Criação de Jogos

Sou artista plástico e ilustrador e entre vários outros projectos que pretendo realizar ao longo da minha vida, um deles é a produção de jogos. Na "gaveta", acumulo à anos ideias para jogos de cartas colécionáveis, jogos de taboleiro, e claro está, jogos de computador. Infelizmente, não dou saída a essas ideias devido ao facto de, neste momento não ter ninguém para formar equipa. Acredito que haja por aí muitos que enfrentam este mesmo problema..., acredito também que sejam ambiciosos o suficiente para perseguirem os seus sonhos e acreditarem que tudo é possível, e que sejam também, optimistas o suficiente para acreditarem em projectos a longo prazo. Procuro pessoas que possam contríbuir com as suas capacidades e meios, á produção de jogos de computador. Os interessados podem contactar diretamente o e-mail: [email protected]
Obrigado!
 
Boas.
Interessados talvez haja, mas um projecto desses é sempre complicado.
Ainda assim, acho boa a iniciativa.
Eu não tenho grande experiência em fazer jogos (na minha sig está a link para o "InterGalactic War", o primeiro jogo que fiz em Java :D) mas era decididamente algo que eu adorava fazer, um dia.
O meu principal problema... sou um zero a fazer gráficos! Tudo o que meta desenho não é pra mim.
Em suma, se quiseres mesmo fazer um projecto amador, levezito e sem pressão, eu posso ajudar na programação :)

BTW, bem vindo ao fórum, e vou-te mandar um email a dizer para vires verificar a thread :P

Link indispensável para kem ker fazer jogos: gamedev.net
 
@ João C Almeida, bem vindo ao forum.
Neste momento está a decorrer um concurso de programação cujo tema é o desenvolvimento de um jogo. O CrazyBomber está a participar nele, porque não te juntas a ele, ou a outro participante, para verem o que juntos conseguem produzir?
 
lol teve aqui uma thread 3 anos, feita a pensar num projecto assim, e toda a gente dizia "claro, podes contar cmg", e durante 3 anos ng fez nada. desejo-te boa sorte e que o teu projecto não se torne como o dessa thread :D
 
João C Almeida disse:
Sou artista plástico e ilustrador e entre vários outros projectos que pretendo realizar ao longo da minha vida, um deles é a produção de jogos. Na "gaveta", acumulo à anos ideias para jogos de cartas colécionáveis, jogos de taboleiro, e claro está, jogos de computador. Infelizmente, não dou saída a essas ideias devido ao facto de, neste momento não ter ninguém para formar equipa. Acredito que haja por aí muitos que enfrentam este mesmo problema..., acredito também que sejam ambiciosos o suficiente para perseguirem os seus sonhos e acreditarem que tudo é possível, e que sejam também, optimistas o suficiente para acreditarem em projectos a longo prazo. Procuro pessoas que possam contríbuir com as suas capacidades e meios, á produção de jogos de computador. Os interessados podem contactar diretamente o e-mail: [email protected]
Obrigado!

Nesse projecto eu podia contribuir como (Por favor não flamem) - gestor de projecto :)

Sem tangas.

Ingredientes para fazer um jogo em Portugal :

a - Uma ideia ORIGINAL (sublinha aí o original , pois uma equipa que nasceu do nada não arranja editora do pé pra mão... existem milhares de projectos deste género pela www fora... é preciso mesmo criar novos concceitos para chamar a atenção)

b - 2 ou 3 programadores C++ para fazer o motor gráfico ( trabalho da pesada... toda a gente já fez um motor gráfico como trabalho prático num curso de informática na faculdade, mas garanto-vos que a parte mais dificil não é por os bonecos a cair e a gravidade a funcionar... é mesmo os acabamentos )

c - 2 ou 3 modeladores 3D ( requisitos : Maya , 3D Studio Max ... de preferencia com alguma experiencia )

d - 2 animadores ( sim , é mesmo necessário haver especialistas só em animação 3D... a maioria dos jogos que não tem sucesso põem "aqui" a pata na poça )

e - 1 ou 2 gajos para texturas ( requisitos Photoshop e Maya... não basta o Photoshop se não tiverem noções de como a textura vai ficar depois de aplicada ... obviamente que há pessoal que pode ter "dupla" função, conforme o grau de experiencia )

f - um gajo que tenha sempre (SEMPRE) a palavra final... normalmente quem criou o conceito de jogo costuma ter essa função ( acreditem que fazer um jogo dá sempre discussão da grossa )

g - 4 ou 5 Alpha Testers : gajos que acompanham o processo à distância , para irem mandando palpites ( isto é tambem crucial, uma vez que uma equipa tem tendencia a fechar-se ao mundo exterior e depois perde a noção de jogabilidade, aspecto gráfico, etc... esses conceitos passam a ser relativos )

H - DISPONIBILIDADE TOTAL do pessoal todo... não pode haver "QUITTERS"

Quando digo que podia ser "gestor de projecto" :) :) não é que me esteja a candidatar... apenas conheço muita gente no meio, apesar de poucos estarem disponiveis para fazer uma cena assim como projecto pessoal ( a gente trabalha, sabes? ) :) :D
 
Última edição:
Não posso ajudar em nada neste progecto só queria desejar boa sorte a tds os evolvidos e dizer que pelo menos uma unidade têm vendida :001:
N havia um progecto tuga que até se chegou a ver shots do porto?
Como fikou isso?
Abraço!
 
Esse projecto tuga é meu "conhecido"... posso-te dizer que passou de ideia de jogo portugues a jogo internacional, mudando o conceito para uma "cena" muito à frente... agora acho que vai ser abandonado, apesar do know how ter ficado com os membros da equipa para futuras oportunidades.

O grande problema aqui é que as editoras nem olham para os projectos, a não ser que sejam apresentados pela pessoa certa.

Como já disse acima, projectos desses há aos milhares ( entre japoneses, coreanos e americanos, que são os mais activos, devem ser mesmo centenas de milhares )

O conceito que me parece mais viável é fazer um jogo para "aquecer" em 1º lugar... isto é :

fazer um jogo e oferece-lo ao povo. se esse se tornar um "HIT" então para o próximo já tens a atenção das editoras.

edit : João Almeida, vê o teu mail
 
Última edição:
pepperoni disse:
O conceito que me parece mais viável é fazer um jogo para "aquecer" em 1º lugar... isto é :

fazer um jogo e oferece-lo ao povo. se esse se tornar um "HIT" então para o próximo já tens a atenção das editoras.

edit : João Almeida, vê o teu mail

now you're talkin

basta ver a entrevista que o senhor do UT deu á pcguia, ele explicava precisamente que começou a fazer pequenos jogos shareware, e com o dinheiro e reputação que ganhou com isso foi subindo. depois bastou uma boa ideia, o que tb n foi dificil pk ele ja sabia o que as pessoas queriam.
 
fish disse:
now you're talkin

basta ver a entrevista que o senhor do UT deu á pcguia, ele explicava precisamente que começou a fazer pequenos jogos shareware, e com o dinheiro e reputação que ganhou com isso foi subindo. depois bastou uma boa ideia, o que tb n foi dificil pk ele ja sabia o que as pessoas queriam.
A mesma coisa aconteceu com o Tactical Ops.
O gajo começou a fazer um mod para UT e lançou o mod "á borla". O mod começou a ter tanto sucesso que rapidamente passou de um simples mod para um jogo prŕoprio. Mais tarde o jogo acabou por ser comprado por uma editora.
 
Estão-se a esquecer de incluir nesse lote o jogo / mod com mais sucesso em toda a história dos videojogos : o CounterStrike (que tambem começou como MOD e potencializou as vendas do Half-Life de uma maneira estúpida)
 
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