a ser relativos )

    H - DISPONIBILIDADE TOTAL do pessoal todo... não pode haver "QUITTERS"

    Quando digo que podia ser "gestor de projecto" :) :) não é que me esteja a candidatar... apenas conheço muita gente no meio, apesar de poucos estarem disponiveis para fazer uma cena assim como projecto pessoal ( a gente trabalha, sabes? ) :) :D
     
    Última edição: 12 de Abril de 2005
  6. Pepperoni.... envia-me um e-mail!
     
  7. Helixsk8

    Helixsk8 I quit My Job for Folding

    Não posso ajudar em nada neste progecto só queria desejar boa sorte a tds os evolvidos e dizer que pelo menos uma unidade têm vendida :001:
    N havia um progecto tuga que até se chegou a ver shots do porto?
    Como fikou isso?
    Abraço!
     
  8. pepperoni

    pepperoni Power Member

    Esse projecto tuga é meu "conhecido"... posso-te dizer que passou de ideia de jogo portugues a jogo internacional, mudando o conceito para uma "cena" muito à frente... agora acho que vai ser abandonado, apesar do know how ter ficado com os membros da equipa para futuras oportunidades.

    O grande problema aqui é que as editoras nem olham para os projectos, a não ser que sejam apresentados pela pessoa certa.

    Como já disse acima, projectos desses há aos milhares ( entre japoneses, coreanos e americanos, que são os mais activos, devem ser mesmo centenas de milhares )

    O conceito que me parece mais viável é fazer um jogo para "aquecer" em 1º lugar... isto é :

    fazer um jogo e oferece-lo ao povo. se esse se tornar um "HIT" então para o próximo já tens a atenção das editoras.

    edit : João Almeida, vê o teu mail
     
    Última edição: 19 de Abril de 2005
  9. fish

    fish Power Member

    now you're talkin

    basta ver a entrevista que o senhor do UT deu á pcguia, ele explicava precisamente que começou a fazer pequenos jogos shareware, e com o dinheiro e reputação que ganhou com isso foi subindo. depois bastou uma boa ideia, o que tb n foi dificil pk ele ja sabia o que as pessoas queriam.
     
  10. NoMercy

    NoMercy Power Member

    A mesma coisa aconteceu com o Tactical Ops.
    O gajo começou a fazer um mod para UT e lançou o mod "á borla". O mod começou a ter tanto sucesso que rapidamente passou de um simples mod para um jogo prŕoprio. Mais tarde o jogo acabou por ser comprado por uma editora.
     
  11. pepperoni

    pepperoni Power Member

    Estão-se a esquecer de incluir nesse lote o jogo / mod com mais sucesso em toda a história dos videojogos : o CounterStrike (que tambem começou como MOD e potencializou as vendas do Half-Life de uma maneira estúpida)
     

Partilhar esta Página